Avaliação educacional ou política de resultados?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2951

Palavras-chave:

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Políticas Públicas em Educação, Avaliação da Educação Básica

Resumo

A avaliação, processo inerente à vida humana, em meio a transformações econômicas e políticas, assumiu um caráter regulador e compensatório ao longo dos anos, tornando-se o principal instrumento de verificação do desempenho escolar (OLIVEIRA, 2018). Nesse sentido, o presente estudo analisa como os índices educacionais obtidos em avaliações externas, com aplicação em larga escala, refletem em escolas do município de Óbidos-Pará. Para tanto, adota-se como referencial o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Foi realizado por meio de pesquisa de campo, comparando dois cenários distintos: escolas com índices positivos e negativos no IDEB. Os resultados revelam a existência de uma “Política de Resultados”, traduzida em ações de recompensas ou punições, divulgação de imagens boas ou ruins na mídia, desvalorização profissional de docentes e gestores e precarização do ensino, tendo como consequência uma educação a serviço do capital, distante da efetivação da qualidade no ensino público.

 

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Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Soares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela UFOPA, Campus Óbidos. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Bolsista CAPES.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação, PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, Nível 2.

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S. Avaliação educacional ou política de resultados?. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 3, p. e2951, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i15set/dez.2951. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951. Acesso em: 9 dez. 2024.