Como educar os filhos na casa: a educação doméstica no jornal a Mãi de familia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.269

Palavras-chave:

Educação doméstica, Jornal A Mãi de Família, Rio de Janeiro Oitocentista

Resumo

O estudo trata da educação doméstica na Província do Rio de Janeiro, na segunda metade do oitocentos, com foco nas matérias publicadas no Jornal A Mãi de Familia. O objetivo central refere-se à análise dos editoriais e artigos que aludem a essa forma de educar crianças e jovens, examinando aspectos discutidos pelo redator-chefe do jornal, o médico Carlos Costa e seus colaboradores. A metodologia utilizada remete a uma pesquisa qualitativa, histórico-documental, cujas fontes são, essencialmente, os exemplares do jornal, no período em que circulou de janeiro de 1879 a novembro de 1888. O diálogo teórico realizado enfatiza a imprensa no Brasil no século XIX, notadamente o estudo de periódicos destinados às famílias. Conclui-se que o Jornal A Mãi de Familia pretendia dar um estatuto de cientificidade ao cotidiano das mães e seus filhos, reconhecendo a importância da educação no ambiente doméstico e, por vezes, tecendo críticas às escolas existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMARA, S. O Jornal “A Mãe de Família” como estratégia de intervenção: higiene e educação da infância nos finais do século XIX. In: MIGNOT, A.C.V.; SILVA, A.L.; SILVA, M.G. (Org.). Outros tempos,outras escolas. Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2014. p.55-80.

CARULA, K. Carlos Costa e A Mãi de Familia. In: ANPUH, 26., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH, 2011.COARACY, V. Memórias da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: José Olympio, 1955.

COSTA, C. A Revista no Brasil do século XIX: a história da formação das publicações, do leitor e da identidade do brasileiro. São Paulo: Alameda, 2012.

DE LUCA, T.R.; GUIMARÃES, V. (Org.).Imprensa em língua estrangeira publicada no Brasil: primeiras incursões.São Paulo: Rafael Copetti, 2017.

DUARTE, C.L. Imprensa feminina e feminista no Brasil: século XIX: dicionário ilustrado.Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

FERNANDES, R. Os caminhos do ABC: sociedade portuguesa e ensino das primeiras letras.Porto: Porto, 1994.

FREYRE, G. Casa-grande &senzala. 32.ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.

JINZENJI, M.Y. Cultura impressa e educação da mulher no século XIX. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

JORNAL A MÃI DE FAMILIA. Jornal Scientifico, Litterario e Illustrado –Educação da Infancia, Higiene da Familia. Rio de Janeiro, Typographia Lombaerts & Cia. Exemplares de janeiro de 1879 a dezembro de 1888. Rio de Janeiro: Acervo Digital da Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

JORNAL LA JEUNE MÈRE ou L'éducation du premier âge: jornal illustré de l'enfance.França: Lyon, P. N. Josserand Libraire-Éditeur. Exemplares de novembro de 1873. Acervo Digital da Bibliothèque Nationale de France.

JORNAL DO COMMMERCIO. Rio de Janeiro:Typographia Imperial. Exemplar de 7 de janeiro de 1889.

MALTA, M. O olhar decorativo: ambientes domésticos em fins do século XIX no Rio de Janeiro.Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2011.

VASCONCELOS, M.C.C. A casa e seus mestres: a educação no Brasil de Oitocentos. Rio de Janeiro: Griphus, 2005.

VASCONCELOS, M.C.C. A educação feminina no Brasil oitocentista: a mãe e mestra. Gênero,Niterói, v. 9, p. 78-96, 2011a.

VASCONCELOS, M. C. C. Domestic education in Nineteenth Century Brazil: Aspects of European influence on the performance of tutors and private teachers. Revista HSE,Barcelona,v. 2, p. 1-22, 2013.

VASCONCELOS, M.C.C. Mulheres preceptoras no Brasil oitocentista: gênero, sistema social e educação feminina In: FRANCO, S.P.;PALHARES SÁ, N.(Org.). Gênero, etnia e movimentos sociais na história da educação. Vitória: UFES, 2011b.p. 1-25.

VASCONCELOS, M.C.C. Pesquisa em História da Educação: acervos, arquivos e a utilização de fontes. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Anápolis, v. 3, p.33-47, 2014.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

VASCONCELOS, M. C. C.; PAIVA, P. P. Como educar os filhos na casa: a educação doméstica no jornal a Mãi de familia. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 8, p. 37–56, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i8.269. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/269. Acesso em: 25 dez. 2024.