A não participação dos alunos nas aulas de educação física no Ensino Médio: Avaliação das práticas de ensino no estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021008

Palavras-chave:

Educação Básica, Licenciatura , Professor

Resumo

Esse estudo teve como objetivo discutir a não participação dos alunos nas regências durante a realização do Estágio Supervisionado no Ensino Médio, na qual, participaram 137 alunos regularmente matriculados. O estudo é de caráter descritivo, de abordagem quali-quantitativa. Ao percebermos o processo de evasão foi estruturado e aplicado um questionário. Desse modo, os resultados mostraram que 64,98% dos alunos consideram as aulas excelentes e 32,85% classificam as aulas como boas. Há preferência por aulas práticas (65,69%), em comparação às aulas teóricas (9,49%). Quando se refere à dificuldade de realizarem as aulas práticas, 19,71% disseram que sim. Além disso, evidenciamos que a não participação nas aulas de Educação Física é justificada pelos alunos por diferentes motivos, tais como falta de interesse e escassez de material.

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Biografia do Autor

Francisca Feitosa da Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Participou do grupo de estudos Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (NePEFE).

Antonia Rutiele Lima de Araujo, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atuou como membra do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (GPAFiS).

Nargila Mara da Silva Bento, Universidade Regional do Cariri

Professora substituta na Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestra e Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação  Física da Universidade Nacional de Brasília (UnB). Líder e membro do grupo de estudo (NePEFE).

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri

Professor substituto na Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

SILVA, F. F. da .; ARAUJO, A. R. L. de .; BENTO, N. M. da S.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de . A não participação dos alunos nas aulas de educação física no Ensino Médio: Avaliação das práticas de ensino no estágio. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e021008, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021008. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4221. Acesso em: 30 out. 2024.

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