Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.7468

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Perímetro, Área, Aprendizagem baseada em problemas

Resumo

Ao lecionar matemática, dificuldades são encontradas no processo educacional em que metodologias e estratégias de ensino devem ser planejadas e executadas com a finalidade de facilitar este processo de forma a favorecer a aprendizagem. Neste sentido, a resolução de problemas tende a cumprir o papel de preparação do conteúdo a ser estudado, visto que a solução passa por fases de interpretação e compreensão, etapas em que o professor pode identificar equívocos e conhecimentos prévios. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a resolução de problemas, a partir das estratégias e procedimentos utilizados, em que procuraremos identificar os conhecimentos matemáticos mobilizados pelos estudantes do ensino médio de uma escola pública de tempo integral do município de Humaitá – AM. Os objetos de conhecimento trabalhados são perímetro e área a partir de um problema que envolve uma figura formada por quadrados e, também, quando os valores de seus lados forem dobrados. As informações contidas nas resoluções apresentadas pelos discentes foram avaliadas segundo a análise interpretativa de conteúdo que permitiu identificar que os alunos demonstraram habilidade na compreensão do conceito de perímetro, mas apresentam dificuldades e equívocos quanto ao conceito de área. Dessa forma, compreende-se que a resolução de problemas é uma metodologia relevante para o ensino de matemática, pois permite identificar as fragilidades em cada fase de compreensão do conhecimento, possibilitando que o professor possa intervir em busca da melhoria da qualidade de ensino do conteúdo que está sendo estudado. Diante do exposto, pode-se concluir que a resolução de problemas favorece ampla reflexão sobre o planejamento de aulas motivadoras encorajando a execução de ações e estratégias que promovam um diálogo de aprendizagens no percurso de aulas de matemática.

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Biografia do Autor

Jéssica Taynara Martins dos Santos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestre em Ensino de Ciências e Humanidade pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, 2021. Especialista em Metodologia Metodologia do Ensino da Matemática na Educação Básica pela Universidade Estadual do Amazonas - UEA, 2020. Licenciada em Ciências: Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas -UFAM, 2013. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Visões Deformadas da Ciência, Epistemologia.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

Leonardo Dourado de Azevedo Neto, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura Plena em Ciências: Matemática e Física. Possui mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2016), especialização em Matemática pela UFG - Campus Catalão (2010), especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2017) e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (2007). Atualmente é Sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM e da Red Internacional de Etnomatemática e membro do GT05 - História da Matemática e Cultura - SBEM. Foi membro do Conselho Nacional Editorial da Educação Matemática em Revista no período de 2016 a 2019. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase no Programa Etnomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos geométricos interculturais e jogos de tabuleiros pluriculturais.

Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

É professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente desde 2009. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH. Possui especialização em Ensino de Física pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000). Cursou mestrado em Ensino de Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008) e doutorado em Ensino de Ciências (ênfase em Física) pela Universidade de São Paulo - USP (2017). Foi professora de Ciências Naturais e Física na rede particular e pública de Minas Gerais entre 1990 e 2009. Realiza pesquisas na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física e Astronomia, abordando principalmente temas relacionados com processos de ensino-aprendizagem de conceitos, interdisciplinaridade, diversidade, alfabetização científica e suas implicações na qualidade dos materiais didáticos e em práticas da sala de aula.

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Publicado

2022-03-23

Como Citar

SANTOS, J. T. M. dos .; LAVOR, O. P.; AZEVEDO NETO, L. D. de .; OLIVEIRA, E. A. G. . Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 111–124, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i25.7468. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7468. Acesso em: 29 abr. 2024.