A Early Algebra no currículo da educação infantil

uma análise dos documentos nacionais e internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5070

Palavras-chave:

Early Algebra, Currículo, Educação Infantil, Estudo documental

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar como a Early Algebra se apresenta nos documentos curriculares da Educação Infantil em seis países (Estados Unidos da América, Cingapura, Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Brasil). O estudo possibilita uma importante discussão sobre a Early Algebra sob a ótica dos documentos curriculares da Educação Infantil em volta do mundo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa ocorreram a partir de um estudo documental em pesquisas realizadas em sites oficiais de cada país e no site do Ministério da Educação do Brasil, cujas fontes foram os documentos curriculares para a Educação Infantil tanto brasileiros quanto internacionais. A análise dos documentos foi feita considerando a idade em que a álgebra é introduzida em cada país e no Brasil, como se dá essa introdução e quais os principais conceitos algébricos são abordados. Os resultados obtidos revelaram que nos cinco países internacionais investigados a álgebra é introduzida a partir dos 3 anos de idade, abordando questões referentes às ideias de padrão e de sequência, e o raciocínio algébrico é introduzido levando em consideração as práticas pedagógicas da Educação Infantil. Já no Brasil, ela é iniciada a partir dos 6 anos de idade, ou seja, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Consideramos que é importante desenvolver pesquisas sobre essa temática, pois ela tem sido pouco discutida no Brasil para o âmbito da Educação Infantil, sendo necessário ampliar as discussões para que se possa acompanhar as tendências internacionais sobre o desenvolvimento da álgebra nos primeiros anos de escolaridade.

Palavras-chave: Early Algebra. Currículo. Educação Infantil. Estudo Documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana dos Santos Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM/UESC). Possui graduação em Pedagogia (2013) e Letras (2019) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação escolar (2018) e cursando o Curso de Especialização em Educação Infantil na Universidade Estadual de Santa cruz (UESC). Atualmente é Docente na Universidade Paulista (Ilhéus) e professora na Prefeitura Municipal de Ilhéus atuando na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz

Sandra Maria Pinto Magina realizouo primeiro pós-doutoramento na Universidade de Lisboa (2006) e o segundo na Universidade de Salamanca (2019-2020). Concluiu o doutorado em Mathematics Education pela University of London em 1994. Foi docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 1994 e 2014, desligando-se dela como professora titular. Foi professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz -- UESC/BA entre o período de 2012 e 2014, quando prestou concurso e atualmente é professora Adjunto da UESC/BA. Foi coordenadora do Mestrado em Educação Matemática da UESC entre os anos de 2014 e 2017. É líder do grupo de pesquisa REPARE (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão) em Educação Matemática -- REPARE em EdMat, o qual conta com pesquisadores de várias instituições, tais como UFPE, UPE, UFABC, UERJ, UFU, UESB, UFRB, UNINOVE e envolvendo 5 diferentes estados (BA, PE, RJ, MG, SP). Tem vasta experiência em formação de recursos humanos, tendo orientado 55 dissertações de mestrado, 10 teses de doutorado, além de ter supervisionado 3 estágios pós-doutorais. Também atua formando na graduação, tendo 2 trabalhos de iniciação científica e mais de uma dezena de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Recebeu prêmio CNPq/PIBIC (2005) e prêmio CAPES (2010) como orientadora de projeto IC e de tese de Doutorado respectivamente. Participou de 16 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 10 destes, a maioria deles financiados por agências de fomento a pesquisa. Atualmente participa, como pesquisadora, de outros dois projetos, um (do qual é coordenadora) financiado pela FAPESB. Atua na área de Educação, com ênfase em formação de conceitos. Em suas atividades profissionais interagiu com algo em torno de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem sido parecerista para a CAPES, CNPq, FAPESP e FAPESB, alem de algumas revistas com Qualis entre A1 e B2.

