Política estadual de formação das competências cívicas e sociais dos estudantes em condições de reforma educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.3080

Palavras-chave:

Educação, reforma, educação patriótica nacional, política pública, competências cívicas e sociais

Resumo

O artigo enfatiza a relevância da formação das competências cívicas e sociais dos estudantes durante a reforma das instituições de ensino, de acordo com o conceito da Nova Escola Ucraniana, com a capacidade de apreciar a diversidade cultural de diferentes povos e se identificar como cidadãos da Ucrânia, contribuindo à educação do patriota ucraniano. Ênfase é colocada nos resultados da pesquisa e trabalho experimental “Formação da esfera de valor significativo de crianças em idade pré-escolar e escolar” sobre as questões da educação nacional-patriótica. Propõe-se considerar a idéia nacional através da reflexão filosófica das questões educacionais nas condições da globalização e identificar as tendências do desenvolvimento da educação nacional em resposta aos desafios e riscos da sociedade moderna que afetam o funcionamento das instituições educacionais. Para resolver questões teóricas, é importante envolver os resultados científicos de especialistas em diferentes direções: administração pública (gestão de processos, segurança do estado), filosofia (formação da consciência nacional), pedagogia (metodologia e tecnologia de influência pedagógica), psicologia ( problemas de motivação e auto-identificação), sociologia (pesquisa de opinião), teoria da comunicação (divulgação da mídia), estudos culturais (preservação da cultura nacional, tradições, tolerância e política do multiculturalismo), política (preservação do estado), segurança nacional (preservação da sociedade) normas, definição de parceiros sociais, desenvolvimento de projetos sociais, considerando solicitações de justiça social), economia (determinando prioridades de financiamento orçamentário e não orçamentário de instituições de ensino, envolvendo a cooperação de órgãos autônomos locais, estruturas empresariais e organizações públicas). Determinou-se que as razões do nível insuficiente de prontidão dos professores para o trabalho sistemático e intencional na educação patriótica dos alunos devem ser buscadas no uso incompleto do potencial das disciplinas educacionais, na falta de métodos científicos e substantivos e em um conjunto de práticas didáticas. ferramentas (livros didáticos, audiolivros, materiais didáticos) que auxiliam na aquisição prática dos conhecimentos, habilidades e uso criativo dos alunos nas atividades cognitivas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valentyna Sahuichenko, Dnipro Academy of Continuing Education

Doutor em Ciências da Filosofia, Professor, Professor do Departamento de Filosofia da Instituição Comunal de Educação Superior «Dnipro Academy of Continuing Education» do Conselho Regional de Dnipropetrovsk, Dnipro, Ucrânia.

Shynkarenko Vyacheslav, Dnipro Academy of Continuing Education

PhD in Pedagogical Sciences, Head of the Department of Preschool and Primary Education of Communal Institution of Higher Education «Dnipro Academy of Continuing Education» of Dnipropetrovsk Regional Council, Dnipro, Ukraine.

Ivan Bezena, Dnipro Academy of Continuing Education

PhD in Philosophy, Head of the Department of Social and Humanitarian Education of Communal Institution of Higher Education «Dnipro Academy of Continuing Education» of Dnipropetrovsk Regional Council, Dnipro, Ukraine.

Perederii Olha, Dnipro Academy of Continuing Education

PhD in Pedagogical Sciences, Associate Professor of the Department of Preschool and Primary Education of Communal Institution of Higher Education «Dnipro Academy of Continuing Education» of Dnipropetrovsk Regional Council, Dnipro, Ukraine.

Martynenko Olha, Dnipro Academy of Continuing Education

PhD in Economics, Head of the Department of Educational Management, Public Policy and Economics of Communal Institution of Higher Education «Dnipro Academy of Continuing Education» of Dnipropetrovsk Regional Council, Dnipro, Ukraine. 

Referências

BEZENA, I. Contemporary State Ethnocultural Policy: Organizations Implemented at the Regional Level in Democratization and Decentralization Processes in Ukraine, v. 69, p. 30-37, 2020.

BODNAR, S.; MIRKOVICH, I.; KOVAL, V. Human capital development in Ukrainian education system by means of language integrated teaching. Dilemas Contemporáneos: Educación Política y Valores, Toluca, v. 7, n. 14, 2019.

