A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica

Autores

  • Vanessa Souza Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Neusa Chaves Batista Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1643

Palavras-chave:

Gestão democrática da escola, Formação de professores, Políticas públicas em educação

Resumo

O artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma reflexão sobre a formação de professores. Realizou-se um levantamento inicial em pesquisas a respeito do tema gestão democrática da escola. Nos estudos encontrados, foram observadas convergências e divergências nas percepções dos autores sobre os fatores que dificultam a prática da gestão democrática na escola, além da escassez de perspectivas que apontassem para o tema da participação na gestão na formação de professores em cursos de licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. New York: Viking, 1961.

ARENDT, H. O que é política? 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BAQUERO, M. Qual democracia para a América Latina? Capital social e empoderamento são a resposta? Porto Alegre: UFRGS, 2013.

BATISTA, N. C. Políticas públicas para a gestão democrática da educação: um estudo do Programa Nacional de Formação de Conselheiros Municipais de Educação. Jundiaí: Paco, 2013.

BITTENCOURT, A. J. A.; FLORES, M. L. R. Desafios para a efetivação de uma experiência de gestão democrática no cotidiano escolar. In: SILVA, M. B. G.; FLORES, M. L. R. Formação a distância para gestores da educação básica: olhares sobre uma experiência no Rio Grande do Sul. 2014. p. 247-265.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

CHAUÍ, M. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Perseu Abramo, 2000.

DUSSEL, Enrique. 20 Teses de Política. Buenos Aires: Clacso; São Paulo: Expressão Popular, 2007.

FRASER, N. Threats to humanity in globalization: arendtian reflections on the twenty-first century. In: FRASER, N. Scales of justice: reimaginig political space in a globalizing world. New York: Columbia University, 2010. p. 131-141.

LUCE, M. B.; MEDEIROS, I. L. P. Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências. In: LUCE, M. B.; MEDEIROS, I. L. P. (Org.). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p. 15-25.

OLIVEIRA, J. F.; MORAES, K. N.; DOURADO, L. F. Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação. In: BRASIL. Escola de gestores da educação básica: sala políticas e gestão da educação. Brasília, DF: MEC, 2008. p. 1-13.

PARO, V. H. Estrutura da escola e prática educacional democrática. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu: Anped, 2007.

PÉREZ GÓMEZ, A. Função e formação do/a professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 353-379.

SANTOS, B. S. Reinventar a democracia: entre o pré-contratualismo e o pós-contratualismo. In: HELLER, et al. (Org.). A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999. p. 83-129.

VIEIRA, S. L. Educação e gestão: extraindo significados da base legal. In: LUCE, M. B.; MEDEIROS, I. L. P. (Org.). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p. 27-42.

WEBER, M. Burocracia. In: GERTH, H. H.; MILLS, C. (Org.). Max Weber: ensaios de Sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982. p. 229-282.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

PEREIRA, V. S.; BATISTA, N. C. A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 3, p. 71–87, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i3.1643. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/114. Acesso em: 21 nov. 2024.