Ansiedade infantil em contextos escolares: tudo do inventário de ansiedade escolar usando rasch

Autores

  • Sandra Maria da Silva Sales Oliveira Universidade do Vale do Sapucaí
  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly Universidade São Judas Tadeu
  • Débora Cecílio Fernandes Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1610

Palavras-chave:

Ansiedade.Dificuldades escolares.Crianças., Ansiedade, Dificuldades escolares, Crianças

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o Inventário de Ansiedade Escolar por meio do Modelo de Rasch. Os participantes foram 101 crianças de escola pública, com idades compreendidas entre 7 e 11 anos, que frequentavam o ensino fundamental do 2º ao 5º ano e apresentavam baixo desempenho acadêmico. Aplicou-se o Inventário de Ansiedade Escolar coletivamente em sala de aula a todos os participantes autorizados pelos responsáveis. O tempo de coleta foi de 30 minutos, em média. Os resultados demonstraram que os itens foram respondidos conforme as expectativas do Modelo de Rasch, tendo os itens propriedades psicométricas adequadas. Apesar disso, foram retirados dois itens por apresentarem problema de conteúdo. O Item Separation Reliability foi de 0,98; o indicador Person Separation Reliability foi de 0,72; e o alfa de Cronbach foi de 0,74, o que permite a estimação da ansiedade escolar do aluno.

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Biografia do Autor

Sandra Maria da Silva Sales Oliveira, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (2012) e Pós-Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (2018). Atuou como professora titular do curso de Graduação em Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí, Coordenadora-adjunta e professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly, Universidade São Judas Tadeu

É docente no curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu. É investigadora das áreas relativas à Psicologia do Desenvolvimento Humano, Avaliação em Psicologia Educacional e Psicologia do Ensino e Aprendizagem. É coordenadora de projetos de pesquisa nacionais e internacionais (Universidade do Minho, Portugal; Rochester Institute of Technology, USA) com apoio da FAPESP e CNPq.

Débora Cecílio Fernandes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutorado em Neuropsicologia clínica - Universidad de Salamanca (2011), com equivalência pela Faculdade de Ciências Médicas, aréa de Neurologia, da Unicamp. Atualmente, trabalha como professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, PR).

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

OLIVEIRA, S. M. da S. S.; JOLY, M. C. R. A.; FERNANDES, D. C. Ansiedade infantil em contextos escolares: tudo do inventário de ansiedade escolar usando rasch. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 2, p. 166–183, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i2.1610. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/107. Acesso em: 21 dez. 2024.