BUKANOV, H. et al. Social marketing in public administration of social service institutions. Revista Gênero & Direito, João Pessoa, v. 8, n. 6, p. 457-468, 2019.

DROBNIC, J. The Key Innovations in Career Guidance on Labour Market. Economics, Ecology, Socium, v. 3, n. 1, p. 12-22, 2019.

GORSKY, V. Philosophy in Ukrainian culture. Methodology and History, v. 1, p. 37-39, 2001.

GVISHIANI, D. Organization and management: monograph. Moscow: Bauman’s MSTU, 13-15, 1998.

KOVAL, V.; POLYEZHAYEV, Y.; BEZKHLIBNA, A. Communicative competences in enhancing of regional competitiveness in the labour market. Baltic Journal of Economic Studies, v. 4, n. 5, p. 105-113, 2018.

KULTAEVA, M. Philosophical and anthropological substantiation of the culture of freedom and its educational implications: theoretical experience of modern German philosophical thought, n. 8, p. 80-98, 2009.

KVITKA, S. et al. Marketing of Ukrainian higher educational institutions representation based on modeling of Webometrics Ranking. Marketing and Management of Innovations, v. 3, p. 60-72, 2019.

MARTYNENKO, O.; VOZNYUK, L. Features of management of innovative processes in the conditions of reforming school education. New Pedagogical Thought, v. 1, p. 12-16, 2018.

MUSHYNSKA, N. Means of future economists’ professional self-development in the educational process of foreign language studying. Economics, Ecology, Socium, v. 2, n. 3, p. 45-56, 2018.

MUSIENKO, I. Educational strategies for shaping national interests in the age of globalization, v. 9, p. 117-121, 2012.

NECHAEV, V. Globalization parameters and factors of the Bologna process. Bulletin of the Moscow University, v. 4, v. 27-34, 2004.

NORTH, D. Institutions, institutional change and economic performance. New York: Cambridge University, 1997.

POPOVICH, M. Ukrainian national idea. Bulletin of the National Academy of Sciences of Ukraine, v. 8, p. 14-20, 2005.

SAHUICHENKO, V. Communication in education: reforms and risks. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, Toluca, v. 2, n. 1, p. 1-14, 2019a.

SAHUICHENKO, V. Postgraduate pedagogical education: trends andrisks. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, Toluca, v. 1, 2019b.

SAHUICHENKO, V. Theoretical and methodological substantiation of the reform of educational institutions. Sumy: PF University Book Publishing House, 2019c.

SARRACIN, T. Germany: Self-liquidation. (TA Nabatnikov, Transl.), p. 12-17, 2012.

SHYNKARENKO, V. Information technologies as a means of patriotic upbringing of students in the educational process of secondary schools. Physical and mathematical Education: a scientific journal, v. 2, n. 12, p. 174-177, 2017.

SHYNKARENKO, V. Structural-functional model of patriotic upbringing of high school students in the educational process of secondary schools. Innovative Pedagogy, v. 3, p. 272-275, 2018.

SHYNKARENKO, V. et al. Educational potential of and communication technologies in patriotic education of students. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 539-552, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.6404.

SHYNKARENKO, V. et al. Formación remota del personal pedagógico en el sistema educativo de posgrado dentro del marco de la nueva escuela ucrania. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, Toluca, v. 7, v. 65, 2019.

THIS is the Ukrainian School. Conceptual principles of secondary school reform. 2016. Ministry of Education and Science of Ukraine.

TOYNBEE, A. D. Civilization before the court of history. Moscow: Progress Culture, 1996. v. 2.

YANKOVYI, O. et al. Economic assessment of investment on the basis of production functions. Turismo: Estudos & Práticas, Mossoró, v. 2, p. 1-11, 2020.

YEVTODIUK, A. V. Synergistic-futurological dimension of modern philosophy of education. Practical Philosophy, v. 3, p. 218-228, 2004.

Publicado

2020-06-30

Como Citar

SAHUICHENKO, V.; VYACHESLAV, S.; BEZENA, I.; OLHA, P.; OLHA, M. Política estadual de formação das competências cívicas e sociais dos estudantes em condições de reforma educacional. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 3, p. e3080, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.3080. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3080. Acesso em: 24 abr. 2024.