A avaliação de periódico da área de Educação na interface com o índice h5 do Google Scholar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020020

Palavras-chave:

Índice h5, Google Scholar, Educação, Educação & Formação

Resumo

O artigo tem como objetivo verificar o índice h5 da Revista Educação & Formação, assim como mecanismos para aumentar essa métrica. Dessa forma, realizou uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso, que usou o perfil da referida Revista, a partir do índice de citação do Google Scholar, implementado como critério de avaliação aos periódicos de humanidades no quadriênio 2017-2020 da área de Educação. Os resultados demonstraram que o índice h5 da referida, em 01 de novembro de 2020, foi 18, tendo ela recebido 1.116 citações entre os anos de 2016 a 2020.  As análises admitem inferir que mesmo sendo uma revista púbere seu índice h no Google é relativamente bom. No entanto, para aumentar essa métrica é necessário investir na sua divulgação de modo geral, principalmente, nos artigos que já possuem maior número de citação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, professora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais – MESted do Centro Universitário Christus - Unichristus.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora doutora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora de produtividade CNPQ.

Referências

ABREU, S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; SILVA, S. Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física. Educação & Formação, v. 2, n. 2, p. 183-194, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143. Acesso em: 30 out. 2020.

ABREU, S.; SABÓIA, W.; NOBREGA-THERRIEN, S. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 191-206, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897. Acesso em: 30 out. 2020.

ABU-EL-HAJ, M. Multiculturalismo e educação multicultural: O debate sobre as políticas de identidade na sociedade americana. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 195-213, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/847/1090. Acesso em: 02 jan. 2019.

ANANIAS, M. Apresentação do Dossiê: A construção social da educação primária e superior e da formação de professores/as no Brasil, em Portugal e na Espanha - finais do século XVIII ao início do XX. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 3-6, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/847/1090. Acesso em: 02 jan. 2019.

AQUINO, P. O.; MARTINS, C. A. As múltiplas linguagens na educação infantil: uma experiência na formação inicial de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 36-54, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/211/757. Acesso em: 01 set. 2018.

ARANHA, A. V.; DANIEL, I. A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 33-55, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/135. Acesso em: 02 mai. 2017.

ARAÚJO, F. M.; PINHEIRO, F. F.; DE SOUSA, J. O projeto “Escola sem partido” e o ensino de história no Brasil: inquietações do tempo presente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 141-158, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/860/763. Acesso em: 01 set. 2018.

ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121/104. Acesso em: 10 out. 2020.

AVELAR, M.; SILVA, Y.; NASCIMENTO, M. das G. A formação docente e sua relação com a inserção profissional: Políticas docentes na rede municipal do Rio de Janeiro. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 179-196, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1031/1148. Acesso em 02 mai. 2019.

AZIMOVA, A. S. The study of relationship between adolescents’ suicidal behavior and learning achievements. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3291, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3291. Acesso em: 01 set. 2020.

BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/110/93. Acesso em: 10 out. 2020.

BARON, M.; GAYA, A.; KRUG, S. B. Programa educativo sobre úlcera por pressão com equipes de enfermagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 124-136, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/175/157. Acesso em: 02 jan. 2018.

BARRETO, A.; RÊGO, R. Estruturas multiplicativas na form(ação) de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de Fortaleza. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2088, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2088. Acesso em: 01 set. 2020.

BASTOS, L.; EITERER, C. L. Reconfiguração das relações de gênero e cotidiano das mulheres educandas da EJA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 42-53, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/158. Acesso em: 01 set. 2017.

BAUER, C.; DANTAS, V. A. Um instante da presença política e sindical dos professores maranhenses na história social da educação brasileira (1985-1986). Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 162-181, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/175/157. Acesso em: 02 jan. 2018.

BAUER, C.; OLIVEIRA, M. C. Apontamentos sobre as origens históricas do sindicato dos professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri (SINPROSASCO) em tempos de transição democrática (1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 88-111, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/115. Acesso em: 01 set. 2016.

BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98/80. Acesso em: 10 out. 2020.

