Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1890Palavras-chave:
Formação de professores, Estágio supervisionado, TecnologiaResumo
Este artigo, de caráter teórico, tem como foco a formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais no contexto do estágio supervisionado. Inicia-se com a apresentação de alguns modelos de estágio docente relatados na literatura da área. Em seguida, apresenta-se uma discussão sobre as experiências de estágio e o papel do professor orientador na formação tecnológica do futuro docente. Por fim, com base em uma pesquisa realizada anteriormente por esta autora, com alunos do curso de licenciatura em Letras Português-Inglês de uma universidade federal durante o período do estágio supervisionado, propõe-se uma abordagem de formação inicial docente para o uso das tecnologias digitais, chamada PRO-Tecnologia. Essa abordagem tem como ponto central as ações do professor orientador, entendido como figura fundamental no processo de formação dos estagiários. Acredita-se que essa abordagem possa contribuir para os programas de formação docente que se preocupem com a atual necessidade de integração da tecnologia nos cursos de licenciatura.
Downloads
Referências
BULLOCK, D. Moving from theory to practice: an examination of the factors that pre-service teachers encounter as they attempt to gain experience teaching with technology during field placement experiences. Journal of Technology and Teacher Education, v. 12, n. 2, p. 211-237, 2004.
CARDOSO, A. C. S. Formação inicial de professores de inglês para o uso das tecnologias digitais: uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado. 2015. 235 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
CUSTODIO, C. M. S. A formação inicial do professor e a função escola-campo de estágio: desafios e possibilidades. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Anped, 2012.
FADINI, V. S. A. et al. Percepções sobre o uso de tecnologia no estágio supervisionado em língua inglesa. Revista (Con) Textos Linguísticos, Vitória, v. 7, n. 8, p. 345-356, 2013.
GROVE, K. Student teacher ICT use: field experience placements and mentor teacher influences. OECD ICT and Teacher Training Expert Meeting, Paris, p. 1-5, 2008.
GROVE, K.; STRUDLER, N.; ODELL, S. Mentoring toward technology use: cooperating teacher practice in supporting student teachers. Journal of Research on Technology in Education, v. 37, n. 1, p. 85-109, 2004.
MACIEL, E. M.; MENDES, B. M. M. O estágio supervisionado na formação inicial: algumas considerações. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6., 2010, Teresina. Anais... Teresina: UFPI, 2010. p. 1-9.
MENONCIN, C. O estágio supervisionado nos cursos de Letras: apontamentos sobre o estado do Paraná. Revista Linguasagem, São Carlos, v. 21, p. 1-8, 2013.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 58-73, 1995.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiésis, Santa Catarina, v. 3, n. 3, p. 5-24, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ana Carolina Simões Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.