Política de educação profissional e o ensino médio integrado: seus contextos e o caso do Ceará

Autores

  • Harlon Romariz Rabelo Santos Universidade Federal do Ceará
  • Danyelle Nilin Gonçalves Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1387

Palavras-chave:

Ensino médio integrado., Política educacional cearense, Escola Estadual de Educação Profissional

Resumo

A proposta de Ensino Médio Integrado está relacionada a recentes contextos de política educacional, mais especificamente a movimentos que ressignificam políticas de educação profissional e técnica de nível médio, caminhando no sentido de considerar a educação vocacional como um direito educativo e dever do Estado. Este artigo objetiva contextualizar o modelo do Ensino Médio Integrado nos seus âmbitos de proposta e discussão nacional e relacionar tal contexto à política cearense de Escolas Estaduais de Educação Profissional. A abordagem se dá a partir de análise documental e bibliográfica, levantando dados sobre a política como proposta e seus argumentos, que enfatizam uma suposta necessidade de uma formação teórica integrada à prática e que afirmam o trabalho como princípio educativo; e, em termos da prática cearense: uma construção do modelo das Escolas Estaduais de Educação Profissional como política de desenvolvimento de capital humano, como política de juventude e modelo para todo o ensino médio.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

SANTOS, H. R. R.; GONÇALVES, D. N. Política de educação profissional e o ensino médio integrado: seus contextos e o caso do Ceará. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 2, p. 149–165, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i2.1387. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/106. Acesso em: 5 nov. 2024.