A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.1977

Palavras-chave:

Saberes, Dialética, Trabalhadores, Trabalho, Atividade de trabalho

Resumo

O artigo aborda a dinâmica dos saberes produzidos e mobilizados profissionalmente por trabalhadores. Para o exercício de reflexão aqui proposto, são mobilizadas as proposições marxistas e ergológicas, considerando-se que esses referenciais contribuem de maneira significativa para a compreensão de questões envolvidas na relação estabelecida entre o homem e o trabalho, a qual possibilita a produção e a mobilização de saberes. As discussões procuram evidenciar que, embora existam outros espaços de aprendizagem, o trabalho é um lócus privilegiado no que se refere à produção e à mobilização de saberes. Com efeito, entende-se que o fazer é sempre interatuado, sendo essa uma característica que marca o mundo laboral.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

ARANHA, A. V. S.; DANIEL, I. B. S. A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 5, p. 33–55, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i5.1977. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/135. Acesso em: 24 abr. 2024.