A não participação dos alunos nas aulas de educação física no Ensino Médio: Avaliação das práticas de ensino no estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021008

Palavras-chave:

Educação Básica, Licenciatura , Professor

Resumo

Esse estudo teve como objetivo discutir a não participação dos alunos nas regências durante a realização do Estágio Supervisionado no Ensino Médio, na qual, participaram 137 alunos regularmente matriculados. O estudo é de caráter descritivo, de abordagem quali-quantitativa. Ao percebermos o processo de evasão foi estruturado e aplicado um questionário. Desse modo, os resultados mostraram que 64,98% dos alunos consideram as aulas excelentes e 32,85% classificam as aulas como boas. Há preferência por aulas práticas (65,69%), em comparação às aulas teóricas (9,49%). Quando se refere à dificuldade de realizarem as aulas práticas, 19,71% disseram que sim. Além disso, evidenciamos que a não participação nas aulas de Educação Física é justificada pelos alunos por diferentes motivos, tais como falta de interesse e escassez de material.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisca Feitosa da Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Participou do grupo de estudos Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE).

Antonia Rutiele Lima de Araujo, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atuou como membra do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (GPAFiS).

Nargila Mara da Silva Bento, Universidade Regional do Cariri

Professora substituta na Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestra e Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação  Física da Universidade Nacional de Brasília (UnB). Líder e membro do grupo de estudo (NePEFE).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri

Professor substituto na Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Referências

BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD, Marcia de Souza. A prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de pedagogia: um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, p.142-160, mai./ago., 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.319.

FERREIRA, Mayara Luana dos Santos; GRAEBNER, Luciane; MATIAS, Thiago Sousa. Percepção de alunos sobre as aulas de educação física no ensino médio. Pensar a Prática, [S. l.], v. 17, n. 3, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.25587

KONDRASHOVAI, Lydia Valentinovna et al. Desenvolvimento do potencial criativo de futuros profesores: estrategia para melhorar a qualidade de ensino superior pedagógico. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-15, set./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.3292.

LIMA, Isabel Salomé de Miranda Santos; ANDRADE, Ana Isabel; COSTA, Nilza Maria Vilhena Nunes. A prática pedagógica na formação inicial de professores

em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 3-26, jan./abr., 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1448.

MEZZAROBA, Cristiano; CARRIQUIRIBORDE, Nicolás. Teoria e prática: questões imprescindíveis à prática educativa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-20, set./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2807.

OLIVEIRA, Rosane Machado. Estágio supervisionado ensino médio: planejamento e docência. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. n. 4, v, 06, p. 243-272, mai., 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/planejamento-e-docencia Acesso em: 17 jul. 2020.

PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victoria; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli; PALMA, José Augusto Victoria. Educação Física e a organização curricular: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 2. Ed. Londrina: EDUEL, 2018.

PRANDINA, Marilene Zandonade; SANTOS, Maria de Lourdes dos. A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área. Horizontes - Revista de Educação, [S.l.], v. 4, n. 8, p. 99-114, jun., 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5745

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernane Cezar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo/RS. Universidade Freevale, 2013.

ROCHA, Maria Tereza Sudário; PAIXÃO, Jairo Antônio. Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física. Horizontes, v. 36, n. 3, p. 187-199, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i3.569

SANTOS, Eliane Aparecida dos.; FREIRE, Leila Inês Follmann. Planejamento e aprendizagem docente durante o estágio curricular supervisionado. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 263-281, 2017. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v2n1.6767

SILVA, Fabiana Miguel; COFFANI, Marcia Cristina Rodrigues da Silva. O lugar da educação física no ensino médio: Entre a presença e ausência do aluno. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 11, n. 4, p. 159-178, Campinas. out./dez., 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v11i4.8637597.

SOUZA, Maria Lília Imbiriba; SOARES, Lucas de Vasconcelos. Avaliação educacional ou política de resultados?. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-24, set./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2951

SOUZA NETO, Samuel; SYRINO, Marina; BORGES, Cecilia. O Estágio Curricular Supervisionado como Lócus Central da Profissionalização do Ensino. Revista Portuguesa de Educação, v. 32, n. 1, p. 52-72. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.13439

TARDIF, MAURICE. Saberes docentes e formação profissional. Edição digital. Ed. Vozes. Petrópolis, RJ. 2014. 13p.

Publicado

2021-05-21

Como Citar

SILVA, F. F. da .; ARAUJO, A. R. L. de .; BENTO, N. M. da S.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de . A não participação dos alunos nas aulas de educação física no Ensino Médio: Avaliação das práticas de ensino no estágio. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e021008, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021008. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4221. Acesso em: 24 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)