Saberes tradicionais, etnobotânica e o ensino de ciências: estudo em escolas públicas do Maciço de Baturité, Ceará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11mai/ago.3355

Palavras-chave:

Saberes tradicionais, Etnobotânica, Ensino de Ciências, Plantas medicinais

Resumo

O presente estudo objetivou compreender como os saberes tradicionais da Etnobotânica podem contribuir para o ensino-aprendizagem de Ciências. O estudo foi desenvolvido em duas escolas públicas de ensino fundamental II do Ceará. Caracteriza-se como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no início do primeiro semestre de 2016, através da aplicação de um questionário com 50 discentes do 7º ano de duas escolas públicas. Após a interpretação dos dados, realizou-se uma oficina nas duas escolas, o que permitiu a troca de conhecimento e experiências entre os discentes. O estudo revelou que os estudantes possuem um amplo nível de informações acerca das plantas medicinais, porém esse conhecimento não é disseminado dentro do ambiente escolar, demonstrando a necessidade de valorização do conhecimento empírico dos discentes para promover uma aprendizagem contextualizada, fomentando a elaboração significativa do conhecimento.

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Biografia do Autor

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Pós-doutor em Educação (PNPD-2017-2018) pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdades Kurius (FAK). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e Professor do Curso de Graduação em Administração Pública presencial, ambos da UNILAB; Professor-Pesquisador no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Políticas Públicas, Estado e Sociedade; 3) Etnociência, Saberes Populares e Sustentabilidade; 3) Culturas, História, Memória e Educação. Desenvolve também pesquisas em História e Cultura Afro-brasileira e Africana; Biografias; Temáticas étnico-raciais; Segurança Pública e Crime Organizado; Direitos Humanos e Sistema Penitenciário; Cultura Digital; Família, Gênero e Geração; Museologia; Patrimônios; Gestão Ambiental; Teoria e Metodologia da História; Micro-História; Ensino de Ciências; Fundamentos Históricos, Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos da Educação. É Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais) da UNILAB/ICSA/CNPq e Pesquisador integrante do Núcleo de História e Memória da Educação - NHIME da UFC/CNPq.

Luana Mateus de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela UFC, mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), especialista em Gestão Escolar pela Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) e em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos pela Unilab e graduada em Ciências da Natureza e Matemática, com habilitação em Biologia, pela Unilab. Na graduação, atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrante do grupo de pesquisa e extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss) da Unilab, cadastrado no diretório de grupos de pesquisas do CNPq. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Práticas Educativas de Biologia, Estágio Supervisionado em Biologia, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Medição de Conflitos Escolares e Cultura de Paz e como professora diretora de turma. Atuou como professora formadora de Matemática na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 8 (Crede 8), da Secretaria Estadual da Educação do Ceará (Seduc-CE). Possui experiência ainda como colaboradora do curso Ciências da Natureza e Matemática em Diálogo com a Diversidade Étnico-             -Racial da Unilab/Seduc.

José Lucas Martins Melo, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência do Solo (Manejo do Solo e da Água) pela UFC e graduado em Agronomia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Possui experiência sobre o impacto do manejo do solo na pedofauna; fitotecnia e entomologia agrícola; levantamento e identificação das pragas florestais da subfamília Scolytinae e Platypodinae.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

XAVIER, A. R.; SOUSA, L. M. de; MELO, J. L. M. Saberes tradicionais, etnobotânica e o ensino de ciências: estudo em escolas públicas do Maciço de Baturité, Ceará, Brasil. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 11, p. 215–233, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i11mai/ago.3355. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3355. Acesso em: 25 abr. 2024.