Teoria e prática

questões imprescindíveis à prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2807

Palavras-chave:

Teoria, Prática, Prática educativa, Ricardo Crisorio

Resumo

O texto, caracterizado como um ponto de vista, propõe-se refletir quanto à relação teoria e prática no contexto educacional, pensando na possibilidade de reflexão quanto a uma teoria da prática educativa, de acordo com o autor argentino Ricardo Crisorio. Conforme este mesmo autor, uma teoria da prática educativa deve ser elaborada no campo da Educação e deve permitir-se ser útil sem ser complexa. Assim, organizamos as análises em que, num primeiro momento, apresentamos questões conceituais que demarcam a discussão, para, na sequência, explorar compreensões, reflexões e questões na relação teoria e prática. Considerar a dimensão do tempo (reversível para a teoria e irreversível para a prática) e pensar que esses dois pólos – teoria e prática – guardam aspectos relacionados à atividade humana que englobam pensamento, ação e atuação são outros elementos refletidos no texto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Doutor em Educação/UFSC. Mestre em Educação Física/UFSC. Licenciado em Educação Fisica/UFSC e Ciências Sociais/UFSC

Nicolas Carriquiriborde, Universidad Nacional de La Plata - Argentina

Profesor en Educación Fisica. Maestria Faculdad de Humanidad y Ciencias de Educación/UNLP - La Plata/ARGENTINA. Centro Interdisciplinario Cuerpo, Educación y Socidedad - Instituto de Investigaciones en Humanidad y Ciencias Sociais.

Referências

ADORNO, T. W. Minima moralia: reflexões a partir da vida lesada. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.

BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: 70, 2001.

BUENFIL BURGOS, R. N. (Org.). Giros teóricos de las ciencias sociales y las humanidades. Córdoba: Comunicarte, 2008.

CASTRO, E. Diccionario Foucault: temas, conceptos y autores. Buenos Aires: Siglo XXI, 2011.

CHARLOT, B. Ensinar, formar: lógica dos discursos constituídos e lógica das práticas. In: CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação de hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005. p. 89-99.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CRISORIO, R. Prácticas corporales en educación corporal. In: COLOQUIO ESTUDIOS SOBRE LA EDUCACIÓN DEL CUERPO, 1., 2018, Montevideo. Ponencia... Montevideo: ISEF-UdelaR, 2018.

CRISORIO, R. Seminário especial: por uma teoria da prática educativa. Exposições no Seminário Especial realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Florianópolis: UFSC, 2014.

FOUCAULT, M. ¿Qué es la ilustración?. Madrid: De la Piqueta, 1991.

GIDDENS, A. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HOLANDA, A. B. Dicionário Aurélio Eletrônico. Versão 5.0. São Paulo: Positivo Informática, 2004.

JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de Filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LACLAU, E. Emancipación y diferencia. Buenos Aires: Ariel, 1996.

MARCELLINO, N. C. A dicotomia teoria/prática na Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 7, n. 8, p. 73-78, 1995. Disponible en: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/22598/20592. Acceso el: 25 jun. 2014.

MEZZAROBA, C. A formação de professores de Educação Física: tensões e possibilidades do professor-reflexivo e do professor-pesquisador. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 20, n. 1, p. 109-123, 2016. Disponible en: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/download/4154/2930. Acceso el: 20 abr. 2020.

PINTO, L. M. S. M. Na prática a teoria é outra. Será mesmo?. Motrivivência, Florianópolis, v. 7, n. 8, p. 134-138, 1995. Disponible en: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/22604/20598. Acceso el: 25 jun. 2014.

POLIZEL, A. Percepções do movimento Escola sem Partido: currículos pastorais e o professor como catequista. Amazônida, Manaus, v. 4, n. 1, p. 1-16. 2019. Disponible en: http://www.periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/4942. Acceso el: 9 nov. 2019.

RAE – Real Academia Española. Diccionario de la lengua española. 23. ed. Madrid: RAE, 2019. Disponible en: https://dle.rae.es/. Acceso el: 5 mar. 2020.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 79-91.

SILVA, T. T. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SOUTHWELL, M. El análisis político del discurso y la cuestión de la politicidad de la educación. In: PADIERNA JIMÉNEZ, M. P.; GARCÍA CONTRERAS, M. (Org.). Lo político en las subjetivaciones: una década de investigaciones desde el análisis político de discurso. Investigación Social y Análisis Político de Discurso. Madrid: Plaza y Valdés, 2007.

STENHOUSE, L. An introduction to curriculum research and development. London: Heinemann, 1975.

STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1991.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 13, p. 5-24, 2000. Disponible en: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n13/n13a02.pdf. Acceso el: 20 abr. 2020.

Publicado

2020-05-27

Como Citar

MEZZAROBA, C.; CARRIQUIRIBORDE, N. Teoria e prática: questões imprescindíveis à prática educativa. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 3, p. e2807, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.2807. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2807. Acesso em: 26 abr. 2024.