Contraposições entre estética e ensino da arte
o caso de 'A triste história de Eredegalda'
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2996Palavras-chave:
Ensino da arte, Ensino de Literatura, MarxismoResumo
Este artigo resulta da análise do romance A triste história de Eredegalda do livro Enquanto o sono não vem, editora Rocco, 2013. Em 2017, esse livro foi retirado das escolas públicas brasileiras por tematizar o incesto. A polêmica ensejou debates de base moral, estética e pedagógica. O estudo é uma análise literária, foi realizado com fundamento na estética de György Lukács e teve como objetivo superar a dualidade moralismo – liberdade artística no interior desse debate, apontando uma necessidade anterior: julgar acerca do possível papel pedagógico de A triste história de Eredegalda. Essa situação concreta possibilitou avançar no exame do caráter educativo das obras de arte e no uso da literatura como instrumento pedagógico. Apresenta-se a situação geral, depois expõe-se os fundamentos sob os quais a investigação se fundou e, por último, revela-se o ponto de vista dos autores sobre a obra em questão, em caráter de ensaio.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, M. Autor de livro atribui polêmica à falta de capacitação de professores. Gazeta Online, Vitória, 2 jun. 2017b. Disponível em: https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2017/06/autor-de-livro-atribui-polemica-a-falta-de-capacitacao-de-professores-1014062096.html. Acesso em: 20 abr. 2020.
ALBUQUERQUE, M. Livro infantil que sugere casamento entre pai e filha é retirado de escolas no ES. G1 Espírito Santo – TV Gazeta, Vitória, jun. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/livro-infantil-que-sugere-casamento-entre-pai-e-filha-e-retirado-de-escolas-no-es.ghtml. Acesso em: 29 jan. 2018.
BRANT, J. M. Enquanto o sono não vem. Rio de Janeiro: JPA, 2013.
BRASIL. Portal Brasil, com informações da Secretaria de Direitos Humanos. 2017. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2017/05/dia-nacional-contra-abuso-sexual-de-criancas-e-jovens-e-celebrado-nesta-quinta-18. Acesso em: 20 abr. 2020.
CEALE - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Nota técnica sobre o livro “Enquanto o sono não vem”. Pampulha: UFMG, 2017.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressureição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.
FERREIRA, P. “Demonizar um conto é consequência de nossa crise moral”, diz autor de livro recolhido pelo MEC. G1 O Globo, Rio de Janeiro, 8 jun. 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/demonizar-um-conto-consequencia-de-nossa-crise-moral-diz-autor-de-livro-recolhido-pelo-mec-21453077. Acesso em: 20 fev. 2018.
FONSECA, A.; COLARES, A.; DA COSTA, S. Educação infantil: história, formação e desafios. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, p. 82-103, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1270/1305. Acesso em: 20 fev. 2020.
JAKOBSON, R. Do realismo na arte. In: TODOROV, T. (Org.). Textos dos formalistas russos. São Paulo: Unesp, 2013. p. 109-122.
LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. In: NOGUEIRA, M. A. et al. (Org.). Temas de Ciências Humanas. São Paulo: Ciências Humanas, 1978. p. 1-21.
LUKÁCS, G. Estética 1: la peculiaridad de lo estético. Barcelona: Grijaldo, 1982a. v. 1.
LUKÁCS, G. Estética 2: la peculiaridad de lo estético. Barcelona: Grijaldo, 1982b. v. 2.
LUKÁCS, G. Friedrich Engels, teórico e crítico da literatura. In: LUKÁCS, G. Marxismo e teoria da literatura. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010. p. 51-103.
LUKÁCS, G. O romance como epopeia burguesa. In: LUKÁCS, G. Arte e sociedade: escritos estéticos 1932-1967. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. p. 193-243.
MEC – Ministério da Educação. Com base em parecer técnico, MEC recolhe das escolas o livro Enquanto o sono não vem. Assessoria de Comunicação Social. Brasília, DF, 8 jun. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=50011:mec-recolhe-das-escolas-o-livro-enquanto-o-sono-nao-vem. Acesso em: 29 jan. 2018.
MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105. Acesso em: 20 abr. 2020.
PERRONE-MOISÉS, L. O ensino da literatura. In: PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 70-82.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
XEREZ, A. S.; COSTA, F. J.; SANTOS, J. D. Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 204-223, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/130/115. Acesso em: 20 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Karla Raphaella Costa Pereira, Frederico Jorge Ferreira Costa, Ana Paula Sancho Diogo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.