Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento

Palavras-chave: Educação a distância. Fóruns de discussão. Matemática

Resumo

Este artigo avalia os resultados sobre a potencialidade da ferramenta didática intitulada fórum de discussão na construção do conhecimento do licenciando matriculado no eixo temático Geometrias: Espaço e Forma, vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas, Projeto UAB-3. Caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa aplicada, a qual, em relação aos objetivos, define-se como exploratório-descritiva. Quanto à abordagem do problema, classifica-se como qualitativa, com um recorte quantitativo; no que tange ao delineamento, trata-se de uma pesquisa de campo que utiliza como meio de investigação questionários mistos, preenchidos no Google Drive, e análise de postagens de cinco fóruns. São sujeitos da pesquisa 32 alunos do Polo de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul. Sobre essas propostas, os discentes foram questionados a respeito de qual delas foi a mais significativa para a sua aprendizagem, concluindo-se que os educandos têm forte tendência a validar o ensino que reforça a memorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-05-02
Como Citar
BIERHALZ, C. D.; FELCHER, C. D.; DIAS, L. Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento. Educação & Formação, v. 2, n. 2, p. 75-94, 2 maio 2017.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##