Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.1957

Palavras-chave:

Educação a distância, Fóruns de discussão, Matemática

Resumo

Este artigo avalia os resultados sobre a potencialidade da ferramenta didática intitulada fórum de discussão na construção do conhecimento do licenciando matriculado no eixo temático Geometrias: Espaço e Forma, vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas, Projeto UAB-3. Caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa aplicada, a qual, em relação aos objetivos, define-se como exploratório-descritiva. Quanto à abordagem do problema, classifica-se como qualitativa, com um recorte quantitativo; no que tange ao delineamento, trata-se de uma pesquisa de campo que utiliza como meio de investigação questionários mistos, preenchidos no Google Drive, e análise de postagens de cinco fóruns. São sujeitos da pesquisa 32 alunos do Polo de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul. Sobre essas propostas, os discentes foram questionados a respeito de qual delas foi a mais significativa para a sua aprendizagem, concluindo-se que os educandos têm forte tendência a validar o ensino que reforça a memorização.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

BIERHALZ, C. D. K.; FELCHER, C. D. O.; DIAS, L. F. Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 5, p. 75–94, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i5.1957. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137. Acesso em: 24 nov. 2024.