Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.270

Palavras-chave:

Pibid, Formação, Práticas educativas, Ensino, Narrativas

Resumo

Analisou-se a trajetória de iniciação à docência de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Universidade do Estado da Bahia, objetivando compreender como o programa faculta a inserção do licenciando em Letras na dinâmica das práticas educativas. Apresentaram-se os objetivos do programa, a organização e as experiências da iniciação à docência narradas pela bolsista, refletindo-se sobre a sua trajetória formativa, as experiências vividas numa dupla dimensão do referido programa: a de se constituir como uma categoria de tempo formativo, bem como de lócus em que a iniciação à docência produz sentidos do ser professor pela complexidade e dinâmica da realidade escolar. Optou-se pela abordagem (auto)biográfica com base em autores que estudam a temática. O estudo mostrou que o mencionado programa favoreceu a inserção da licencianda no contexto do cotidiano da escola, o que possibilita desenvolvimento de experiências para o ensino de Língua Portuguesa.

 

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

SILVA, F. O. da; RIOS, J. A. V. P. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 8, p. 57–74, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i8.270. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/270. Acesso em: 21 dez. 2024.