Contraposições entre estética e ensino da arte

o caso de 'A triste história de Eredegalda'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2996

Palavras-chave:

Ensino da arte, Ensino de Literatura, Marxismo

Resumo

Este artigo resulta da análise do romance A triste história de Eredegalda do livro Enquanto o sono não vem, editora Rocco, 2013. Em 2017, esse livro foi retirado das escolas públicas brasileiras por tematizar o incesto. A polêmica ensejou debates de base moral, estética e pedagógica. O estudo é uma análise literária, foi realizado com fundamento na estética de György Lukács e teve como objetivo superar a dualidade moralismo – liberdade artística no interior desse debate, apontando uma necessidade anterior: julgar acerca do possível papel pedagógico de A triste história de Eredegalda. Essa situação concreta possibilitou avançar no exame do caráter educativo das obras de arte e no uso da literatura como instrumento pedagógico. Apresenta-se a situação geral, depois expõe-se os fundamentos sob os quais a investigação se fundou e, por último, revela-se o ponto de vista dos autores sobre a obra em questão, em caráter de ensaio.

 

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Biografia do Autor

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE), na linha Marxismo e Formação do Educador, coordenadora do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE). Graduada em Letras-Português/Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutor em Filosofia, Doutor e Mestre em Educação, graduado em Direito, professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE), coordenador do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE).  

Ana Paula Sancho Diogo, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará- UECE - linha Marxismo e Formação do Educador. Especialista em Linguística Aplicada em Língua Portuguesa pela Faculdade Sete de Setembro (FA7). Especialista em Docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (SME).

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Publicado

2020-04-15

Como Citar

PEREIRA, K. R. C.; COSTA, F. J. F.; DIOGO, A. P. S. Contraposições entre estética e ensino da arte: o caso de ’A triste história de Eredegalda’. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 3, p. e2996, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.2996. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2996. Acesso em: 22 dez. 2024.