As questões étnico - Raciais nas histórias em quadrinhos e as Práticas educativas na formação inicial docente
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.276Palavras-chave:
Diferença racial, Histórias em quadrinhos, Prática docente, Formação docenteResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir as questões étnico-raciais, no contexto da formação inicial docente, no ensino superior privado, a partir da utilização das histórias em quadrinhos. Optou-se por aplicar uma pesquisa no curso de licenciatura plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, com polo em Campina Grande – Paraíba, devido à sua influência em formar professores para educação básica. A abordagem metodológica desta pesquisa configura-se de caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, articulada a uma pesquisa bibliográfica. A utilização das histórias em quadrinhos no ensino superior, no contexto de formação inicial, propicia discussões de temática racial aos professores e uma prática educativa articulada com a teoria, por sua característica interdisciplinar, pois está ancorada em diferentes campos do conhecimento, proporcionando a compreensão de abordagens temáticas que versem sobre o povo negro, motivando, assim, uma aprendizagem crítica adaptada às diferentes realidades educacionais.
Downloads
Referências
CALAZANS, F. M. A. Histórias em quadrinhos na escola. 3.ed. São Paulo: Paulus, 2008.
CHARTIER, R. História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
LUYTEN, S. M. B. (Org.). Histórias em quadrinhos:leitura crítica. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1985.
MÜLLER, T. M. P.; COELHO, W. N. B. A Lei nº 10.639/03 e a formação de professores:trajetórias e perspectivas. In: MÜLLER, T. M. P.; COELHO, W. N. B. (Org.). Relações étnico-raciais e diversidade. Niterói: UFF: Alternativa, 2013.p. 59-86.
SANSONE, L.; PINHO, O. R. (Org.). Raça:novas perspectivas antropológicas. 2.ed. Salvador: Associação Brasileira de Antropologia: UFBA, 2008.
SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. A postura educativa de O Tico-Tico: uma análise da primeira revista brasileira de histórias em quadrinhos. Comunicação & Educação,São Paulo, v. 13, n. 2, 2008.
SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Revista Científica –ECCOS, São Paulo, n. 27, p. 81-95, 2012.
SILVA, T. T. Teoria cultural e educação:um vocábulo crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na educação:da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira, Patrícia Cristina de Aragão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.