Teoria e prática

questões imprescindíveis à prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2807

Palavras-chave:

Teoria, Prática, Prática educativa, Ricardo Crisorio

Resumo

O texto, caracterizado como um ponto de vista, propõe-se refletir quanto à relação teoria e prática no contexto educacional, pensando na possibilidade de reflexão quanto a uma teoria da prática educativa, de acordo com o autor argentino Ricardo Crisorio. Conforme este mesmo autor, uma teoria da prática educativa deve ser elaborada no campo da Educação e deve permitir-se ser útil sem ser complexa. Assim, organizamos as análises em que, num primeiro momento, apresentamos questões conceituais que demarcam a discussão, para, na sequência, explorar compreensões, reflexões e questões na relação teoria e prática. Considerar a dimensão do tempo (reversível para a teoria e irreversível para a prática) e pensar que esses dois pólos – teoria e prática – guardam aspectos relacionados à atividade humana que englobam pensamento, ação e atuação são outros elementos refletidos no texto.

 

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Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Doutor em Educação/UFSC. Mestre em Educação Física/UFSC. Licenciado em Educação Fisica/UFSC e Ciências Sociais/UFSC

Nicolas Carriquiriborde, Universidad Nacional de La Plata - Argentina

Profesor en Educación Fisica. Maestria Faculdad de Humanidad y Ciencias de Educación/UNLP - La Plata/ARGENTINA. Centro Interdisciplinario Cuerpo, Educación y Socidedad - Instituto de Investigaciones en Humanidad y Ciencias Sociais.

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

MEZZAROBA, C.; CARRIQUIRIBORDE, N. Teoria e prática: questões imprescindíveis à prática educativa. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 3, p. e2807, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.2807. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2807. Acesso em: 21 nov. 2024.