V. 8 N. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática

Pubblicato: 2021-06-17

Editorial

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Construindo uma prática da Pedagogia Histórico-Crítica Aplicação de oficinas de matemática no Ensino Fundamental

    Cássia Eufrásia da Silva Costa, Maria Selta Pereira
    14-29
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5155
  • Uma análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil

    Claudia de Oliveira Lozada, Bruna Gama dos Santos, Cryslãne de Araújo Lima
    30-49
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5144
  • O Geoplano e a Sequência Fedathi no ensino de Geometria uma proposta didática para os anos iniciais

    Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Italândia Ferreira de Azevedo, Monaliza de Azevedo Silva
    50-64
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5125
  • Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental uma proposta investigativa em sala de aula

    Adriana Costa Santos da Silva, Maria Elizabete Souza Couto
    65-80
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5112
  • A Early Algebra no currículo da educação infantil uma análise dos documentos nacionais e internacionais

    Fabiana dos Santos Vieira, Sandra Maria Pinto Magina
    81-98
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5070
  • Iniciação Matemática na Educação Infantil a pergunta como estratégia de mediação

    Larissa Maria Alves Santiago, Francisco Edison Eugenio de Sousa
    99-114
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5027
  • Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos

    Jocelei Miranda da Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
    115-130
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4998
  • Interações virtuais acerca do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Mariany Fonseca Garcia, Danielle Abreu Silva, Klinger Teodoro Ciríaco
    131-147
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4876
  • Concepções matemáticas de professoras de educação infantil

    Janice Anacleto Pereira dos Reis
    148-160
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4863
  • Jogo de palitos conhecimentos de estudantes do 5º ano sobre probabilidade em situação de jogo

    Itatiane Borges Lima, Carlos Henrique Nunes da Silva
    161-176
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4751
  • Um estudo sobre o uso do jogo de RPG na Educação Matemática em anos iniciais do ensino fundamental

    Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Anderson Spinelli Valdevino da Silva
    177-191
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4730

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

  • Uma análise das potencialidades dos aplicativos Mathup, aventura do bebê panda com matemática e Train Brain para o ensino das operações básicas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

    Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA, Dra
    192-208
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5148
  • Trissecção do ângulo obtuso com origami um olhar para a história e a investigação matemática

    Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli, Carolina Cordeiro Batista, Rodolfo Masaichi Shintani
    209-225
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5132
  • Análise de situações de proporção simples em provas de matemática do ENEM

    José Diego Martins da Silva, Ernani Martins dos Santos
    226-241
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5113
  • Teoria dos Grafos no Ensino Médio um estudo introdutório

    Jonathan Haryson Araújo Aguiar, Francisco Cleuton de Araújo
    242-257
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5109
  • Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática

    Elaine de Sousa Teodosio
    258-268
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5099
  • Possibilidades didáticas com construções geométricas para os anos finais do ensino fundamental um estudo com o teorema de Pitágoras

    Cleide Ribeiro Mota Arinos, Camila de Oliveria da Silva
    269-285
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5101
  • Relato de experiência de ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental com atividades de cooperação

    Bruno Reuber Maia Pinheiro
    286-300
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5092
  • Live “jogo da onça estudando geometria em uma diversão indígena”

    Késsia Tatiane Rodrigues dos Santos, Sarah Rafaely dos Santos, Erenilda Severina da Conceição Albuquerque
    301-317
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5082
  • Análise de resoluções de problemas de partilha à luz da Teoria de Objetivação

    Anailde Felix Marques, Marcelo Lins Muniz de Melo Santos, Marcelo, Jadilson Ramos de Almeida, Jadilson
    318-333
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5065
  • Sequência Fedathi e Metacognição uma abordagem para o ensino de equações do 1° grau

    Bruna Sousa Pinto, Francisca Cláudia Fernandes Fontenele
    334-357
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5064
  • Dominó A matemática e a estratégia

    Tayná Elias dos Santos, Elisa Fonseca Sena e Silva, Nickson Deyvis da Silva Correia
    358-372
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5007
  • Música a Matemática na nota musical Mi

    José Monteiro Hilário da Silva, Viviane Oliveira Santos, Tayná Elias Santos
    373-389
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5004
  • Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio

    Jeandson Moura Santos, Elisângela Bastos de Melo Espindola
    390-404
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5002
  • Enfeites natalinos construções matemáticas por meio de dobraduras

    Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos, José Monteiro Hilário da Silva
    405-422
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4986
  • Reflexos da ideologia da certeza no enfrentamento à COVID-19 como as aulas de matemática podem ajudar?

