A ética do cuidado na promoção da saúde mental dos escolares
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e024019Palavras-chave:
Saúde mental. Ética do cuidado. Escolares.Resumo
Trata-se de um estudo reflexivo sobre a ética do cuidado na promoção da saúde mental dos escolares. Para tanto se utilizou o conceito de ética do cuidado remetendo-o ao espaço da escola para discutir as contribuições deste na construção de um ambiente respeitoso e responsável com o bem-estar emocional das juventudes. A pandemia de COVID- 19 desencadeou, em larga escala, casos de sofrimento psíquico em criança e jovens em idade escolar. A escola enquanto espaço estratégico de socialização desse grupo etário cumpre um papel fundamental na promoção da saúde dos escolares. Para embasar a discussão utilizou- se os escritos de Gilligan (1982), Estanislau e Bressan (2014) e Noddings (2003) dentre outros autores.
Métricas
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1344 8-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 23 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de- educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc Acesso em: 13 jul.2024.
BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Revista Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, 2007. p.77-93. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/physis/a/msNmfGf74RqZsbpKYXxNKhm/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 14 jul. 2024.
ESTANISLAU, Gustavo M.; BRESSAN, Rodrigo Affonseca. (org.) Saúde Mental na Escola: o que os educadores precisam saber. Porto Alegre: Artmed, 2014. 277p.
FURROW, D. Ética: conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2007. 184p.
GILLIGAN, C. Em uma voz diferente. Harvard University Press, Cambridge, MA. 1982. 190p.
GOMES, J. P. As escolas promotoras de saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Rev. Educação, Porto Alegre, v. 32, n.1, p. 84 – 91, jan./abri. 2009. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5229 Acesso em: 07 jan. 2024
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. Fausto Castilho. Edição bilíngue. Petrópolis: Editora Vozes; Campinas: Editora Unicamp, 2012. 1200p.
NODDINGS, Nel. O cuidado: uma abordagem feminina à ética e à educação moral. São Leopoldo: Unisinos, 2003. 256p.
SANMARTÍ, L. Educación sanitária: princípios, métodos e aplicaciones. Madrid: Diaz de Santos, 1988. 268p.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): situation report 78. Geneva: WHO [Internet], 2020 [cited 20 Jun 2022]; 12. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331719. Acesso em: 02. Set. 2023.
ZOBOLI, E. L. C. P. A redescoberta da ética do cuidado: o foco e a ênfase nas relações. Rev. Esc. Enferm USP, v. 38, n. 1, p. 21-7, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QxhC6TD3pJf8mSfdSmJwLBK/ Acesso em: 23 set. 2023.