Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira
políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil?
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.1421Palavras-chave:
Democratização, Educação Superior Privada, Expansão, Fies, ProuniResumo
O artigo propõe analisar as políticas públicas de expansão da educação superior no Brasil no período de (1990-2015), especialmente por intermédio do Fies e Prouni (2003-2015), e sua relação com o setor privado na formação de um mercado educacional lucrativo, a fim de identificar as implicações desses programas no processo de democratização da educação superior. As análises mostraram a prevalência do setor privado na oferta da educação superior em relação ao setor público. A expansão ocorrida no período de 1990 a 2015 concorreu para o processo de democratização da educação superior, porém, ocorreu pela oferta privada, o que leva a concluir que o atual panorama da qual se encontra a educação superior pode ser tipificado como expansão da mercadorização ou de sua financeirização, deixando a educação de ser um direito social para se tornar uma mercadoria.
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