Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista Impa) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, editado pelo grupo de pesquisa de mesmo nome - IMPA, chancelado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos educacionais nacionais e internacionais no campo das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, que colaborem com a ampliação do conhecimento no campo da avaliação educacional e seus diferentes aspectos como instrumentos, modelos e políticas educativas.

Publica artigos, ensaios e relatos de experiência e produtos avaliativos inéditos oriundos de resultados de pesquisa acadêmica e revisões de literatura.

O público-alvo a que se destina a Revista Impa são pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, alunos e demais profissionais interessados nos referidos temas.

A Revista IMPA é editada em português, em versão on line, e recebe submissões, em fluxo contínuo, nos idiomas português, espanhol e inglês, com o máximo de quatro autores. Em caso de mais autores, a justificativa deve ser enviada em NOTA AO EDITOR.

Processo e critérios de Avaliação pelos Pares dos Artigos e Arbitragem

Os artigos ou produtos avaliativos recebidos serão apreciados inicialmente pela Comissão Editorial, que realiza uma triagem inicial averiguando adequação às normas e ao foco e escopo. Os textos que estiverem de acordo com as normas e foco da Revista Impa serão encaminhados  para pesquisadores  de diferentes instituições de ensino e pesquisa preferencialmente vinculados a programas de Pós-Graduação em Educação, pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto do artigo ou produto avaliativo analisado, garantindo-se o processo de avaliação. Nessa ocasião, o parecerista vai declarar a inexistência de conflito de interesse e a disponibilidade ou não para realizar a avaliação; no caso de declínio outro avalidor é adicionado para o exercício da tarefa avaliativa.

Para o aceite final do artigo será necessário dupla aprovação (Double blind peer review), logo, no caso de desacordo na avaliação, encaminha-se a submissão a um terceiro avaliador ad hoc para o devido desempate. 

Após essa fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento de todos os pareceres ad hoc emitidos. Os textos aprovados sem ressalvas serão diretamente enviados para o Conselho Editorial Científico, que poderá solicitar ajustes para qualificar a conteúdo da publicação ou encaminhar para editoração sem observações. Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores, que decidirão se concordam em empreendê-las para dar continuidade ao processo de avaliação ou não, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo definido pelo editor. No caso de discordância nas recomendações obrigatórias submissão é arquivada, no caso de aceite das recomendações, as modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor, que realiza a conferência do atendimento ou não das alterações solicitadas, decidindo de maneira final pela publicação ou não do artigo.

Concluída a avaliação, o artigo ou produto pedagógico deverá passar pela correção textual e normalização quanto às normas da ABNT por profissional habilitado competente escolhido pelos autores. Como a publicação do título, palavras-chave e resumo é bilíngue, a Revista IMPA solicita revisão do abstract por outro profissional competente. 

O tempo para avaliação das submissões será de até 4 (três) meses.

Periodicidade

A Revista Impa desde 2023 passou a adotar fluxo contínuo. Dessa forma, a medida em que os artigos vão sendo aprovados, eles são editorados e publicados; não havendo o represamento de artigos aprovados.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Privacidade

Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos.

 Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Licença Creative Commons

Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional de Universidade Estadual do Ceará está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Política de Preservação Digital

LOCKSSOs arquivos dos artigos da Revista Impa são preservados mediante armazenamento no sistema sistema LOCKSS. Também há o armazenamento no servidor da Universidade Estadual do Ceará. Além disso, os arquivos são preservados pela REDE BRASILEIRA DE SERVIÇOS DE PRESERVAÇÃO DIGITAL - CARINIANA.

Protocolo de interoperabilidade

A Revista Impa está hospedada na plataforma OJS/PKP e utiliza o protocolo de interoperabilidade Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting - OAI-PMH,.

Histórico do periódico

A Revista Impa foi criada no ano de 2020, mediante a articulação entre os integrantes do grupos de pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, que buscavam ampliar a rede de relações e trocas de saberes e experiências com outros professores universitários e da educação básica , alunos da pós-graduação e graduação e demais professores interessados no campo educacional.

Fomento

A Revista Impa é financiada pelo Grupo de Pesquisa Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, que preza pela disseminação gratuita do conhecimento com acesso livre aos leitores, fomenta-se a disseminação científica em acesso aberto.

APCs (Taxa de processamento de artigos) e Taxa de submissão

A Revista Impa não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão.

Política contra plágio e más-condutas

A Revista Impa procede em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos. Logo, todos os textos são inspecionados em programa antiplágio.

Por critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos ao programa antiplágio.

Sugerimos que os autores:

Visitem o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, que seja encaminhado, em documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos – TCLE, correspondentes aos sujeitos da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética;

Busquem assegurar que os artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações sejam referenciadas de maneira explícita; na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados; todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

Em caso de erratas e retratações elas serão publicadas de acordo com o Guia para o registro e publicação de Errata do SciELO.