    Ângela da Silva Rodrigues, Ana Brena Silva, Carina Brunehilde Pinto da Silva
    423-438
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4983
  • Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitais análise de uma aula desenvolvida sob essas perspectivas

    Dinar Paulino Damasceno, Alessandra Senes Marins
    439-454
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4981
  • Trilha das Expressões no ensino de Expressões Numéricas uma experiência no ensino remoto

    Alberto Carlos Ferreira da Silva Filho, Luís Fernando Mesquita de Lima, Suzy Kelly da Silva
    455-469
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4978
  • Uma proposta de aula remota utilizando o Ensino Exploratório de Matemática desenvolvendo o conceito de semelhança de figuras geométricas no contexto da residência pedagógica

    Maria do Socorro de Sousa, Maria Thaís Azevedo de Sousa, Alessandra Senes Marins
    470-484
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4969
  • Ensino Exploratório de Matemática uma proposta de aula com possibilidade de aplicação no ensino remoto

    Carolina Cordeiro Oliveira, Ramone Freire de Sousa, Isaque Garcia Penha
    485-500
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4962
  • Ensino Exploratório de Matemática uma proposta de aula para a educação básica elaborada no contexto do projeto de residência pedagógica

    Maria Solange da Silva Lima, Tyciane Araújo Braga, Alessandra Senes Marins
    501-518
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4948
  • Mediação tecnológica no ensino da Matemática considerações sobre a utilização do software Winplot em atividades

    Luís Fernando Mesquita de Lima, Willemberg Oliveira da Silva
    519-533
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4862

GT03 - Educação Matemática no Ensino Superior

  • Contribuições do Programa de Extensão em Educação Matemática na FECLESC e na comunidade externa

    Antônio Anderson Oliveira Silva, Dianara Figueirêdo Freire, Francisco Edisom Eugenio de Sousa
    534-549
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5076

GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática

  • Influência das missionárias presbiteriana no ensino de álgebra e desenho da Escola Doméstica de Natal (1918 – 1924)

    Maria Maroni Lopes
    550-564
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5154
  • História da Matemática em sala de aula um olhar histórico para uma das plêiades da matemática

    Juscimar da Silva Araujo, José Milton Lopes Pinheiro
    565-578
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5120
  • Os critérios para o uso de textos originais nos trabalhos de conclusão de curso da licenciatura em Matemática da UECE/Itaperi (2013 - 2018)

    Laura Damasceno Braga Fontenele, Antonia Naiara de Sousa Batista, Isabelle Coelho da Silva
    579-592
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5111
  • Aspectos históricos da Matemática Recreativa de Kaprekar

    Arthur Henrique da Silva, Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes
    593-608
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5081
  • Apontamentos iniciais acerca de uma carta escrita por al-Biruni (973-1048) no século XI

    Francisco Neto Lima de Souza, Giselle da Costa Sousa
    609-625
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5046
  • Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo interativa e uso em Educação Matemática

    Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
    626-640
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5040
  • Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi

    Suziê Maria de Albuquerque, Bernadete Barbosa Morey
    641-653
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4972
  • Álgebra islâmica de al-Khwarizmi a Omar Khayyam

    Rosangela Araújo da Silva, Bernadete Barbosa Morey
    654-664
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4966
  • Um estudo da primeira e segunda parte do tratado da circunferência de Al-Kāshī

    Kaline França Correia Andrade
    665-676
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4964
  • Notas de Análise Combinatória na Matemática Islâmica

    Davidson Paulo Azevedo Oliveira
    677-690
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4949
  • A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização

    Jeniffer Pires de Almeida, Ana Carolina Costa Pereira
    691-706
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4936
  • Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter

    Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
    707-720
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4922

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância

  • O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática

    Wilamis Micael de Araújo Aviz, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA, Dra
    721-737
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5142
  • Ensino remoto e conhecimentos matemáticos desafios e perspectivas na visão docente

    Bárbara Adelaide Parada Eguez, Leonilda do Nascimento Silva, Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
    738-751
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5137
  • O uso do GeoGebra nas aulas remotas uma abordagem do conteúdo de função quadrática

    Maria Thais Azevedo de Sousa, Francisca Claudia Fernandes Fontinele
    752-767
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5136
  • Aplicando a Sequência Fedathi no ensino da Geometria Plana

    Maria José Araújo Souza
    768-780
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5133
  • Utilizando o GeoGebra para determinar aproximações de raízes de equações através de métodos numéricos

    Daniel Martins Nunes
    781-797
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5103
  • PROEJA – desafios do ensinar em matemática no ensino remoto

    Cristiane da Silva Stamberg
    789-813
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5102
  • Uma vivência didática Ensino de Matemática numa Cibercultura impulsionada pela pandemia do Coronavírus

    Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Maria Helena de Andrade
    814-828
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5074
  • Explorador Básico de Igualdade da plataforma digital PhET uma análise acerca das potencialidades didáticas à luz da BNCC e do currículo de Pernambuco

    Matheus Souza de Almeida, Maria Eduarda Nunes de Oliveira, Elisângela Bastos de Melo Espíndola
    829-845
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5001
  • Softwares no ensino de matemática um olhar sobre a BNCC

    João Paulo Costa Ventura, Cristiane Ruiz Gomes
    846-860
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4961
  • O software GeoGebra no ensino da Função Quadrática

    Tamara Sued Pinheiro de Oliveira, Dailton Cicerofram Souza Silva, Ana Cristina De Souza Lima
    861-876
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4954
  • Sala de aula invertida e aprendizagem de temas financeiros-econômico

    Izabela Badaro Machado de Oliveira, Marco Aurélio Kistemann Junior
    877-891
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4890
  • Tecnologias digitais na formação de professores um panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática

    Elieudo Nogueira Silva, Francisco José de Lima
    892-905
    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4868

GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática

GT08 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática