A não participação dos alunos nas aulas de educação física no Ensino Médio: Avaliação das práticas de ensino no estágio
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e021008Palavras-chave:
Educação Básica, Licenciatura , ProfessorResumo
Esse estudo teve como objetivo discutir a não participação dos alunos nas regências durante a realização do Estágio Supervisionado no Ensino Médio, na qual, participaram 137 alunos regularmente matriculados. O estudo é de caráter descritivo, de abordagem quali-quantitativa. Ao percebermos o processo de evasão foi estruturado e aplicado um questionário. Desse modo, os resultados mostraram que 64,98% dos alunos consideram as aulas excelentes e 32,85% classificam as aulas como boas. Há preferência por aulas práticas (65,69%), em comparação às aulas teóricas (9,49%). Quando se refere à dificuldade de realizarem as aulas práticas, 19,71% disseram que sim. Além disso, evidenciamos que a não participação nas aulas de Educação Física é justificada pelos alunos por diferentes motivos, tais como falta de interesse e escassez de material.
Métricas
Referências
BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD, Marcia de Souza. A prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de pedagogia: um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, p.142-160, mai./ago., 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.319.
FERREIRA, Mayara Luana dos Santos; GRAEBNER, Luciane; MATIAS, Thiago Sousa. Percepção de alunos sobre as aulas de educação física no ensino médio. Pensar a Prática, [S. l.], v. 17, n. 3, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.25587
KONDRASHOVAI, Lydia Valentinovna et al. Desenvolvimento do potencial criativo de futuros profesores: estrategia para melhorar a qualidade de ensino superior pedagógico. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-15, set./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.3292.
LIMA, Isabel Salomé de Miranda Santos; ANDRADE, Ana Isabel; COSTA, Nilza Maria Vilhena Nunes. A prática pedagógica na formação inicial de professores
em Cabo Verde: perspectivas dos supervisores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 3-26, jan./abr., 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1448.
MEZZAROBA, Cristiano; CARRIQUIRIBORDE, Nicolás. Teoria e prática: questões imprescindíveis à prática educativa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-20, set./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2807.
OLIVEIRA, Rosane Machado. Estágio supervisionado ensino médio: planejamento e docência. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. n. 4, v, 06, p. 243-272, mai., 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/planejamento-e-docencia Acesso em: 17 jul. 2020.
PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victoria; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli; PALMA, José Augusto Victoria. Educação Física e a organização curricular: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 2. Ed. Londrina: EDUEL, 2018.
PRANDINA, Marilene Zandonade; SANTOS, Maria de Lourdes dos. A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área. Horizontes - Revista de Educação, [S.l.], v. 4, n. 8, p. 99-114, jun., 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5745
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernane Cezar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo/RS. Universidade Freevale, 2013.
ROCHA, Maria Tereza Sudário; PAIXÃO, Jairo Antônio. Estágio curricular supervisionado e profissionalização docente na percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física. Horizontes, v. 36, n. 3, p. 187-199, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i3.569
SANTOS, Eliane Aparecida dos.; FREIRE, Leila Inês Follmann. Planejamento e aprendizagem docente durante o estágio curricular supervisionado. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 263-281, 2017. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v2n1.6767
SILVA, Fabiana Miguel; COFFANI, Marcia Cristina Rodrigues da Silva. O lugar da educação física no ensino médio: Entre a presença e ausência do aluno. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 11, n. 4, p. 159-178, Campinas. out./dez., 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v11i4.8637597.
SOUZA, Maria Lília Imbiriba; SOARES, Lucas de Vasconcelos. Avaliação educacional ou política de resultados?. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-24, set./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2951
SOUZA NETO, Samuel; SYRINO, Marina; BORGES, Cecilia. O Estágio Curricular Supervisionado como Lócus Central da Profissionalização do Ensino. Revista Portuguesa de Educação, v. 32, n. 1, p. 52-72. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.13439
TARDIF, MAURICE. Saberes docentes e formação profissional. Edição digital. Ed. Vozes. Petrópolis, RJ. 2014. 13p.