SAEB e ENEM 2019-2021: Impactos da pandemia no Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Sul – RS
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025004Palavras-chave:
Ensino Médio, Educação, Avaliação Sistêmica, PandemiaResumo
Mesmo tendo passado, a pandemia da Covid-19 impactou a Educação Básica no Brasil e é preciso metrificar quais aspectos foram mais prejudicados, a partir de análises comparativas das avaliações de proficiência realizadas antes e após a crise humanitária. As provas do Saeb, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, realizadas em 2019 e 2021 registram dados importantes para o mapeamento dos pontos que ficaram mais fragilizados no Ensino Médio. Este sistema de avaliação em massa tem por objetivo, classificar o padrão de qualidade do ensino ofertado aos alunos pelas instituições. O objetivo do presente estudo foi analisar os resultados divulgados pelo Saeb e Enem ocorridos nos anos de 2019 e 2021, com o intuito de identificar como o período pandêmico afetou o processo de ensino e aprendizagem em âmbito nacional em comparação ao estado do Rio Grande do Sul. A partir dos Relatórios de Resultados do Saeb e Enem é possível dimensionar como os estudantes do Ensino Médio têm sido preparados no aspecto educacional para se posicionar no mundo.
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