A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento

Autores

  • João Kaio Cavalcante de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Ana Lúcia Sarmento Henrique Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Lenina Lopes Soares Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i1.1448

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Produção do conhecimento, Teses, Capes

Resumo

Este artigo objetiva analisar o tema Ensino Médio Integrado (2011-2014) no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior. Foram localizadas dez teses que discorrem a respeito dessa problemática. Para fundamentar a pesquisa, recorreu-se aos estudos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Kuenzer (2009) e Moura (2014), o que configurou esta pesquisa como bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que os trabalhos consultados se bifurcam em três categorias: currículo integrado, políticas de avaliação de implementação e situações do cotidiano do processo de ensino e aprendizagem. Essas categorias abordam elementos teóricos e empíricos sobre o Ensino Médio Integrado no Brasil. Sinaliza-se a necessidade de mais pesquisas de doutoramento voltadas para discussões referentes ao Ensino Médio Integrado, uma vez que na última década esse esteve no cerne das principais políticas da expansão da educação profissional nesse país.

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Publicado

2016-01-04

Como Citar

MORAIS, J. K. C. de; HENRIQUE, A. L. S.; SILVA, L. L. S. A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 1, p. 110–123, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i1.1448. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94. Acesso em: 27 abr. 2024.