Reflexões sobre avaliação a partir da obra “Pedagogia da autonomia” de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020014

Palavras-chave:

Práxis pedagógica, Ensino-aprendizagem, Avaliação crítica

Resumo

Paulo Freire atuou na educação pública como professor e gestor de uma secretaria de educação. Após as diversas experiências de vida, publicou em 1996 a sua última obra “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Dentre os diversos saberes, a obra apresenta uma perspectiva de avaliação crítica tanto da prática (ensino) quanto da aprendizagem (aluno), que estimule a autonomia de educadores e educandos como sujeitos transformadores da realidade. Neste sentido, temos como objetivo refletir sobre avaliação a partir da obra “Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire, considerando o conceito abordado pelo autor. Apontamos como resultado que a coexistência de professores e alunos exige uma avaliação para tomada de decisões construída por ambos. Além disso, faz-se necessário posicionarmos de forma crítica frente a modelos de avaliação reguladores do trabalho educativo, uma vez que assumindo uma postura crítico progressista devemos aliar o discurso a nossa prática. Outrossim é a necessidade constante, como professores e professoras, de uma formação permanente para ação-reflexão-ação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jayane Mara Rosendo Lopes, Secretaria Municipal de Educação de Canindé, Ceará

Membro da Célula de Avaliação Institucional na Secretaria Municipal de Educação e Professora na Rede Pública Municipal de Canindé. Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Alessandra de Oliveira Maciel, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Ceará

Técnica em Educação na Célula de Avaliação da Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Publicado

2020-07-06

Como Citar

LOPES, J. M. R.; MACIEL, A. de O. Reflexões sobre avaliação a partir da obra “Pedagogia da autonomia” de Paulo Freire. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 2, p. e020014, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020014. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3945. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)