Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4972

Palavras-chave:

Aritmética de al-Uqlidisi, Hisab al-Hindi, História da Matemática

Resumo

O presente artigo faz parte da etapa inicial de uma pesquisa de doutorado em história da matemática islâmica que estuda o texto original Kitab al-Fusul fi al-Hisab al-Hindi na versão de 1186 (E.C.), escrita por Abu al-Hasan Almad ibn Ibrahim al-Uqlidisi na cidade de Damasco na Síria.Podendo assim revelar indícios do contexto histórico da sociedade na qual foi produzido. Diante disso, elencou-se como objetivo conhecer de modo preliminar os elementos estruturais desse texto. Para tanto, realizou-se um estudo documental da versão traduzida do árabepara o inglês no ano de 1978. A leitura prévia da obra permitiu identificar o movimento de conhecimentos matemáticos por meio do encontro da aritmética indiana com a árabe. Esse indício se revelou pela estrutura da obra na qual compila os conhecimentos indianos de duplicação, redução, multiplicação, divisão, multiplicação e divisão com frações, cálculo de raízes, dentre outros realizados no ábaco de areia. De posse desses conhecimentos, Al-Uqlidisi inclui sua contribuição, sistematizando os procedimentos para a realização dessas contas em uma espécie de papel da época. A compreensão do conteúdo e objetivo da organização de cada livro pode favorecer o aprofundamento das análises contextuais, historiográfica e epistemológicas a serem realizadas.

Palavras-chave:Aritmética de al-Uqlidisi; Hisab al-Hindi; História da Matemática.

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Biografia do Autor

Suziê Maria de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM - IFCE) no ano de 2019, possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Ceará (2007), pós graduação em Coordenação Pedagógica pelo Instituto UFC Virtual (2015). Tem experiência na área do Ensino de Matemática, com ênfase na articulação entre a história e o ensino da matemática. É professora de matemática efetiva da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Faz parte da equipe de formadores dos professores de matemática do Programa Foco na Aprendizagem da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (CREDE 1). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM - UECE) e faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Regional CE (SBEM CE, 2019-2022). Além de desenvolver trabalhos que trazem a pesquisa como princípio educativo, por meio do acompanhamento pedagógico junto a professores e estudantes de matemática da Educação Básica.

Bernadete Barbosa Morey, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1979), mestrado em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1981) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (1992). Estágio pós-doutoral na UNESP-RC em História da Matemática (2010), Estágio pós-doutoral na Universidade de Penza, Rússia (2016) em História da Matemática. Estágio pós-doutoral (2017-2018) na Laurentian University, Sudbury, Canadá. Coordena o Grupo de Pesquisa Matemática e Cultura. Seus interesses em pesquisa são: 1. Teoria da Objetivação, uma teoria de ensino e aprendizagem sociocultural; 2. Relações entre a História da Matemática e a Educação Matemática; 3. Matemática Recreativa e Ensino de Matemática; 4. Matemática Medieval Islâmica.

Referências

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

ALBUQUERQUE, S. M. de; MOREY, B. B. Considerações iniciais sobre a obra Kitab AL-Fusul Fi Al-hisab Al-Hindi. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 641–653, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4972. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4972. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática