A ética do cuidado na promoção da saúde mental dos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024019

Palavras-chave:

Saúde mental. Ética do cuidado. Escolares.

Resumo

Trata-se de um estudo reflexivo sobre a ética do cuidado na promoção da saúde mental dos escolares. Para tanto se utilizou o conceito de ética do cuidado remetendo-o ao espaço da escola para discutir as contribuições deste na construção de um ambiente respeitoso e responsável com o bem-estar emocional das juventudes. A pandemia de COVID- 19 desencadeou, em larga escala, casos de sofrimento psíquico em criança e jovens em idade escolar. A escola enquanto espaço estratégico de socialização desse grupo etário cumpre um papel fundamental na promoção da saúde dos escolares. Para embasar a discussão utilizou- se os escritos de Gilligan (1982), Estanislau e Bressan (2014) e Noddings (2003) dentre outros autores.

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Biografia do Autor

Elizabeth Chagas Gomes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda do PPCCLIS (UECE), Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE (2019), Especialista em Gestão e Avaliação Pública pela UFJF (2013), Graduada em Lic. em Química – UFC (2009) e Pedagogia - UVA (2003).

Raimundo Augusto Martins Torres, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor da Universidade Estadual do Ceará - UECE (2005-2024), Professor- Pesquisador no Programa Acadêmico de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde – PPCCLIS.

Leonardo Sabioa Paz, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em enfermagem (2010). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde - PPCCLIS da Universidade Estadual do Ceará (UECE - 2020). Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 2016 - 2018). Especialista em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital (FSLM - 2021 - 2022).

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

GOMES, E. C.; TORRES, R. A. M.; PAZ, L. S. A ética do cuidado na promoção da saúde mental dos escolares. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024019, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13656. Acesso em: 21 dez. 2024.