Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional https://revistas.uece.br/index.php/impa <p>A Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista IMPA) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, editado pelo grupo de pesquisa de mesmo nome - IMPA, chancelado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos avaliativos nacionais e internacionais no campo das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne a qualificação das práticas avaliativas e discussões políticas sobre a temática por docentes da educação básica e do ensino superior.</p> pt-BR impa@uece.br (Jose Airton Pontes Junior) impa@uece.br (Leandro Araujo de Sousa) seg, 14 set 2020 18:14:23 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Investigação de fatores relacionados à satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3793 <p>O presente artigo se dedica a realizar uma investigação sobre a temática da Satisfação Acadêmica no ensino superior, priorizando identificar na literatura nacional quais são os fatores a ela relacionados. Pesquisas sobre a temática têm afirmado que a importância da temática para a compreensão de fatores que influenciam seja a permanência ou o abando de estudantes universitários. Metodologicamente foi realizada pesquisa bibliográfica direcionada para artigos que constam no banco de dados do Scientific Electronic Library OnLine (Scielo) e ao acervo das bibliotecas universitárias da Faculdade de Educação da Unicamp, USP e UNESP selecionando apenas trabalhos publicados nos últimos cinco anos. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o reconhecimento dos fatores que interferem na satisfação dos estudantes no ambiente educacional, auxiliando no planejamento de ações, programas e serviços de atendimento aos estudantes.</p> Andréia Osti, Beatriz Marsili Chico, Vinícius de Oliveira, Leandro Silva Almeida ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3793 seg, 17 ago 2020 18:10:36 -0300 Raça/etnia e o desempenho dos estudantes de educação física no Enade https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3853 <p>O estudo teve como objetivo analisar o desempenho dos estudantes de licenciatura em Educação Física no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2017 de acordo com a raça/etnia. Participaram do estudo 15.400 indivíduos, com média de idade 26,52 (± 6,43). Foram utilizados os microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira que tiveram suas respostas validadas e posteriormente foram realizadas estatísticas descritivas simples. Evidenciamos baixo desempenho em relação aos estudantes identificados como negros e indígenas, pertencendo os melhores desempenhos aos estudantes autodeclarados brancos e amarelos.</p> Lucas Souza Silva, Francisca Feitosa da Silva, Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3853 seg, 14 set 2020 18:12:30 -0300