BERRIBILI, E.; MILL, D. Impacto cognitivo do uso intensivo da internet: a autonomia dos estudos com dispositivos na adolescência. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 177-188, 3 set. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/862. Acesso em: 30 out. 2020.

BIERHALZ, C. D.; FELCHER, C. D.; DIAS, L. Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 75-94, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137. Acesso em: 02 mai. 2017.

BONFIM, P.; OSTETTO, L. Na gestualidade de professoras e bebês, o corpo fala de relações. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1647/2475 . Acesso em: 02 maio. 2020.

BURGUENO, R.; CICILIA, Á.; MEDINA-CASAUBON, J. Motivación educativa del profesorado de educación secundaria durante su periodo de formación inicial docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 03-15, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/167/150. Acesso em: 02 jan. 2018.

CAMILLO, J. G. H.; CUEVA, F. E. I.; VARGAS, I. M. Trabajo cooperativo y aprendizaje significativo en matemática en estudiantes universitarios de Lima. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3079, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3079. Acesso em: 01 set. 2020.

CAMPOMAR, G. C.; ZIMMERMAN, M. A.; FULUGONIO, J.; AÑASCO, A. “Vos no… en esa posición, sí o sí, un hombre”: representaciones acerca del género e intervención docente en la formación. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2335/2453. Acesso em: 02 maio. 2020.

CARDOSO, A. C. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 50-70, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113. Acesso em: 01 set. 2016.

CARDOSO, E.; NUNES, C. O plano nacional de formação de professores da educação básica (PARFOR): o ideal e a realidade vigente. Educação & Formação, v. 2, n. 3, p. 54-69, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/159. Acesso em: 30 out. 2020.

CASTRO, H. A criança em tribunal: Entre os espaços e a participação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 41-58, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1940/1900. Acesso em: 02 jan. 2020.

COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe hospitalar: atendimento educacional à criança em tratamento de saúde. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2098, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2098. Acesso em: 01 set. 2020.

CASTRO, J. J.; CARVALHO, F. A. Configuração e atratividade da carreira docente da educação básica do município de Cametá/PA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 164-179, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/849/1088. Acesso em: 02 jan. 2019.

CONSALTÉR, E.; FÁVERO, A. Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 148-163, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850/1087. Acesso em: 02 jan. 2019.

CORRÊA, P. S.; BARRETO, B. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 104-123, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 Acesso em: 30 out. 2020.

COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe hospitalar: atendimento educacional à criança em tratamento de saúde. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2098, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2098. Acesso em: 01 set. 2020.

DALLABRIDA, N.; UNGLAUB, T. R.; COSTA, M. S. Práticas da educadora Olga Bechara nas classes secundárias experimentais de socorro (1959-1962). Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 132-150, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1935. Acesso em: 01 jan. 2020.

DANTAS, C.; SCHMITZ, H. A formação do pedagogo com vistas à sua atuação em ambientes empresariais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 124-139, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/95. Acesso em: 02 jan. 2016.

DARSIE, C.; HILLESHEIM, B.; WEBER, D. L.; ROSA, R. C. A produção da mulher ideal no filme Ela: Questões sobre gênero e performatividade no cinema. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 189-203, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852/766. Acesso em: 01 set. 2018.

DIAS, L.; SEVERO, J. L. O planejamento didático na atuação de pedagogas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em João Pessoa-PB. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1571/2479. Acesso em: 02 maio. 2020.

DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105/87. Acesso em: 10 out. 2020.

DEFFACCI, F.; RIBEIRO, G. Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 89-103, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102. Acesso em: 30 out. 2020.

DHAMDHERE, S. N. Cumulative citations index, h-index and i10-index (research metrics) of an educational institute: A case study. International Journal of Library and Information Science, v. 10, n. 1, p. 1-9, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5897/IJLIS2017.0797. Acesso em: 20 set. 2020.

DOĞAN, Güleda; ŞENCAN, İpek; TONTA, Yaşar. Does dirty data affect google scholar citations? Proceedings of the Association for Information Science and Technology, v. 53, n. 1, p. 1-4, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1002/pra2.2016.14505301098. Acesso em: 10 out. 2020.

ESFANDIYARI, Y.; NOURABADI, S. Explanation and Analysis of Localization Approaches of Academic Humanities Curriculum From the perspective of Iranian Education. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3349, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3349. Acesso em: 01 set. 2020.

FERNANDES, A. P.; OLIVEIRA, I. Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 79-94, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990/1904. Acesso em: 02 jan. 2020.

FREITAS, J. V.; FERREIRA, F. Educomunicação Socioambiental como estratégia pedagógica no Ensino Infantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1449/2462. Acesso em: 02 maio. 2020.

GARCIA, F.; YASUDA, B.; BENE, L. Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706/2457. Acesso em: 02 mai. 2020.

ESTEVES, P. S. da. M. A perspectiva dos estudantes diante da violência que enfraquece as relações intersubjetivas no cotidiano escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 60-81, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/227/1142. Acesso em 02 mai. 2019.

FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161/143. Acesso em: 10 out. 2020.

FEITOSA, R.; DIAS, A. M. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 169-190, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/819/1315. Acesso em: 01 set. 2019.

FERNANDES, A. P. O ser e o saber-fazer docente nas escolas das ilhas de Belém/PA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 32-49, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/112. Acesso em: 01 set. 2016.

FERNANDES, A. P.; OLIVEIRA, I. Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 79-94, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990/1904. Acesso em: 02 jan. 2020.

FERREIRA, E. M.; MUNIZ, D. M.; OLIVEIRA JÚNIOR, O. Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 71-87, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/857/759. Acesso em: 01 set. 2018.

FIGUEROA, C. El Seminario Alemán, aporte pedagógico e investigativo en la formación del docente colombiano. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 3-37, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/89. Acesso em: 02 jan. 2016.

FISCHMAN, G.; RAZQUIN, P. Continuidades e transformações da formação de docentes da argentina: políticas e reformas desde os anos 80. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 21-50, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1420/1301. Acesso em: 01 set. 2019.

FONSECA, A.; COLARES, A.; DA COSTA, S. Educação infantil: história, formação e desafios. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 82-103, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1270/1305. Acesso em: 01 set. 2019.

FONSECA, E.; BIERHALZ, C. D. O Contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 66-84, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/172/154. Acesso em: 02 jan. 2018.

FONSECA, G. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico – fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 3-23, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/254 Acesso em: 30 out. 2020.

FREITAS, A. A califasia e a formação de professores na escola normal de São Paulo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 81-64, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/520/1083. Acesso em: 02 jan. 2019.

FRIEDE, R.; REIS, D.; AVELAR, K.; MIRANDA, M. de. Coleta seletiva e educação ambiental: reciclar valores e reduzir o lixo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 117-141, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/924/1145. Acesso em 02 mai. 2019.

GARCÍA, D. M.; LOPEZ, I. G.; ESLAVA-SUANES, M. D. El fútbol como estrategia para el desarrollo de la inteligencia emocional del alumnado de educación primaria: una experiencia didáctica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 17-36, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/268. Acesso em: 02 mai. 2018.

GARCIA, F.; YASUDA, B.; BENE, L. Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706/2457. Acesso em: 02 maio. 2020.

GAUTHIER, C. De la méthode et de la manièreles attitudes professionnelles à privilégier en enseignement. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 25-49, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/99. Acesso em: 02 mai. 2016.

GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856/758. Acesso em: 01 set. 2018.

GEVEHR, D.; FETTER, S.; KARPINSKI, R. Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 131-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851/1086. Acesso em: 02 jan. 2019.

GORBUNOVA, I. B.; PANKOVA, A. A. Teaching Computer Science and Information Technology Studies for Students of Musical and Pedagogical Specialties. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3350, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3350. Acesso em: 01 set. 2020.

GUTIERREZ, L. Education nouvelle et conception chrétienne de l’éducation: contresens, carences doctrinales et adaptations limitées. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 27-40, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2231. Acesso em: 02 jan. 2020.

JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, v. 4, n. 1, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848/1089. Acesso em: 10 out. 2020.

JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858/760. Acesso em: 10 out. 2020.

KONDRASHOVA, L.; KONDRASHOV, M.; CHUVASOVA, N.; KALINICHENKO, N.; DEFORZH, H. Development of Creative Potential of Future Teachers – Strategy for Improving the Quality of Higher Pedagogical Education. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3292, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3292. Acesso em: 01 set. 2020.

