Como educar os filhos na casa: a educação doméstica no jornal a Mãi de familia
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.269Palavras-chave:
Educação doméstica, Jornal A Mãi de Família, Rio de Janeiro OitocentistaResumo
O estudo trata da educação doméstica na Província do Rio de Janeiro, na segunda metade do oitocentos, com foco nas matérias publicadas no Jornal A Mãi de Familia. O objetivo central refere-se à análise dos editoriais e artigos que aludem a essa forma de educar crianças e jovens, examinando aspectos discutidos pelo redator-chefe do jornal, o médico Carlos Costa e seus colaboradores. A metodologia utilizada remete a uma pesquisa qualitativa, histórico-documental, cujas fontes são, essencialmente, os exemplares do jornal, no período em que circulou de janeiro de 1879 a novembro de 1888. O diálogo teórico realizado enfatiza a imprensa no Brasil no século XIX, notadamente o estudo de periódicos destinados às famílias. Conclui-se que o Jornal A Mãi de Familia pretendia dar um estatuto de cientificidade ao cotidiano das mães e seus filhos, reconhecendo a importância da educação no ambiente doméstico e, por vezes, tecendo críticas às escolas existentes.
Downloads
Referências
CAMARA, S. O Jornal “A Mãe de Família” como estratégia de intervenção: higiene e educação da infância nos finais do século XIX. In: MIGNOT, A.C.V.; SILVA, A.L.; SILVA, M.G. (Org.). Outros tempos,outras escolas. Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2014. p.55-80.
CARULA, K. Carlos Costa e A Mãi de Familia. In: ANPUH, 26., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH, 2011.COARACY, V. Memórias da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: José Olympio, 1955.
COSTA, C. A Revista no Brasil do século XIX: a história da formação das publicações, do leitor e da identidade do brasileiro. São Paulo: Alameda, 2012.
DE LUCA, T.R.; GUIMARÃES, V. (Org.).Imprensa em língua estrangeira publicada no Brasil: primeiras incursões.São Paulo: Rafael Copetti, 2017.
DUARTE, C.L. Imprensa feminina e feminista no Brasil: século XIX: dicionário ilustrado.Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
FERNANDES, R. Os caminhos do ABC: sociedade portuguesa e ensino das primeiras letras.Porto: Porto, 1994.
FREYRE, G. Casa-grande &senzala. 32.ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.
JINZENJI, M.Y. Cultura impressa e educação da mulher no século XIX. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
JORNAL A MÃI DE FAMILIA. Jornal Scientifico, Litterario e Illustrado –Educação da Infancia, Higiene da Familia. Rio de Janeiro, Typographia Lombaerts & Cia. Exemplares de janeiro de 1879 a dezembro de 1888. Rio de Janeiro: Acervo Digital da Hemeroteca da Biblioteca Nacional.
JORNAL LA JEUNE MÈRE ou L'éducation du premier âge: jornal illustré de l'enfance.França: Lyon, P. N. Josserand Libraire-Éditeur. Exemplares de novembro de 1873. Acervo Digital da Bibliothèque Nationale de France.
JORNAL DO COMMMERCIO. Rio de Janeiro:Typographia Imperial. Exemplar de 7 de janeiro de 1889.
MALTA, M. O olhar decorativo: ambientes domésticos em fins do século XIX no Rio de Janeiro.Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2011.
VASCONCELOS, M.C.C. A casa e seus mestres: a educação no Brasil de Oitocentos. Rio de Janeiro: Griphus, 2005.
VASCONCELOS, M.C.C. A educação feminina no Brasil oitocentista: a mãe e mestra. Gênero,Niterói, v. 9, p. 78-96, 2011a.
VASCONCELOS, M. C. C. Domestic education in Nineteenth Century Brazil: Aspects of European influence on the performance of tutors and private teachers. Revista HSE,Barcelona,v. 2, p. 1-22, 2013.
VASCONCELOS, M.C.C. Mulheres preceptoras no Brasil oitocentista: gênero, sistema social e educação feminina In: FRANCO, S.P.;PALHARES SÁ, N.(Org.). Gênero, etnia e movimentos sociais na história da educação. Vitória: UFES, 2011b.p. 1-25.
VASCONCELOS, M.C.C. Pesquisa em História da Educação: acervos, arquivos e a utilização de fontes. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Anápolis, v. 3, p.33-47, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Maria Celi Chaves Vasconcelos, Priscila Pedro Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.