Desenvolvimento do potencial criativo de futuros professores

estratégia para melhorar a qualidade do ensino superior pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.3292

Palavras-chave:

Estratégia, Qualidade, Educação, Potencial criativo

Resumo

O artigo revela a interação da orientação pessoal da formação de futuros professores e a qualidade de sua educação pedagógica, o nível de prontidão para a atividade profissional criativa. O potencial criativo do aluno é considerado como um indicador de orientação pessoal de preparação para a atividade profissional e seu desenvolvimento por meio do processo educacional como estratégia de manutenção da qualidade do ensino pedagógico superior. O potencial criativo dos futuros professores alia-se àestrutura decomponentes motivacionais, operacionais, pessoais e avaliativos, cujo grau de formação depende da qualidade da educação pedagógica e do grau de prontidão para a atividade profissional criativa. A efetividade do modelo estrutural-funcional do sistema de desenvolvimento do potencial criativo de futuros professores em conformidade com o conjunto de condições pedagógicas foi confirmada experimentalmente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lydiya Valentinovna Kondrashova, Bogdan Khmelnytsky Cherkasy National University

Doutor em Pedagogia, Professor do Departamento de Ciências Pedagógicas, Doutor em Pedagogia, Professor do Departamento de Ciências Pedagógicas, Gestão Educacional e Sociocultural Bogdan Khmelnytsky Cherkasy Universidade Nacional, Cherkasy, Ucrânia.

Mykola Mykolayovych Kondrashov, Bogdan Khmelnytsky Cherkasy National University

PhD, estudante de doutorado do Departamento de Ciências Pedagógicas, Gestão Educacional e Sociocultural da Universidade Nacional Bogdan Khmelnytsky Cherkasy, Cherkasy, Ucrânia.

Natalia Oleksandrivna Chuvasova, Kryvyi Rih State Pedagogical University

Doutor em Pedagogia, Professor Associado de Química, Kryvyi Rih State PedagogicalDoutor em Pedagogia, Professor Associado de Química, Kryvyi Rih State Pedagogical University, Kryvyi Rih, Ucrânia.

Nadiya Andriyivna Kalinichenko, Volodymyr Vynnychenko Central Ukrainian State Pedagogical University

Doutor em Ciências Pedagógicas, Professor, Chefe do Departamento de Biologia e Métodos do Doutor em Ciências Pedagógicas, Professor, Chefe do Departamento de Biologia e Métodos do Ensino de Volodymyr Vynnychenko Universidade Pedagógica do Estado Central da Ucrânia, Kropyvnytskyi, Ucrânia.

Hanna Volodymyrivna Deforzh, Volodymyr Vynnychenko Central Ukrainian State Pedagogical University

Doutor em Ciências da História, Professor, Professor Associado do Departamento de Biologia e Métodos, Doutor em Ciências da História, Professor, Professor Associado do Departamento de Biologia e Métodos de Ensino da Universidade Pedagógica do Estado da Ucrânia Central, Volodymyr Vynnychenko, Kropyvnytskyi, Ucrânia.

Referências

AMABILE, T. M. et al. (Ed.). Сonditions of creativity: the nature of creativity. Cambridge: Cambridge University, 1988.

ANDREEV, V. I. Dialectics of education and self-education of a creative person. Kazan: Kazan University, 1988.

BARRON, F. Discovering of creative personality: the Behavioral sciences and education. New York: The College Entrance Examination Board, 1963.

BODEN, M. A. Creativity and artificial intelligence. Artificial Intelligence, n. 103, p. 347-356, 1998.

BODNAR, S.; MIRKOVICH, I.; KOVAL, V. Human capital development in Ukrainian education system by means of language integrated teaching. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, Toluca, v. 7, p. 14, 2019.

BUKANOV, H. et al. Social marketing in public administration of social service institutions. Revista Gênero & Direito, João Pessoa, n. 8, p. 457-468, 2019.

DAVYDOV, V. V. Problems of developmental education: the experience of theoretical and experimental research. Moscow: Pedagogy, 1986.

DISTERWEG, A. Guide to the education of German teachers: reader on the history of foreign pedagogy. Moscow: Education, 1971.

GUZIY, N. V. Fundamentals of professional pedagogy. K.: NPU, 2004.

HENNESSY, M. Algebraic theory of processes. Cambridge: MIT, 1988.

ILYIN, E. P. Psychology of creativity, creativity, giftedness. San Pietroburgo: Peter, 2009.

KAMENSKY, J. A. Selected pedagogical essays. Moscow: Pedagogika,1982.

KHUTORSKOY, A. V. Heuristic training: theory, methodology, practice. Moscow: International Pedagogical Academy, 1998.

KOLOSOVA, N. M. Structural and functional model of preparation of future educators for pedagogical support of preschool children. Pedagogical Discourse, v. 10, p. 245-251, 2011.

KORETS, M. S. Development of creative potential of future teachers of labor training in the system of technical training. K.: NPU, 1998.

KOVAL, V.; POLYEZHAYEV, Y.; BEZKHLIBNA, A. Communicative competences in enhancing of regional competitiveness in the labour market. Baltic Journal of Economic Studies, v. 4, n. 5, p. 105-113, 2018.

KUZMINA, N. V. Professionalism of the personality of the teacher and Master of Industrial Training. Moscow: Higher School, 1990.

LERNER, I. Y. Modern didactics: theory - practice. Moscow: Pedagogy, 1994.

MAKARENKO, A. S. Pedagogical works. Moscow: Pedagogy, 1984.

MAKHMUTOV, M. I. Organization of problematic education at school. Moscow: Education, 1977.

MATUSHINSKY, G. U.; FROLOV, A. G. Designing models of preparation for the professional activities of higher education teachers. Educational Technology and Community, v. 3, n. 4, p. 183-192, 2000.

MATYUSHKIN, A. M. The concept of creative giftedness. Psychology Issues, v. 6, p. 29-33, 1989.

MUSHYNSKA, N. Means of future economists’ professional self-development in the educational process of foreign language studying. Economics, Ecology, Socium, v. 2, n. 3, p. 45-56, 2018.

NOVIKOV, D. A. Statistical methods in pedagogical research (typical cases). Moscow: MZ, 2004.

PESTALOZZI, I. G. Selected pedagogical essays. Moscow: Pedagogika, 1981.

PONOMAREV, Y. A. Creativity psychology and pedagogy. Moscow: Pedagogy, 1976.

ROUSSEAU, J. J. Pedagogical works in 2 vol. Moscow: Pedagogy, 1981

STERNBERG, R. J. Mental self-government: a theory of intellectual styles and their development. Human Development, v. 31, n. 4, p. 197-224, 1988.

SUKHOMLINSKY, V. A. Conversation with the young headmaster. Moscow: Enlightenment, 1982.

SYSOEVA, S. O. Creative development of personality in the process of continuing professional education. Continuing professional education: theory and practice, 2001.

TIKHOMIROV, O. K. Psychological research of creative activity. Moscow: Science, 1975.

USHINSKY, K. D. Pedagogical works. Moscow: Pedagogy, 1988.

ZAGVYAZINSKY, V. I. Modeling in the structure of pedagogical design. Alma Mater: Bulletin of Higher Education, 1987.

Publicado

2020-07-18

Como Citar

KONDRASHOVA, L. V.; KONDRASHOV, M. M.; CHUVASOVA, N. O.; KALINICHENKO, N. A.; DEFORZH, H. V. Desenvolvimento do potencial criativo de futuros professores: estratégia para melhorar a qualidade do ensino superior pedagógico. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 3, p. e3292, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.3292. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3292. Acesso em: 19 abr. 2024.