Palco e resiliência: narrativas de artistas de teatro de Mossoró - RN
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.274Palavras-chave:
Teatro, Resiliência, Autoformação, Desenvolvimento humanoResumo
Considerando-se que o teatro pode proporcionar resiliência, ou seja, permitir que sujeitos apresentem um desenvolvimento positivo, mesmo após vivenciar desafios e circunstâncias desfavoráveis, realizamos entrevistas abertas com cinco atores de teatro de Mossoró com o objetivo de verificar o significado do teatro para as suas vidas. As entrevistas foram autorizadas, gravadas em áudio e transcritas para análise de conteúdo. Os entrevistados tiveram suas primeiras experiências com o teatro em instituições de educação formal em níveis diferentes. Seus relatos evidenciam a arte teatral como atividade potencializadora do ser humano, ao possibilitar uma auto formação e a construção de novos modos de ser e estar no mundo. O contato com o teatro permitiu aos artistas um processo de resiliência, visto que desenvolveu habilidades interpessoais e trouxe para eles, o amadurecimento dessas habilidades, levando-os à autoanálise e à capacidade criativa de solucionar ou conviver com os seus conflitos interiores.
Downloads
Referências
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
ASSIS, S. G.; PESCE, R. P.; AVANCI, J. Q. Resiliência: enfatizando a produção dos adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2006.
AZEVEDO, E. C. Teatro e psicanálise. São Paulo: Biblioteca 24 Horas, 2010.
BARBOSA, G. S.Resiliência em professores do ensino fundamental de 5ª a 8ª série:validação e aplicação do questionário do índice de resiliência: adultos Reivich-Shatté. 2006. 330f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) –Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica,PontifíciaUniversidade Católica, São Paulo, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Arte. Ensino Fundamental. 1ºe 2ºciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CYRULNIK, B. Autobiografia de um espantalho:histórias de resiliência: o retorno à vida. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CYRULNIK, B. O murmúrio dos fantasmas. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CYRULNIK, B. Os patinhos feios. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FONTES, R. C. C.; BRANDÃO, M. R. F. A resiliência no âmbito esportivo: uma perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano. Motriz, Rio Claro, v. 19,n. 1, p.151-159, 2013.
GROTBERG, E. H. Introdução: novas tendências em resiliência. In: MELILLO, A.; OJEDA, E. N. S. (Org.). Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas.Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 15-22.
INFANTE, F. A resiliência como processo: uma revisão da literatura recente.In: MELILLO, A.; OJEDA, E. N. S. (Org.). Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005.p. 23-38.
MELILLO, A. Resiliência e educação. In: MELILLO, A.; OJEDA, E. N. S. (Org.). Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas.Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 87-101.
POLETTI, R.; DOBSS, B. A resiliência:a arte de dar a volta por cima. Petrópolis: Vozes, 2007.
SANCHES, S. M. A prática esportiva como uma atividade potencialmente promotora de resiliência. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, São Paulo, v. 1n. 1,p. 1-15, 2007.
TAVARES, J. A resiliência na sociedade emergente. In: TAVARES, J. (Org.) Resiliência e educação.3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 43-75.
YUNES, A. A. M.; SZYMANSKI, H. Resiliência: noção, conceitos afins e considerações críticas. In: TAVARES, J. (Org.). Resiliência e educação.3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 13-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Francisco das Chagas Silva Souza, Joriana de Freitas Pontes, Glaudênia Alves de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.