Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, e está de acordo com o TEMPLATE da revista.

Diretrizes para Autores

A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), ou seja, a Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista Impa) não se responsabiliza pelos dados, opiniões e conteúdos encaminhados para publicação.

Ao enviar o artigo para a revista, o autor compromete-se a não encaminhá-lo para outro(s) veículo(s) de publicação pelo prazo de seis meses, a contar da data do envio.

As propostas devem ser submetidas via internet, pelo endereço: https://revistas.uece.br/index.php/impa/index

São aceitos para avaliação e publicação pela Revista Impa artigos originais, artigos de revisão de literatura, ensaios teóricos e relatos de experiência em idioma português, espanhol ou inglês.

Antes do envio do artigo, deve-se conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma da revista com seus respectivos metadados inseridos. Importa esclarecer que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL com o link do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo.

Os manuscritos poderão possuir no máximo quatro autores(as), igualmente responsáveis pelo artigo, sendo preferencialmente pelo menos um com título de mestre ou doutor. Em caso de 5 ou mais autores deve ser enviado uma justificativa e contribuições de cada autor em mensagem ao editor. Não será aceita a inclusão de autores no artigo após sua aprovação.

A Revista Impa não publica artigos do mesmo autor em uma mesma edição.

Os artigos submetidos a Revista Impa não poderão ter autoria identificada. Para garantir o anonimato, além de retirar a autoria do texto, a identificação do autor deve igualmente ser removidos das propriedades do arquivo. Em caso de aprovação do manuscrito, os autores deverão carregar no sistema a versão final com o nome dos autores e na mesma ordem de autoria que consta na submissão na plataforma da revista.

É estritamente necessário informar as contribuições de cada autor na versão aprovada, ao final do texto em “contribuição de autoria”. Adota-se o sistema de especificação CRediT, que considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuições que podem ser informados: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. O Guia SciELO de Uso da Especificação CRediT detalha a aplicação de cada contribuição.

Os artigos devem ser encaminhados em arquivo Word for Windows, versão 6.0 ou superior, com extensão (.doc), em fonte Arial, tamanho 12, em folha de formato A4, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior, inferior e laterais de 2,5 cm. Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 15 páginas. Desde que justificado poderão ser aceitos uma quantidade maior de páginas.  Relatos de experiência devem conter entre 6 e 10 pa´ginas. O texto submetido a revista deve seguir o estilo designado neste TEMPLATE.

Para artigos submetidos em idioma português ou espanhol, o título, resumo e palavras-chave devem vir também em inglês. Para artigos submetidos em inglês, devem acompanhar o título, resumo e palavras-chave em português.

O título deve vir em caixa baixa, centralizado, negrito e letra inicial em maiúscula.

Os resumos devem ter no mínimo 100 e no máximo 150 palavras, acompanhados de palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco). A fonte será Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas simples.

OBS: As palavras-chave devem constar no Thesaurus Brasileiro da Educação: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1

As referências devem seguir as normas da ABNT e inseridas tanto no sistema da revista, durante a submissão do artigo, quanto no arquivo do Word ou em outro editor de texto. Recomenda-se a utilização de referencial teórico atualizado.

As notas devem ser usadas, somente quando estritamente necessário para algum esclarecimento, no fim do texto. Seus textos devem ser sucintos, corpo 10, alinhados à esquerda com espaçamento simples. Elas devem ser apresentadas em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo. 

No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, que seja encaminhado, em documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos – TCLE, correspondentes aos sujeitos da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética. Em conformidade com as boas práticas da ciência aberta, informamos que é necessário mencionar quaisquer conflito de interesses existentes, bem como inserir o referenciamento e a disponibilização dos dados utilizados e gerados pela pesquisa, código de programa de processamentos de dados e outros materiais subjacentes ao texto para efeitos de avaliação, reuso e reprodutibilidade.

Ilustrações

As tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridas no corpo do texto com títulos e legendas em acordo com a ABNT. As figuras devem ser evitadas.

Citações

As citações no texto devem utilizar o sistema autor-data e seguir as normas da ABNT para esse sistema.

Em citações diretas ou literais o nome do autor fora de parênteses tem apenas a inicial maiúscula e dentro de parênteses, todas as letras maiúsculas (AUTOR, data, página). Para citações até três linhas, usam-se aspas, sem itálico. Citações com mais de três linhas, são recuadas 4 cm da margem esquerda, fonte menor, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico.

Em citações indiretas, se o nome do autor estiver inserido no texto, usa-se apenas a inicial maiúscula com a data entre parênteses. Caso o nome do autor venha entre parênteses, todas as letras em maiúscula e a data, sem a necessidade de colocar a página.

As menções de autores no texto subordinar-se-ão as Normas Técnicas da ABNT ─ NBR 10520, agosto 2002. Exemplos:

Pontes Junior (2019, p. 15)

(PONTES JUNIOR, 2019)

(SOUSA; PONTES JUNIOR, 2019, p. 21).

Referências

As referências no final do texto precisam obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 10520, agosto 2002.

As referências devem seguir as normas da ABNT e estar inseridas ao final do texto em ordem alfabética, com espaço entre linhas simples, e um “enter” separando cada referência. Não esquecer que as referências precisam ser inseridas dessa maneira no sistema da revista, durante a submissão do artigo.