LAMAR, A. R.; ROACH, E. F. La filosofia de la tecnología en la formación de ingenieros: algunas ideas sobre la experiencia de Cuba. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 3-20, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1425/1322. Acesso em: 01 set. 2019.

LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118/101. Acesso em: 10 out. 2020.

LEIS, G. Importancia de la motivación en un aula de un centro de educación compensatoria. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 24-43, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/170/152 . Acesso em: 02 jan. 2018.

LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311. Acesso em: 10 out. 2020.

LIMA, I. S.de; ANDRADE, A.; COSTA, N. M. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: Perspectivas dos supervisores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 3-26, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448/1896. Acesso em: 02 jan. 2020.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275/203. Acesso em: 10 out. 2020.

LISSEN, E.; FRANCO, M. Una mirada a la trayectoria histórica de la formación de maestros en España durante los siglos XIX y XX. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 18-49, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/894/1080. Acesso em: 02 jan. 2019.

LOPES, A. DE P. C. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 1, p. 50-65, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866/1081. Acesso em: 13 out. 2020.

LOPES, D.; FRANCO, R.; LEVIVIER, M. Quel goût donne-t-on a la vie? Alimentation et soin en addictologie. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 50-71, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/100. Acesso em: 02 mai. 2016.

LÓPEZ, M. Grupos de trabajo, un medio para mejorar los rendimientos en el área de CCSS en secundaria a través de las TIC. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 16-23, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/169/151. Acesso em: 02 jan. 2018.

MACHADO, C. J.; BARBOSA, D. O pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da obra América Latina: males de origem (1905). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 159-171, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/97. Acesso em: 02 jan. 2016.

MAGALHÃES, J. Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 7-17, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/865/1078. Acesso em: 02 jan. 2019.

MARQUES, J. Além da história, a tradição oral: considerações sobre o ensino de história da África na educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 164-182, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/142. Acesso em: 02 mai. 2017.

MARQUES, L. Reações familiares diante da criança em situação de deficiência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 67-81, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/912/1303. Acesso em: 01 set. 2019.

MARTÍN, L.; PÉREZ, M. C.; ESTEBAN, M. C. La formación inicial de profesores en matemáticas y su influencia en la mejora educativa de alumnado con necesidades específicas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 03-19, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/133. Acesso em: 02 mai. 2017.

MATOS, D.; JARDILINO, J. R. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 20-31, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94. Acesso em: 10 out. 2020.

MATTOS, A.; FIAMENGHI-JÚNIOR, G. A.; CARVALHO, S.; BLASCOVI-ASSIS, S. M. Inclusão social de crianças com deficiências múltiplas no cotidiano escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 184-207, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/108. Acesso em: 02 mai. 2016.

MENDES, P. K.; MOREIRA, J. A desvinculação das receitas da união (DRU) e suas implicações para o financiamento da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 75-97, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/271. Acesso em: 02 mai. 2018.

MEZZAROBA, C.; CARRIQUIRIBORDE, N. Teoría y práctica – Cuestiones imprescindibles a la práctica educativa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2807, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2807. Acesso em: 01 set. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4 ed., São Paulo: HUCITEC - ABRASCO, 1996.

MIRANDA, P. R.; AZEVEDO, M. L. N. Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira: políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil? Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e1421, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1421. Acesso em: 01 set. 2020.

MORAIS, J. K.; HENRIQUE, A. L.; SILVA, L. A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 110-123, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94. Acesso em: 02 jan. 2016.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105. Acesso em: 10 out. 2020.

MUÑOZ, J. M. La importancia de otros elementos de la didáctica de la música. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 20-35, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/216/756. Acesso em: 01 set. 2018.

NÓBREGA, D. As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didática - pedagógica para iniciantes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 154-167, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119. Acesso em: 01 set. 2016.

NASCIMENTO, L. C. S.; BEGGIATO, S. M. O. Evasão escolar na graduação em Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2080, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2080. Acesso em: 01 set. 2020.

