Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (entre deficiência potencial e arte potencial)

Autores

  • Elisandro Rodrigues Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Daniel Noal Gai Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1620

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Atelier pedagógico, Deficiência potencial, Arte potencial

Resumo

Quer-se produzir pensamento acerca do fazer no Atendimento Educacional Especializado. Quer-se pensar alguns lugares destinados ao outro estranho. Pensar o estudante que carrega a marca do déficit de aprendizagem, do autismo, da idiotia, da deficiência, da síndrome, da doença mental. Vamos pensar a deficiência potencial? Como disparar outras línguas, outros estilos, outros modos de aprender e existir na escola, na universidade? Este texto traz proposições para o Atendimento Educacional Especializado, com base conceitual e experimental que afirma o Atendimento Educacional Especializado como Atelier Pedagógico desde a educação infantil à universidade. Essas são as conclusões de um projeto de pesquisa e extensão que tem como agenciadores do pensamento o referencial pós-crítico e a filosofia da diferença, sendo desenvolvido em uma universidade federal e em cinco escolas da rede de ensino pública da região metropolitana de Porto Alegre.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

RODRIGUES, E.; GAI, D. N. Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (entre deficiência potencial e arte potencial). Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 3, p. 125–139, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i3.1620. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/117. Acesso em: 21 nov. 2024.