Jogo de palitos

conhecimentos de estudantes do 5º ano sobre probabilidade em situação de jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4751

Palavras-chave:

Probabilidade, Ensino, Jogos dos palitos, Situação do jogo

Resumo

No cotidiano, nos deparamos com situações que envolvem a aleatoriedade, que caracterizam o conteúdo de probabilidade, nesse sentido, discutir formas para desenvolver nos sujeitos o entendimento da compreensão probabilística é de grande importância para os professores que ensinam matemática. Nessa direção, neste artigo está presente reflexões a partir de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Maurício de Nassau, campus Paulista/PE. Esse artigo teve por objetivo analisar a influência do jogo de palitos na compreensão dos estudantes do 5º ano sobre o conteúdo de probabilidade, buscando identificar sua influência, em particular, no que se refere à aleatoriedade, ao espaço amostral e ao cálculo probabilístico. O embasamento teórico foi pautado nos autores, como Bryant e Nunes (2012) e Gal (2004), sobre o conceito de Probabilidade e do letramento probabilístico. A pesquisa é de cunho qualitativo e de campo, para tal foi aplicado atividades. No primeiro momento foi realizado um pré-teste com 18 alunos do 5º ano para analisar os conhecimentos prévios. No segundo momento foi realizado a própria situação de jogo. Por último, foi realizado o pós-teste para saber a influência do jogo. A partir do pré-teste, pode-se extrair que o desempenho dos alunos foi muito baixo, que apesar de, numericamente conter acertos, os alunos do 5º ano mostraram um baixo desempenho nas questões que tinham como objetivos: apresentar possíveis resultados de um experimento aleatório, determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado, desenvolver noções do espaço amostral e compreender a aleatoriedade no seu cotidiano. De modo geral, foi observado que as crianças tiveram dificuldades em situações de eventos probabilístico. Durante a vivência dos estudantes em situação de jogo de palitos, foi possível identificar que passaram a se apropriar de termos que envolve a probabilidade. Foi possível identificar que os sujeitos envolvidos nessa pesquisa, também desenvolveram a noção do espaço amostral, podendo fazer estimativas de todos os resultados possíveis de ocorrência quando contabilizavam todos os possíveis resultados do jogo, demostrando uma apropriação do conteúdo e das características da probabilidade. No pós-teste averiguou-se que quanto a compreensão da natureza e a consequência da aleatoriedade os alunos tiveram um bom desempenho, valendo ressaltar que também quanto a comparação e quantificação de probabilidades obtiveram um bom resultado, principalmente observado durante a situação de jogo, a partir das falas apresentadas através dos estudantes envolvidos na pesquisa, consequentemente melhorando o desempenho no teste final. Conclui-se que de modo geral o jogo pode ser um instrumento para compreensão do conteúdo em questão nas abordagens do raciocínio probabilísticos, identificação do espaço amostral e estimativas de eventos aleatórios, sem necessariamente ter trabalho o conteúdo naquele ano escolar. 

Palavras-chave: Probabilidade; Ensino; Jogo dos palitos; Situação de jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Itatiane Borges Lima, Universidade Maurício de Nassau

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora titular na Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Carlos Henrique Nunes da Silva, Universidade Maurício de Nassau

Graduado em Pedagogia na Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU). Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais no Centro Educacional Daniele (CEDA)

Referências

BRASIL. Ministério de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRYANT, Peter. NUNES, Terezinha. Children’s understanding of probability: a literature review. Nuffield Foundation. 2012, 86p. Disponível em: <https://www.nuffieldfoundation.org/sites/default/files/files/NUFFIELD_FOUNDATION_CUoP_SUMMARY_REPORT.pdf>

Acesso em: 22 out. 2019.

GADELHA Augusto. Teoria de probabilidade I: notas de aula, DME/IM/UFRJ, 2004. Disponível em: < http://www.mat.ufrgs.br/~viali/estatistica/mat2006/material/textos/hist_prob_Gadelha.pdf> Acesso: 09 jan. 2020.

GAL, Iddo. Towards ‘probability literacy’ for all citizens. In: JONES, Graham (Org.). Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning. p. 43-71. 2004.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2012.

NIVALDO. Pedro. Um estudo de probabilidade por meio do jogo de palitinhos com aplicações para o ensino médio. 2015.62f. Dissertação apresentada ao programa de mestrado profissional em matemática em rede nacional PROFMAT do departamento de ciências exatas, UEFS. Disponível em: <http://profmat.uefs.br/arquivos/File/PEDRO_NIVALDO_GOMES_LIMA.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2020.

PRODANOV, Cleber. FREITAS, Ernani. Metodologia do trabalho científico, métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: < https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf> Acesso em: 09 jan. 2020.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1994.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

LIMA, I. B.; SILVA, C. H. N. da . Jogo de palitos: conhecimentos de estudantes do 5º ano sobre probabilidade em situação de jogo. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 161–176, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4751. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4751. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental