A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.1977Palavras-chave:
Saberes, Dialética, Trabalhadores, Trabalho, Atividade de trabalhoResumo
O artigo aborda a dinâmica dos saberes produzidos e mobilizados profissionalmente por trabalhadores. Para o exercício de reflexão aqui proposto, são mobilizadas as proposições marxistas e ergológicas, considerando-se que esses referenciais contribuem de maneira significativa para a compreensão de questões envolvidas na relação estabelecida entre o homem e o trabalho, a qual possibilita a produção e a mobilização de saberes. As discussões procuram evidenciar que, embora existam outros espaços de aprendizagem, o trabalho é um lócus privilegiado no que se refere à produção e à mobilização de saberes. Com efeito, entende-se que o fazer é sempre interatuado, sendo essa uma característica que marca o mundo laboral.
Downloads
Referências
ARANHA, A. V. S. O conhecimento tácito e a qualificação do trabalhador. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n. 2, p. 12-29, 1997.
BENDASSOLLI, P. F.; SOBOLL, L. A. P. Introdução às clínicas do trabalho: aportes teóricos, pressupostos e aplicações. In: BENDASSOLLI, P. F.; SOBOLL, L. A. P. (Org.). Clínicas do trabalho. São Paulo: Atlas, 2011. p. 3-21.
BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CUNHA, D. M. Atividade humana e produção de saberes no trabalho docente. Belo Horizonte: 2005a. Mimeografado.
CUNHA, D. M. Saberes, qualificações e competências: qualidades humanas na atividade de trabalho. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2005b.
CUNHA, D. M.; SCHWARTZ, Y. A formação humana entre o conceito e a experiência do trabalho: elementos para uma pedagogia da atividade. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 87-90, 2006.
DURAFFOURG, J. O trabalho e o ponto de vista da atividade: uma conversa entre Jacques Duraffourg, Marcelle Duc e Louis Durrive. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: UFF, 2007. p. 47-82.
DURRIVE, L.; SCHWARTZ, Y. Glossário da ergologia. Laboreal, Porto, v. 4, n. 1, p. 23-28, 2008.
FIDALGO, F.; MACHADO, L. (Ed.). Dicionário da educação profissional. Belo Horizonte: Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação, 2000.
MARX, K. O capital. São Paulo: Victor Civita, 1983. v. 1.
MOREIRA, A.; BARATA-MOURA, J. (Coord.). Estudos: ensino superior e competitividade. S.l.: Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior, s.d. v. 2.
NOUROUDINE, A. Dicionário: norma. Laboreal, Porto, v. 5, n. 1, p. 125-126, 2009.
SCHWARTZ, Y. A experiência é formadora? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 35-48, 2010.
SCHWARTZ, Y. Anexo ao Capítulo 7. Uso de si e competência. Exposição de Yves Schwartz e comentários sobre os esquemas 5, 6 e 7. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: UFF, 2007a. p. 207-223.
SCHWARTZ, Y. Entrevista: Yves Schwartz. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 457-466, 2006.
SCHWARTZ, Y. Histórico e conceitos da ergologia, entrevista com Yves Schwartz. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 1, p. 327-340, 2013.
SCHWARTZ, Y. Manifesto por um ergoengajamento. In: BENDASSOLLI, P. F.; SOBOLL, L. A. P. (Org.). Clínicas do trabalho. São Paulo: Atlas, 2011. p. 132-166.
SCHWARTZ, Y. Os ingredientes da competência: um exercício necessário para uma questão insolúvel. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 65, p. 101-140, 1998.
SCHWARTZ, Y. Trabalho e saber. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 21-34, 2003.
SCHWARTZ, Y. Reflexão em torno de um exemplo de trabalho operário. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: UFF, 2007b. p. 37-46.
SCHWARTZ, Y. Trabalho e uso de si. Proposições, Belo Horizonte, v. 1, n. 5, p. 34-50, 2000.
SCHWARTZ, Y. Trabalho e uso de si: uma conversa entre Yves Schwartz (filósofo), Marcelle Duc e Louis Durrive. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: UFF, 2007c. p. 191-206.
SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: UFF, 2007.
TELLES, A. L.; ALVAREZ, D. Interfaces ergonomia-ergologia: uma discussão sobre trabalho prescrito e normas antecedentes. In: FIGUEIREDO, M. et al. (Org.). Labirintos do trabalho: interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 63-90.
TRINQUET, P. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista Histedbr, Campinas, n. esp., p. 93-113, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Antônia Vitória Soares Aranha, Ilma Bicalho Sousa Daniel
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.