Investigar e explorar com tecnologia

uma possibilidade para ensinar trigonometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4829

Palavras-chave:

Educação Matemática, Estudo da aula, Fenomenologia, Formação de professores, GeoGebra

Resumo

Neste texto descrevemos a experiência vivida ao estar junto a um grupo de professores analisando práticas de ensino de matemática desenvolvidas por meio de tarefas de investigação com uma tecnologia - o software GeoGebra, cujo objetivo é expor situações que compreendemos ser relevantes para o professor quando ele se volta para a sua prática de investigação com tecnologia. Esse grupo foi constituído para a produção dos dados de uma pesquisa de Doutorado em andamento. O grupo reuniu-se quinzenalmente com a pesquisadora desde o 2º semestre de 2018 até o final de 2019. A experiência aqui descrita é um recorte das ações desenvolvidas nesse período. Iniciamos o texto apresentando nossas compreensões acerca do trabalho de investigação com tecnologia. Seguimos com a descrição do contexto em que tarefas foram planejadas e apresentamos uma delas, proposta por um dos professores do grupo, desenvolvida com seus alunos e discutida com os demais participantes, colegas de uma mesma escola.  A aula foi gravada e, posteriormente, editamos o vídeo fazendo recortes que pudessem expor as ações dos alunos e a interação com o professor. Esse vídeo editado com os recortes da aula foi assistido pelo grupo para que eles pudessem discutir o que se mostrava relevante nas ações dos alunos. Trazemos, então, uma descrição dessa discussão dos professores na qual foram destacados os modos de eles lidarem com o erro do aluno, os questionamentos feitos e seus objetivos, os conteúdos que perceberam que os alunos compreenderam ao realizar as explorações com o software, as possibilidades que viram para avançar com os conteúdos e o destaque feito para a importância de estarem no grupo discutindo e buscando compreender aspectos da própria prática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Estudo de Aula; Fenomenologia; Formação de Professores; GeoGebra.

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Biografia do Autor

Carolina Cordeiro Batista, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, São Paulo, Brasil

Rosa Monteiro Paulo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - 1984). Possui mestrado (2001) e doutorado (2006) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Rio Claro. Atualmente é professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro. Professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, UNESP. 

Referências

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

BATISTA, C. C.; PAULO, R. M. Investigar e explorar com tecnologia: uma possibilidade para ensinar trigonometria. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1252–1267, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4829. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4829. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática