Cinema, educação e africanidades

a memória no documentário “Caixa d’água qui-lombo é esse?”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2508

Palavras-chave:

cinema, educação, memória, africanidades, Documentário

Resumo

Objetiva analisar o documentário “Caixa d’água Qui-lombo é esse?”, de Everlane Moraes (2013), para interpelar o negro a partir da temática da história e da memória. Deste modo se analisou a construção do documentário como um lugar de memória que registra a história que busca demarcar física, funcional e materialmente a trajetória de um povo, seus pertencimentos e identidades. Parte-se da hipótese que o cinema – enquanto ferramenta educativa – colabora para reflexionar a história e a memória dos povos africanos e afrodescendentes na formação do povo brasileiro instituída na lei 10.639/2003 como temática obrigatória no Ensino Regular. Partindo de uma análise fílmica de conteúdo (Penafria, 2009) com decomposição, descrição e recomposição temática, entendemos que o documentário questiona conteúdos históricos difundidos na educação brasileira como representação de verdades sobre os negros, deste modo não é tão-somente um simples modo de fazer e/ou pensar cinema, mas um comprometimento com a ressignificação da existência negra.

 

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Biografia do Autor

Wolney Nascimento Santos, Secretaria Estadual de Educação – SEED/SE

Mestre em Cinema e narrativas sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Brasil. Professor da Secretaria Estadual de Educação – SEED. Supervisor de Cultura do Serviço Social do Comércio – SESC/N. S. do Socorro-SE. Membro do grupo de pesquisa “Corpo e política”. Aracaju – SE, Brasil.

Hamilcar Silveira Dantas Junior, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de pós-graduação Interdisciplinar de Cinema da Universidade Federal de Sergipe (PPGCINE/UFS) – Aracaju, Sergipe, Brasil.

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema - UFS. Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999), Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003), Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Pós Doutorado em "Educação do corpo" pela Universidad Nacional de La Plata - UNLP/Argentina. Membro do grupo de pesquisa "CORPO E POLÍTICA" da UFS. Editor executivo da Revista Tempos e Espaços em Educação do PPGED-UFS.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

SANTOS, W. N.; DANTAS JUNIOR, H. S.; ZOBOLI, F. Cinema, educação e africanidades: a memória no documentário “Caixa d’água qui-lombo é esse?”. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 3, p. e2508, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.2508. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2508. Acesso em: 7 dez. 2024.