Avaliação e metodologias ativas como aliadas para a promoção da aprendizagem de crianças com TEA
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e024017Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem., Autismo, Inclusão, Metodologias AtivasResumo
O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento teórico sobre a literatura existente entre 2014 e 2024, focando na Avaliação e nas Metodologias Ativas de aprendizagem para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O estudo busca identificar como essas abordagens se apresentam e são utilizadas como elementos de intervenção para facilitar a evolução cognitiva de crianças com autismo, destacando sua relevância e eficácia no contexto educacional inclusivo. Os resultados indicam que ainda há uma escassez de pesquisas que discutem simultaneamente avaliação, metodologias ativas e aprendizado de crianças com TEA. Concluiu-se, assim, que o uso das metodologias ativas, com foco ao aprimoramento da educação inclusiva e na inovação das formas de avaliação da aprendizagem, corrobora positivamente para o trabalho dos professores, permitindo que ao reformularem suas práticas pedagógicas e repensarem suas ações avaliativas, consigam também diminuir as barreiras que levam à invisibilidade aos estudantes com deficiência, especialmente aqueles cuja singularidade se caracteriza pelo Transtorno do Espectro do Autismo.
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