Avaliação e metodologias ativas como aliadas para a promoção da aprendizagem de crianças com TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024017

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem., Autismo, Inclusão, Metodologias Ativas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento teórico sobre a literatura existente entre 2014 e 2024, focando na Avaliação e nas Metodologias Ativas de aprendizagem para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O estudo busca identificar como essas abordagens se apresentam e são utilizadas como elementos de intervenção para facilitar a evolução cognitiva de crianças com autismo, destacando sua relevância e eficácia no contexto educacional inclusivo. Os resultados indicam que ainda há uma escassez de pesquisas que discutem simultaneamente avaliação, metodologias ativas e aprendizado de crianças com TEA. Concluiu-se, assim, que o uso das metodologias ativas, com foco ao aprimoramento da educação inclusiva e na inovação das formas de avaliação da aprendizagem, corrobora positivamente para o trabalho dos professores, permitindo que ao reformularem suas práticas pedagógicas e repensarem suas ações avaliativas, consigam também diminuir as barreiras que levam à invisibilidade aos estudantes com deficiência, especialmente aqueles cuja singularidade se caracteriza pelo Transtorno do Espectro do Autismo.

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Biografia do Autor

Lara Gabrielle Barros Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

Débora Lucia Lima Leite Mendes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Psicopedagogia. Professora Associada da Universidade Federal do Ceará. Pesquisa nas áreas de Avaliação e Autismo. 

João Victor do Carmo Nascimento, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Crisley Duarte Fideles, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

LIMA, L. G. B.; LEITE MENDES, D. L. L.; NASCIMENTO, J. V. do C.; FIDELES, C. D. Avaliação e metodologias ativas como aliadas para a promoção da aprendizagem de crianças com TEA. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024017, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13580. Acesso em: 21 dez. 2024.