Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985)

Autores

  • Sauloéber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Genis Alves Pereira de Lima Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1892

Palavras-chave:

Ensino Profissionalizante, Instituições escolares, Escolas polivalentes, Ditadura civil-militar

Resumo

Este texto apresenta resultados da pesquisa em torno da história da Escola Polivalente na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, no período que abrange os anos entre 1974 e 1985. Investigam-se os processos históricos que marcaram essa sociedade, a vida dos partícipes das vivências desse âmbito escolar, valorizando a memória da instituição, além de gerar novos conhecimentos para o campo da história da educação do país e da região em foco. As Escolas Polivalentes surgiram em contexto da Ditadura Civil-Militar, tendo como principal característica estabelecerem novos parâmetros para a implantação do modelo tecnicista educacional do regime, o qual se baseou nas relações entre o Brasil e os Estados Unidos. Metodologicamente o estudo se pautou por pesquisas bibliográfica, documental e iconográfica, além de entrevistas com atores que participaram das vivências e experiências dessa instituição.

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Biografia do Autor

Sauloéber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

É professor associado da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE-UFU), membro do GT-Uberlândia vinculado ao HISTEDBR-UNICAMP, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (linha de Historiografia e História da Educação), sócio da SBHE, da ANPED e da ANPUH-MG. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (NEPE-ICHPO). Membro do Comitê de Iniciação Científica (Port. PROPP no. 02 - 21-mar-17) e do CEP-UFU (Comitê de Ética em Pesquisa (Port. PROPP no. 34 - 04-set-2019).

Genis Alves Pereira de Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação na Linha de História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atuou como bolsista no Programa de Iniciação à Docência- PIBID no subprojeto Gestão.Tem experiência em educação no Ensino Fundamental e Monitoria do Programa Mais Educação.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

SOUZA, S. T. de; LIMA, G. A. P. de. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 2, p. 72–88, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i2.1892. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101. Acesso em: 24 abr. 2024.