Spaece: a materialização da avaliação externa no ciclo de alfabetização do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024020

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Avaliação Externa, Spaece

Resumo

O artigo objetiva problematizar a avaliação externa na educação brasileira, e de modo particular, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará-Spaece. Dessa forma, o estudo pontua o contexto político em que essa política de controle chegou ao Brasil. Além disso, este trabalho discorre sobre o processo histórico da implementação do Spaece no estado do Ceará e sobre os objetivos prescritos nas diretrizes do Spaece-alfa. Ao identificar as características do sistema avaliativo do ensino básico do Ceará, nesta redação, pondera-se na perspectiva crítica as implicações desse exame externo na prática educativa para a reflexão sobre os contornos desse instrumento avaliativo expresso no cotidiano escolar. A pesquisa busca questionar a intencionalidade desta avaliação em termos de melhoria para a educação, uma vez que compromete a relação professor/aluno e a construção do conhecimento mecanizando a prática pedagógica para alcançar metas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lisiane Maria Abreu Martins Lira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura de Fortaleza; Mestranda em Serviço Social do MASS pela UECE; Especialista em administração escolar; Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

Referências

COSTA, Anderson Gonçalves; SOUSA, Esmeraldina Januário de; VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará. Retratos da Escola, v. 15, n. 33, p. 959–972, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1274 Acesso em 12 jun. 2024.

ESTEBAN, Maria Teresa. Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 573–592, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300005

JÚNIOR, Antônio Germano Magalhães.; LIMA, Diva; FARIAS, Maria Adalgiza de. Política de avaliação educacional no estado do Ceará: histórico dos programas de avaliação da Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC). Revista Tópicos Educacionais, Recife, v. 19, n. 2, p. 54 – 75, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/22369 Acesso em 17 jun. 2023

LIMA, Aléssio Costa. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE) como expressão da política pública de avaliação educacional do estado. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2007.

MALANCHEN, Julia. Políticas educacionais, trabalho pedagógico & pedagogia histórico-crítica. Uberlândia: Navegando Publicações, 2022. 779p.

PONTES JUNIOR, José Airton; OSTI, Andreia; VIDAL, Eloisa Maia. Avaliações estaduais: nascimento, vida e protagonismo. Brasília, ANPAE, 2021. 286p.

SILVA, Daniele Oliveira. O sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará – SPAECE – e a prática docente no contexto de crise estrutural do capital. 2019. 73f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49860 Acesso em: 17 jun. 2023.

Publicado

2024-10-31

Como Citar

LIRA, L. M. A. M. Spaece: a materialização da avaliação externa no ciclo de alfabetização do Ceará. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024020, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13566. Acesso em: 21 nov. 2024.