Referências

ALSINA, Á. Del razonamiento lógico-matemático al álgebra temprana en Educación Infantil. Edma 0-6: Educación Matemática en la Infancia, Gerona, 2019.

AUSTRALIAN. Curriculum, Assessment and Reporting Authority, The Australian Curriculum: Mathematics (ACARA), Sydney 2015.

BLANTON, Maria e cols. Early Algebra. In: VICTOR, J. K. (Ed.). Algebra: Gateway to a Technological Future, The Mathematical Association of America: Columbia/USA, 2007.

BLANTON, M.; KAPUT, J. Elementary grades students' capacity for functional thinking. PME28, vol 2. University of Massachusetts Dartmouth, USA, 2004.

______. Characterizing a classroom practicethat promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v. 36, n. 5, p. 412-446, Boston, 2005.

______. Functional Thinking as a RouteInto Algebra in theElementary Grades. ZDM – International Reviewson Mathematical Education, p. 34-42, Boston, 2011.

BRASIL .Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC, 1998.

______. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: anexo_texto_bncc (mec.gov.br). Acesso em: 22 jan. 2021.

CARPENTER, T.; FRANKE, M. Developing algebraic reasoning in the elementar school: Generalization and proof. In: H. Chick, K. Stacey, J. Vincent; J. Vincent (Eds.). Proceeding sof theTwelfth ICMI Study Conference: The future of the teaching and learning of algebra, v. 1, p. 155-162, Melbourne, Australia: University of Melbourne Press, 2001.

CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. D.; BRIZUELA, B. Children's Early Algebraic Concepts. Plenary address. XXII Meeting of the Psychology of Mathematics Education, North American Chapter, Tucson, AZ, October, 2000.

FONTANA, F. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, T. (Org). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018, p. 59-77.

LUNA, A.V. A; SOUZA, E. G; LIMA, L. B. S. Textos sobre Matemática em uma Prática Pedagógica no Ambiente de Modelagem nos Anos Iniciais. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 5., 2012, Petrópolis. Anais... Rio de Janeiro: UFPE, 2012.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS – NCTM. Principles and standards for school mathematics. Reston, VA: NCTM, 2003.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS – NCTM. Curriculum Focal Points for Prekindergarten through Grade 8 Mathematics: a quest for coherence. Reston, V.A.: National Council of Teachers of Mathematics, 2006.

NEW ZEALAND GOVERNMENT. Ministry of Education. Te Whāriki: Early Childhood Curriculum. Wellington: Ministry of Education, 2017.

PORTUGAL, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), Lisboa, 2016.

SILVA, D. P.; SAVIOLI, A. M. P. D. Manifestação do pensamento algébrico em resoluções de tarefas por estudantes do Ensino Fundamental I. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 3, n. 5, p. 139-156, jul./dez., Campo Mourão, 2014.

SINGAPORE, Republic of. Ministry of Education, Nurturing Early Learners: A Curriculum for Kindergartens in Singapore, v. 6, Singapore: Ministry of Education, capital, 2013.

SALVATERRA, M. L. Exploração de padrões por crianças do pré-escolar: um estudo realizado no domínio da matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar), Instituto politécnico, Viana do Castelo, 2017.

REIMÃO, J. V. Padrões na creche e no jardim de infância: a emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemático. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar), Instituto politécnico, Setubal, 2020.

ZAMORANO, C. M.; ALSINA, A. La incorporación del Early Algebra en el currículo de Educación Primaria. Números: revista de didácticade las matemáticas. Volumen 105, p. 81-102. Girona, 2020.

Zapatera, A. Introducción del pensamiento algebraico mediante la generalización de patrones. Una secuencia de tareas para Educación Infantil y primaria. Números, Revista de Didáctica de las Matemáticas, 97, 51-67. Girona, 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

VIEIRA, F. dos S.; MAGINA, S. M. P. A Early Algebra no currículo da educação infantil: uma análise dos documentos nacionais e internacionais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 81–98, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5070. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5070. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental