O plano nacional de formação de professores da educação básica (PARFOR): o ideal e a realidade vigente

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DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i6.2011

Palavras-chave:

Professores da Educação Básica. Formação inicial de professores. Parfor

Resumo

Este artigo discorre sobre a política de formação inicial para professores da Educação Básica, analisando o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e suas contribuições para a formação inicial de docentes que não possuem a habilitação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para tanto, adotou-se a revisão de literatura para analisar o referido Plano em fontes documentais. As reflexões desencadeadas por essa revisão literária permitiram conhecer os aspectos legais que norteiam o percurso de formação inicial dos professores e também reconhecer o suscitado Plano como um instrumento importante para o professor em formação, como profissional competente, responsável e comprometido com a docência, a melhoria da qualidade na educação e as transformações sociais. Contudo, apesar de esse Plano ser uma iniciativa assertiva, apresenta limitações que convergem para a necessidade de uma reavaliação tanto dos princípios quanto dos objetivos propostos, com vistas ao redimensionamento para o sucesso, uma vez que esse Plano faz parte de uma ação inovadora da educação no Brasil.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

CARDOSO, E. A. M.; NUNES, C. P. O plano nacional de formação de professores da educação básica (PARFOR): o ideal e a realidade vigente. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 6, p. 54–69, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i6.2011. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/159. Acesso em: 5 nov. 2024.