Política estadual de formação das competências cívicas e sociais dos estudantes em condições de reforma educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.3080

Palavras-chave:

Educação, reforma, educação patriótica nacional, política pública, competências cívicas e sociais

Resumo

O artigo enfatiza a relevância da formação das competências cívicas e sociais dos estudantes durante a reforma das instituições de ensino, de acordo com o conceito da Nova Escola Ucraniana, com a capacidade de apreciar a diversidade cultural de diferentes povos e se identificar como cidadãos da Ucrânia, contribuindo à educação do patriota ucraniano. Ênfase é colocada nos resultados da pesquisa e trabalho experimental “Formação da esfera de valor significativo de crianças em idade pré-escolar e escolar” sobre as questões da educação nacional-patriótica. Propõe-se considerar a idéia nacional através da reflexão filosófica das questões educacionais nas condições da globalização e identificar as tendências do desenvolvimento da educação nacional em resposta aos desafios e riscos da sociedade moderna que afetam o funcionamento das instituições educacionais. Para resolver questões teóricas, é importante envolver os resultados científicos de especialistas em diferentes direções: administração pública (gestão de processos, segurança do estado), filosofia (formação da consciência nacional), pedagogia (metodologia e tecnologia de influência pedagógica), psicologia ( problemas de motivação e auto-identificação), sociologia (pesquisa de opinião), teoria da comunicação (divulgação da mídia), estudos culturais (preservação da cultura nacional, tradições, tolerância e política do multiculturalismo), política (preservação do estado), segurança nacional (preservação da sociedade) normas, definição de parceiros sociais, desenvolvimento de projetos sociais, considerando solicitações de justiça social), economia (determinando prioridades de financiamento orçamentário e não orçamentário de instituições de ensino, envolvendo a cooperação de órgãos autônomos locais, estruturas empresariais e organizações públicas). Determinou-se que as razões do nível insuficiente de prontidão dos professores para o trabalho sistemático e intencional na educação patriótica dos alunos devem ser buscadas no uso incompleto do potencial das disciplinas educacionais, na falta de métodos científicos e substantivos e em um conjunto de práticas didáticas. ferramentas (livros didáticos, audiolivros, materiais didáticos) que auxiliam na aquisição prática dos conhecimentos, habilidades e uso criativo dos alunos nas atividades cognitivas.

 

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Biografia do Autor

Valentyna Sahuichenko, Dnipro Academy of Continuing Education

Doutor em Ciências da Filosofia, Professor, Professor do Departamento de Filosofia da Instituição Comunal de Educação Superior «Dnipro Academy of Continuing Education» do Conselho Regional de Dnipropetrovsk, Dnipro, Ucrânia.

Shynkarenko Vyacheslav, Dnipro Academy of Continuing Education

PhD in Pedagogical Sciences, Head of the Department of Preschool and Primary Education of Communal Institution of Higher Education «Dnipro Academy of Continuing Education» of Dnipropetrovsk Regional Council, Dnipro, Ukraine.

Ivan Bezena, Dnipro Academy of Continuing Education

PhD in Philosophy, Head of the Department of Social and Humanitarian Education of Communal Institution of Higher Education «Dnipro Academy of Continuing Education» of Dnipropetrovsk Regional Council, Dnipro, Ukraine.

Perederii Olha, Dnipro Academy of Continuing Education

PhD in Pedagogical Sciences, Associate Professor of the Department of Preschool and Primary Education of Communal Institution of Higher Education «Dnipro Academy of Continuing Education» of Dnipropetrovsk Regional Council, Dnipro, Ukraine.

Martynenko Olha, Dnipro Academy of Continuing Education

PhD in Economics, Head of the Department of Educational Management, Public Policy and Economics of Communal Institution of Higher Education «Dnipro Academy of Continuing Education» of Dnipropetrovsk Regional Council, Dnipro, Ukraine. 

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

SAHUICHENKO, V.; VYACHESLAV, S.; BEZENA, I.; OLHA, P.; OLHA, M. Política estadual de formação das competências cívicas e sociais dos estudantes em condições de reforma educacional. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 3, p. e3080, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.3080. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3080. Acesso em: 22 dez. 2024.