Ansiedade infantil em contextos escolares: tudo do inventário de ansiedade escolar usando rasch
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1610Palavras-chave:
Ansiedade.Dificuldades escolares.Crianças., Ansiedade, Dificuldades escolares, CriançasResumo
Este estudo objetivou avaliar o Inventário de Ansiedade Escolar por meio do Modelo de Rasch. Os participantes foram 101 crianças de escola pública, com idades compreendidas entre 7 e 11 anos, que frequentavam o ensino fundamental do 2º ao 5º ano e apresentavam baixo desempenho acadêmico. Aplicou-se o Inventário de Ansiedade Escolar coletivamente em sala de aula a todos os participantes autorizados pelos responsáveis. O tempo de coleta foi de 30 minutos, em média. Os resultados demonstraram que os itens foram respondidos conforme as expectativas do Modelo de Rasch, tendo os itens propriedades psicométricas adequadas. Apesar disso, foram retirados dois itens por apresentarem problema de conteúdo. O Item Separation Reliability foi de 0,98; o indicador Person Separation Reliability foi de 0,72; e o alfa de Cronbach foi de 0,74, o que permite a estimação da ansiedade escolar do aluno.
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