Softwares no ensino de matemática

um olhar sobre a BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4961

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Softwares Educacionais, Jogos Matemáticos, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O crescente uso de tecnologias digitais de informação e comunicação vem contribuindo com o desenvolvimento de metodologias de ensino e softwares educativos para uso em sala de aula. O professor tem o importante papel de, constantemente, se capacitar para selecionar e utilizar softwares que atendam adequadamente sua proposta metodológica e as políticas educacionais vigentes. O atual documento normativo das aprendizagens essenciais em cada nível de ensino, a Base Nacional Comum Curricular, evidencia a importância de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais para desenvolvimento integral do aluno, contribuindo assim para uma sociedade mais crítica, ética, reflexiva e capacitada para o mundo do trabalho. No intuito de contribuir com professores e futuros professores de Matemática, este artigo identifica, categoriza e discute softwares educacionais para o ensino de Matemática, por meio de uma revisão sistemática destes em websites oficiais e lojas virtuais. Os softwares foram categorizados segundo sua origem e aplicabilidade em: softwares com origem em jogos tradicionais; jogos inovadores para o ensino de Matemática; softwares para o desenvolvimento do pensamento computacional; softwares de operações algébricas e construções geométricas. A discussão foi feita com base nos conteúdos lógico-matemáticos abordados, no possível público-alvo e principalmente, com base nas competências e habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular que podem ser desenvolvidas com o uso adequado desses softwares. É possível verificar a multiplicidade de habilidades que podem ser desenvolvidas com o uso de softwares nas diversas etapas da Educação Básica.

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Softwares Educacionais; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Base Nacional Comum Curricular; Jogos Matemáticos.

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Biografia do Autor

João Paulo Costa Ventura, Universidade Federal do Pará

Graduando de licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Aluno da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA, Belém, Pará, Brasil.

Cristiane Ruiz Gomes, Universidade Federal do Pará

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Faculdade de Matemática e do PROFMAT do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

VENTURA, J. P. C.; GOMES, C. R. Softwares no ensino de matemática: um olhar sobre a BNCC. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 846–860, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4961. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4961. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância

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