Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.2266Palavras-chave:
Ensino médio., Educação profissional., NeoliberalismoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a educação profissional no Ceará nas duas últimas décadas, especificamente a educação profissional integrada ao ensino médio no período de 2008 a 2013, tendo como referência os fundamentos das reformas educacionais que determinaram as políticas públicas para essa modalidade de ensino. Em um primeiro momento, apresenta-se o vínculo estrutural com a União e agências internacionais de fomento. A seguir, apresenta-se o panorama da educação profissional integrada no Ceará, com suas diretrizes, premissas e fundamentos, cujos indicadores colhidos foram levantados de fontes documentais, coletados nos acervos dessas instituições por meio de acesso aos documentos originais, obtidos da Coordenadoria da Educação Profissional, vinculada à Secretaria da Educação, e de entrevistas estruturadas com integrantes da equipe pedagógica da Coordenadoria de Educação Profissional. Por fim, apresentam-se as considerações dentro de uma dimensão crítica.
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