As questões étnico - Raciais nas histórias em quadrinhos e as Práticas educativas na formação inicial docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.276

Palavras-chave:

Diferença racial, Histórias em quadrinhos, Prática docente, Formação docente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as questões étnico-raciais, no contexto da formação inicial docente, no ensino superior privado, a partir da utilização das histórias em quadrinhos. Optou-se por aplicar uma pesquisa no curso de licenciatura plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, com polo em Campina Grande – Paraíba, devido à sua influência em formar professores para educação básica. A abordagem metodológica desta pesquisa configura-se de caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação, articulada a uma pesquisa bibliográfica. A utilização das histórias em quadrinhos no ensino superior, no contexto de formação inicial, propicia discussões de temática racial aos professores e uma prática educativa articulada com a teoria, por sua característica interdisciplinar, pois está ancorada em diferentes campos do conhecimento, proporcionando a compreensão de abordagens temáticas que versem sobre o povo negro, motivando, assim, uma aprendizagem crítica adaptada às diferentes realidades educacionais.

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

OLIVEIRA, L. M. S. D.; ARAGÃO, P. C. de. As questões étnico - Raciais nas histórias em quadrinhos e as Práticas educativas na formação inicial docente. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 8, p. 171–190, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i8.276. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/276. Acesso em: 22 dez. 2024.