SAEB e ENEM 2019-2021: Impactos da pandemia no Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Sul – RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025004

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação, Avaliação Sistêmica, Pandemia

Resumo

Mesmo tendo passado, a pandemia da Covid-19 impactou a Educação Básica no Brasil e é preciso metrificar quais aspectos foram mais prejudicados, a partir de análises comparativas das avaliações de proficiência realizadas antes e após a crise humanitária. As provas do Saeb, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, realizadas em 2019 e 2021 registram dados importantes para o mapeamento dos pontos que ficaram mais fragilizados no Ensino Médio. Este sistema de avaliação em massa tem por objetivo, classificar o padrão de qualidade do ensino ofertado aos alunos pelas instituições. O objetivo do presente estudo foi analisar os resultados divulgados pelo Saeb e Enem ocorridos nos anos de 2019 e 2021, com o intuito de identificar como o período pandêmico afetou o processo de ensino e aprendizagem em âmbito nacional em comparação ao estado do Rio Grande do Sul. A partir dos Relatórios de Resultados do Saeb e Enem é possível dimensionar como os estudantes do Ensino Médio têm sido preparados no aspecto educacional para se posicionar no mundo.

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Biografia do Autor

Claucida Silva de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I no Colégio Adventista Porto Alegre, Porto Alegre - RS.

Márcia Finimundi Nóbile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação em Ciências (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2012). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, 2008).

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

LIMA, C. S. de O.; NÓBILE, M. F. SAEB e ENEM 2019-2021: Impactos da pandemia no Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Sul – RS. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025004, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025004. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14876. Acesso em: 2 abr. 2025.