Spaece: a materialização da avaliação externa no ciclo de alfabetização do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024020

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Avaliação Externa, Spaece

Resumo

O artigo objetiva problematizar a avaliação externa na educação brasileira, e de modo particular, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará-Spaece. Dessa forma, o estudo pontua o contexto político em que essa política de controle chegou ao Brasil. Além disso, este trabalho discorre sobre o processo histórico da implementação do Spaece no estado do Ceará e sobre os objetivos prescritos nas diretrizes do Spaece-alfa. Ao identificar as características do sistema avaliativo do ensino básico do Ceará, nesta redação, pondera-se na perspectiva crítica as implicações desse exame externo na prática educativa para a reflexão sobre os contornos desse instrumento avaliativo expresso no cotidiano escolar. A pesquisa busca questionar a intencionalidade desta avaliação em termos de melhoria para a educação, uma vez que compromete a relação professor/aluno e a construção do conhecimento mecanizando a prática pedagógica para alcançar metas.

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Biografia do Autor

Lisiane Maria Abreu Martins Lira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura de Fortaleza; Mestranda em Serviço Social do MASS pela UECE; Especialista em administração escolar; Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

LIRA, L. M. A. M. Spaece: a materialização da avaliação externa no ciclo de alfabetização do Ceará. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024020, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13566. Acesso em: 21 dez. 2024.