Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em Ciências/Biologia: o conceito de gene em foco
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1900Palavras-chave:
Formação docente., Ensino de Ciências., Pluralismo metodológico., Prática de ensino., EpistemologiaResumo
A equivocada leitura das teorias de aprendizagem no contexto da formação de professores tem não somente banalizado seus conceitos, mas influenciado a prática docente para uma exaustiva utilização de estratégias de ensino centradas unicamente no aluno. O presente trabalho buscou conhecer as representações de licenciandos em relação às teorias de aprendizagem e como elas influenciam a prática pedagógica. A coleta de dados foi organizada em quatro situações, em ordem, a saber: i) classificação do nível de adequação das teorias de aprendizagem em relação à formulação do conceito de “gene” apresentado; ii) elaboração de plano de aula para o ensino do conceito de gene; iii) definição pessoal de educação construtivista; iv) elaboração de plano de aula, segundo a teoria construtivista, para o ensino do conceito de gene. Os resultados revelaram que a maioria dos discentes apresenta representações sobre as teorias de aprendizagem que culminam numa prática de caráter empirista.
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