A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v1i1.1448Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Produção do conhecimento, Teses, CapesResumo
Este artigo objetiva analisar o tema Ensino Médio Integrado (2011-2014) no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Foram localizadas dez teses que discorrem a respeito dessa problemática. Para fundamentar a pesquisa, recorreu-se aos estudos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Kuenzer (2009) e Moura (2014), o que configurou esta pesquisa como bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que os trabalhos consultados se bifurcam em três categorias: currículo integrado, políticas de avaliação de implementação e situações do cotidiano do processo de ensino e aprendizagem. Essas categorias abordam elementos teóricos e empíricos sobre o Ensino Médio Integrado no Brasil. Sinaliza-se a necessidade de mais pesquisas de doutoramento voltadas para discussões referentes ao Ensino Médio Integrado, uma vez que na última década esse esteve no cerne das principais políticas da expansão da educação profissional nesse país.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2009.
ARRUDA, H. P. B. Planejamento de aula e o uso de tecnologias da informação e comunicação: percepção de docentes do Ensino Médio. 2012. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
BENFATTI, X. D. O currículo integrado do Ensino Médio Integrado: da intenção à realização. 2011. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
BEZERRA, D. S. Políticas e planejamento do Ensino Médio (integrado ao técnico) e da Língua Estrangeira (Inglês): na mira(gem) da politecnia e da integração. 2012. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
BOFF, E. T. O. Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador – autor e ator – de seu fazer cotidiano escolar. 2011. 318 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jul. 2014. Seção 1, p. 18.
CELINO, M. L. S. Aprender e ensinar na idade mídia: quando os jovens ocupam as duas dimensões do processo. 2012. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
KUENZER, A. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LIMA, A. D. Vozes em diálogo na escola: uma análise de posicionamentos sobre a disciplina Língua Portuguesa no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFRN. 2011. 205 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
MAIA, L. M. Ensino Médio Integrado no Maranhão: concepção, possibilidades e desafios. 2011. 133 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2011.
MOURA, D. H. Trabalho e formação docente na Educação Profissional. Curitiba: IRPR, 2014.
ORTIGARA, C. Reformas educacionais no período Lula (2003-2010): implementação nas Instituições Federais de Ensino Profissional. 2012. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
SANTOS, M. S. Temas sociocientíficos em aulas práticas de Química na Educação Profissional: uma abordagem CTS. 2011. 273 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2011. DOI: https://doi.org/10.3895/S1982-873X2010000200006
SILVA, J. L. Cenários para um currículo com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio. 2011. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 João Kaio Cavalcante de Morais, Ana Lúcia Sarmento Henrique, Lenina Lopes Soares Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.