Não utilizar travessão (______), ao contrário, repetir o nome do autor, quando houver mais de uma referência do mesmo.

Nas referências deve-se constar o nome completo dos autores e não apenas o sobrenome seguido das iniciais, como nos exemplos abaixo.

O identificador DOI e endereços eletrônicos dos artigos devem estar em formato de link ativo de forma que o leito tenha acesso aos mesmo com um clique.

EXEMPLOS:

Livro

FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues (Org.). Docência e formação: percursos e narrativas. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2017. 198p.

Capítulo de livro

FERREIRA, Arthur Vianna. As práticas em educação social baseadas na Pedagogia da Convivência e nos Direitos Humanos. In: FERREIRA, Arthur Vianna. Pedagogia Social: lugar de (re)existência. Curitiba: CRV, 2019. p. 23-41.

Artigo

VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; LOPES, Tânia Maria Rodrigues. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 8, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206 Acesso em: 02 jan. 2020.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Avaliação educacional ou política de resultados?. Educação & Formação, v. 5, n. 3, 27 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2951

Tese e dissertação

MOTA, Maria Danielle Araújo. Laboratórios de Ciências/Biologia nas escola públicas do estado do Ceará (1997-2017): realizações e desafios. Tese (Doutorado em Educação)  Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45994 Acesso em 06 de jan. 2020.

COSTA, Maria Aparecida Alves da. Maria Cinobelina Alves: docência na Escola Normal (1981-1988). Dissertação (Mestrado em Educação)  Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/ Acesso em 06 de jan. 2020.

Monografia

OLIVEIRA, Antonio Elinaldo Alves de. A importância pelo ensino de educação à distância pela utilização da plataforma Moodle. Fortaleza, 2018. Monografia (Especialização em Educação à distância: fundamentos e ferramentas) - Universidade Estadual do Ceará, 2018. 

Trabalho apresentado em congresso

MENDES, Marcia Cristiane Ferreira; COSTA, Maria Aparecida Alves da; FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristina. Iolanda dos Santos Mendonça: la participación de las mujeres en los movimientos indígenas (1970-2000). In: VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias, 2019, Bogotá. Anais do VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias. Bogotá, 2019. p. 1-12. Disponível em https://www.historiaoral.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=103 Acesso em 06 de jan. 2020.

Entrevista

LÚCIO. Entrevista. Fortaleza, 17 maio. 2015.

Artigo ou matéria de Jornal

OLIVEIRA, Sara. Como os jovens sentem os livros e a cidade. O Povo, Fortaleza, 16 de agosto de 2019. Seção O Povo Educação. Disponível em: https://digital.opovo.com.br/opovoeducacao/. Acesso em: 06 de jan. 2020.

Documentos eclesiásticos

FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Termo de matrimônio de Ana Joaquina do Sacramento e Francisco Correia d'Avila. Vila Nova do Príncipe, 1812. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.

FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Assento de óbito de Caetano Barbosa de Araújo. Vila Nova do Príncipe, 1842. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.

Testamento

SILVA, Caetano de Souza. Testamento. Caicó/Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1890. (Documento manuscrito de 22 de julho de 1890, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).

Legislação educacional, Constituição, mensagem governamental

BRASIL. Decreto nº 19.444, de 01 de dezembro de 1930. Dispõe sobre os serviços que ficam a cargo do Ministério da Educação e Saúde Pública, e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 13 fev. 2013.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (10 de novembro de 1937). Disponível em: Acesso em: 26 mar. 2013.

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.958, de 14 de novembro de 1942. Institui o Fundo Nacional do Ensino Primário e dispõe sobre o Convênio Nacional de Ensino Primário. Disponível em: Acesso em: 25 mar. 2013.

Declaração de Direito Autoral

Os autores possuem direitos autorais dos seus textos.

A Revista de Instrumento, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Revista Impa.

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Seção Especial - Políticas educacionais de avaliação

Artigos teóricos, empíricos ou relatos de experiência sobre o tema das políticas educacionais de avaliação em suas diversas facetas e nos diferentes entes administrativos (municipal, estadual e federal). Pode envolver o uso dos resultados das avaliações, o delineamento de políticas educacionais e as avaliações e as avaliações em larga escala.

Seção Especial - Avaliação da formação de professores

Artigos teóricos, empíricos ou relatos de experiência sobre as interfaces entre a avaliação educacional e a formação de professores. Pode envolver a avaliação da formação inicial e continuada de docentes, a formação docente em avaliação de larga escala (tal como ENADE), avaliação no e/ou do estágio curricular, avaliação da internacionalização da formação docente, avaliação da formação de professores no contexto nacional e internacional por meio de base de dados (Censo Escolar; Censo do Ensino Superior; CPA; GeoCapes; UNESCO; etc), dentre outros.

Seção Especial - Instrumentos de avaliação educacional

Artigos teóricos, empíricos ou revisões de literatura sobre a elaboração e validação de instrumentos de avaliação educacional e/ou com aplicação na educação básica ou ensino superior. Pode envolver a elaboração e validação de instrumentos de avaliação da aprendizagem, curricular, institucional ou de políticas públicas, instrumentos de pesquisa aplicada a educação, revisão de evidências de validação, dentre outros.

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