NASCIMENTO, K. A. S. Panorama das publicações científicas nacionais e internacionais sobre a aprendizagem móvel e a prática colaborativa. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 207-229, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3342. Acesso em: 01 set. 2019.

NASCIMENTO, K. A. S. do, FIALHO, L. M. F. A Experiência de Indexação da Revista Educação & Formação. In: ABEC Meeting Live, 2020. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21452/abecmeeting2020.09. Acesso em: 10 out. 2020.

NASCIMENTO, M.; CALSA, G. C. Velhice e juventude: revisão da produção acadêmica brasileira acerca de suas representações sociais (2005-2015). Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 131-143, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/140. Acesso em: 02 mai. 2017.

OLIVEIRA, I. Políticas de publicação e acesso aberto: revistas acadêmicas do Norte e Nordeste. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 38-64, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9. Acesso em: 02 jan. 2016.

OLIVEIRA, L. L.; MARTINIAK, V. L. Liberdade, igualdade e democracia: o ideário republicano e a educação das mulheres no início do século XX no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 159-176, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/861/764. Acesso em: 01 set. 2018.

OLIVEIRA, L. M.; ARAGÃO, P. C. As questões étnico-raciais nas histórias em quadrinhos e as Práticas educativas na formação inicial docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 171-190, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/276. Acesso em: 02 mai. 2018.

OLMO-EXTREMERA, M.; SEGOVIA, J. La resiliencia a partir de las relaciones profesionales en centros educativos desafiantes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 3-19, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/864/755. Acesso em: 01 set. 2018.

ORIANI, A. Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950). Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 104-123, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/174/156. Acesso em: 02 jan. 2018.

PALMEIRA, A.; SCHURSTER, K. “Educar para alteridade”: o ensino de história da Shoah e o uso dos testemunhos audiovisuais da USC Shoah Foundation. Educação & Formação, v. 5, n. 1, p. 195-214, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1123. Acesso em: 01 jan. 2020.

PENA, Z. El análisis multimodal del anuncio publicitario audiovisual para el aula de Lengua Castellana y Literatura en Educación Secundaria y Bachillerato. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2839, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2839. Acesso em: 01 set. 2020.

PENA, A. Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 72-86, 2 jan. 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2839. Acesso em: 01 set. 2020.

PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, v. 2, n. 2, p. 95-110, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138/121. Acesso em: 10 out. 2020.

PEREIRA, V. S.; BATISTA, N. A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 71-87, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/114. Acesso em: 01 set. 2016.

PINHEIRO, B. C.; SANTOS, C.; PENELUC, M. A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 181-203, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129. Acesso em: 02 jan. 2017.

PEREIRA, K. R. C.; COSTA, F. J. F.; DIOGO, A. P. S. Contraposições entre estética e ensino da arte: o caso de ‘A triste história de Eredegalda’. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2996, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2996. Acesso em: 01 set. 2020.

POHL, A. P.; BRANDENBURG, C.; SANTORUM, K. A. T. Impactos na educação e formação através do bilinguismo na pré-escola. Educação & Formação, Fortaleza, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 197-217, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2977/2740. Acesso em: 02 mai. 2019.

PONTES, R. L. J.; KARSENTI, T. Les représentations sociales des futurs enseignants du Québec sur le rôle de l’apprentissage mobile comme étudiants. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 24-40, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1179/1180. Acesso em 02 mai. 2019.

QUIXADA, L.; LINS, S. G.; TAVARES, A. C. O Lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 182-199, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178/160. Acesso em: 02 jan. 2018.

RIVERO, A. G.; RODRÍGUEZ, V. G. La huella de la Real Academia Española en manuales de enseñanza de la lengua para la Educación Secundaria: el caso de la oración. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2891, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2891. Acesso em: 01 set. 2020.

RODRIGUES, R.; COUTO, H. R. Corporeidade e prática docente na educação do campo na Amazônia paraense. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 113-131, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1439/1908. Acesso em: 02 jan. 2020.

RODRÍGUEZ, N. B.; BUSTOS, L. Notas para problematizar la ética de sí en la educación del cuerpo: la clase de educación física como territorio de disputas de género. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2895/2449. Acesso em: 02 maio. 2020.

RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272/200. Acesso em: 10 out. 2020.

ROCHA, M.; OLIVEIRA, C. D. Intolerância religiosa, educação e diálogo: Geografia escolar e os dilemas do cotidiano. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 200-219, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/179/161. Acesso em: 02 jan. 2018.

RODRIGUES, E.; GAI, D. Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (entre deficiência potencial e arte potencial). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 125-139, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/117. Acesso em: 01 set. 2016.

RODRIGUES, E.; MARANGON, M. L.; DAMICO, J. G. A poesia como cuidado de si: formação e educação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 85-103, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/173/155. Acesso em: 02 jan. 2018.

RODRIGUES, F.; PEREIRA, B. Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em ciências/biologia: o conceito de gene em foco. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 112-124, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116. Acesso em: 01 set. 2016.

RÖHRIG, M. O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 121-134, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104. Acesso em: 02 mai. 2016.

SAHUICHENKO, V.; VYACHESLAV, S.; BEZENA, I.; OLHA, P.; OLHA, M. State policy on the formation of students’ civic and social competences in conditions of educational reform. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3080, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3080. Acesso em: 01 set. 2020.

SALES, S. M.; JOLY, M. C.; FERNANDES, D. Ansiedade infantil em contextos escolares: tudo do inventário de ansiedade escolar usando rasch. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 166-183, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/107. Acesso em: 02 mai. 2016.

SANTOS, A. A racionalidade coletiva como paradigma organizativo do MST. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 111-130, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/139. Acesso em: 02 mai. 2017.

SANTOS, H.; GONÇALVES, D. Política de educação profissional e o ensino médio integrado: seus contextos e o caso do Ceará. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 149-165, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/106. Acesso em: 02 mai. 2016.

SANTOS, J. M.; SILVA, F.; SILVA, L. Política de educação profissional: o programa Brasil profissionalizado no contexto escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 172-194, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1801/1914. Acesso em: 02 jan. 2020.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 161-178, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/896/1147. Acesso em 02 mai. 2019.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. L. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 104-120, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103. Acesso em: 02 mai. 2016.

SANTOS, S.; SOUSA, J.; FONTES, A. Protagonismo estudantil em feiras de ciências. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2151, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2151. Acesso em: 01 set. 2020.

SANTOS, W.; DANTAS JUNIOR, H.; ZOBOLI, F. Cinema, educação e africanidades: a memória no documentário Caixa d’água qui-lombo é esse? Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2508, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2508. Acesso em: 01 set. 2020.

SILVA, F.; RIOS, J. A. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 57-74, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/270. Acesso em: 02 mai. 2018.

SILVA, I.; DIAS, A.; RIOS, P. Os estudos de gênero na Revista Tempos e Espaços em Educação: uma revisão sistematizada. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2495/2483. Acesso em: 02 maio. 2020.

SILVA, K.; CORRÊA, C. P. Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 59-78, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1468/1902. Acesso em: 02 jan. 2020.

SILVA, L. B. M.; ADOMILLI, G. K. Mulheres embarcadas da pesca artesanal: apontamentos sobre educação, saberes e conflitos socioambientais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e1977, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1977. Acesso em: 01 set. 2020.

SILVA, L.; SANTOS, A. A prática pedagógica dos professores que lecionam a EJA no município de Ibirataia–BA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 191-209, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/277. Acesso em: 02 mai. 2018.

SILVA, M. L. da; MAIA FILHO, O.; RABELO, J. As condições de trabalho do professor universitário substituto na contemporaneidade: explorando a realidade de uma universidade pública. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 215-234, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1002/1918. Acesso em: 02 jan. 2020.

SILVA, M. M.; GUEDES, T. Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 102-120, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182/761. Acesso em: 01 set. 2018.

SILVA, N.; SILVA, J. D.; COSTA, R. O jogo em turmas multisseriadas de escolas rurais: auxílio à adoção de regras essenciais à vida. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1792/2470. Acesso em: 02 maio. 2020.

SILVA, S. C.; VASCONCELOS, J.; FLORENCIO, L. R. Conexões entre rua e universidade: I Curso de Formação de Professores em determinado grupo de capoeira. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1452/2487. Acesso em: 02 maio. 2020.

SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, v. 1, n. 1, p. 88-109, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93/92. Acesso em: 10 out. 2020.

SOARES JUNIOR, A.; CURY, C. “Para formar o viveiro de bons marinheiros”: as companhias de aprendizes marinheiros da Parahyba e do Rio Grande do Norte (1871 – 1890). Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 112-130, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/581/1085. Acesso em: 02 jan. 2019.

SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, v. 1, n. 1, p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96/77. Acesso em: 10 out. 2020.

SOARES, L. DE V.; COLARES, M. L. I. S. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2951, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951. Acesso em: 01 set. 2020.

SOARES, M. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 151-171, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271/1912. Acesso em: 02 jan. 2020.

SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 82-96, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841/1143. Acesso em: 10 out. 2020.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762. Acesso em: 10 out. 2020.

SOUZA MARIA, L.; FONTOURA, H. Docência inicial em educação de jovens e adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 118-137, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/273. Acesso em: 02 mai. 2018.

SOUZA, F. das C. S.; PONTES, J. de F.; MOURA, G. A. Palco e resiliência: narrativas de artistas de teatro de Mossoró - RN. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 138-152, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/274. Acesso em: 02 mai. 2018.

SOUZA, S.; LIMA, G. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 72-88, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101. Acesso em: 02 mai. 2016.

SOUZA, V. V. da P.; SOUZA, H. P. de; HARDT, L. S. A solidão em ‘Zaratustra’ como elemento indicativo para a formação humana. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 41-59, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/485/1141. Acesso em 02 mai. 2019.

SUCUPIRA, T.; GARCÍA DELGADO, F. Reflexões metodológicas sobre a historiografia do movimento estudantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2750/2495. Acesso em: 02 maio. 2020.

SUESCÚN, M. Políticas públicas educativas en el contexto social colombiano de la década de los 70 del siglo XX. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 65-87, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/92. Acesso em: 02 jan. 2016.

SYDORENKO, V.; YERMOLENKO, A.; LUKІIANCHUK, A.; DENYSOVA, A.; HARAGIRLO, V. Platform Profosvita as innovative educational and digital environment for specialists’ professional development. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3397, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3397. Acesso em: 01 set. 2020.

THERRIEN, J.; AZEVEDO, M. R.; LACERDA, C. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 186-199, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/166. Acesso em: 01 set. 2017.

TRIGUERO, I. M. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 3-16, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/267/195. Acesso em: 13 out. 2020.

VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109/91. Acesso em: 10 out. 2020.

VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L.; LOPES, T. M. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206. Acesso em: 10 out. 2020.

VASCONCELOS, M. C.; PAIVA, P. Como educar os filhos na casa: a educação doméstica no jornal a Mãi de familia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 37-56, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/269. Acesso em: 02 mai. 2018.

VERAS, K.; FERREIRA, H.; LOURINHO, L. Formação de diretores escolares para o programa saúde na escola: uma pesquisa–ação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/898/2491. Acesso em: 02 maio. 2020.

VIEIRA, C.; NUNES, M. de F. Formação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação (ICNE - 1927). Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 95-111, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/391/1084. Acesso em: 02 jan. 2019.

XAVIER, A. R.; SOUSA, L. M. DE; MELO, J. L. M. Saberes tradicionais, etnobotânica e o ensino de ciências: estudo em escolas públicas do Maciço de Baturité, Ceará, Brasil. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 215-233, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3355. Acesso em: 30 out. 2020.

XEREZ, A. S.; COSTA, F. J.; SANTOS, J. D. Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 204-223, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/130. Acesso em: 02 jan. 2017.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2005.

ZUIN, A. L.; BASTOS, E. A justiça social por meio das cotas na Universidade Federal de Rondônia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 104-123, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/945/1309. Acesso em: 01 set. 2019.

Publicado

2020-11-05

Como Citar

NASCIMENTO, K. A. S. do; FIALHO, L. M. F. A avaliação de periódico da área de Educação na interface com o índice h5 do Google Scholar. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 3, p. e020020, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4284. Acesso em: 24 nov. 2024.