Inclusão social de crianças com deficiências múltiplas no cotidiano escolar

Autores

  • Andreza Batista Mattos Secretaria Estadual de Minas Gerais
  • Geraldo Antônio Fiamenghi-Júnior Faculdades Atibaia
  • Sueli Galego de Carvalho Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvana Maria Blascovi-Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1607

Palavras-chave:

Inclusão social, Professores, Deficiências múltiplas, Educação especial

Resumo

As transformações ocorridas no sistema educacional brasileiro têm produzido resultados positivos e negativos no processo inclusivo escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. Este trabalho teve como objetivo identificar as ações de inclusão social na percepção dos educadores de crianças com deficiências múltiplas em escolas de ensino regular no interior de Minas Gerais. Os participantes foram professores de cinco crianças com deficiências múltiplas. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, utilizando entrevistas semiestruturadas com os professores, além de observações das crianças, realizadas em sala de aula e nos momentos recreativos. Nos depoimentos dos professores, identificou-se que eles não possuem experiência com crianças deficientes e que há necessidade de apoio em sala de aula visando atender às necessidades educacionais especiais dessas crianças, que vivem, em alguns casos, uma exclusão social na situação escolar.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

MATTOS, A. B.; FIAMENGHI-JÚNIOR, G. A.; CARVALHO, S. G. de; BLASCOVI-ASSIS, S. M. Inclusão social de crianças com deficiências múltiplas no cotidiano escolar. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 2, p. 184–207, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i2.1607. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/108. Acesso em: 21 dez. 2024.