A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica

Autores

  • Vanessa Souza Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Neusa Chaves Batista Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1643

Palavras-chave:

Gestão democrática da escola, Formação de professores, Políticas públicas em educação

Resumo

O artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma reflexão sobre a formação de professores. Realizou-se um levantamento inicial em pesquisas a respeito do tema gestão democrática da escola. Nos estudos encontrados, foram observadas convergências e divergências nas percepções dos autores sobre os fatores que dificultam a prática da gestão democrática na escola, além da escassez de perspectivas que apontassem para o tema da participação na gestão na formação de professores em cursos de licenciatura.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

PEREIRA, V. S.; BATISTA, N. C. A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 3, p. 71–87, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i3.1643. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/114. Acesso em: 22 dez. 2024.