O software GeoGebra no ensino da Função Quadrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4954

Palavras-chave:

Tecnologia no Ensino, Função Quadrática, GeoGebra

Resumo

A tecnologia vem a cada dia redefinindo a maneira como são realizados determinados processos e com isso vem conquistando espaço nos mais diversos ambientes, fornecendo maneiras de se alcançar resultados mais precisos e solucionar problemas. No âmbito educacional, a utilização de tecnologia em sala de aula de matemática tem sido temática de diversas pesquisas. Diante desta realidade, traçamos como objetivo analisar a compreensão dos alunos no estudo da função quadrática por intermédio do GeoGebra. A realização dessa pesquisa é motivada por relatos de professores a respeito das dificuldades apresentadas pelos alunos das turmas de 1º ano do ensino médio quanto ao estudo do conceito de função quadrática. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa com cunho exploratório. Dessa forma, buscamos contextualizar o desenvolvimento histórico do conceito de funções, as tecnologias no ensino da matemática e a importância do GeoGebra como ferramenta tecnológica de mediação na aprendizagem de conceitos relacionados à função quadrática. Os sujeitos da pesquisa são alunos de 1º ano de uma escola de ensino médio da rede pública estadual da cidade de Acopiara-CE. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário de identificação dos sujeitos, atividade de sondagem de conhecimentos sobre a função quadrática e atividade pós-intervenção. Com base nos dados obtidos, comparamos os resultados das atividades antes e depois da utilização do GeoGebra, verificamos que a aprendizagem dos alunos com o auxílio do software GeoGebra se mostrou satisfatória, o conteúdo exposto se tornou mais concreto por meio da manipulação de atividades no GeoGebra, os alunos gostaram do programa e aprenderam mais facilmente os conceitos referente a função quadrática. Esperamos que este trabalho se torne útil para pesquisas futuras de professores e alunos interessados na área de tecnologia na educação, auxiliando-os na exploração deste conteúdo.

Palavras-chave: Tecnologia no Ensino; Função Quadrática; GeoGebra.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tamara Sued Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Graduanda no Ensino de Matemática pelo Instituto Nacional de Ensino (INE).

Dailton Cicerofram Souza Silva, Secretaria de Estado de Educação do Ceará

Pós-Graduando no Ensino de Matemática pelo Instituto Nacional de Ensino (INE). Professor de Matemática vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Ceará (SEDUC/CREDE 16)

Ana Cristina De Souza Lima, Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. Etnografia da Prática Escolar. 8. ed. Campinas: Papirus, 2002.

BORBA, M. C, PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2012.

BOTELHO, L.; REZENDE, W. M. Um breve histórico do conceito de função. Caderno Dá-Licença, Niterói, v. 6, p.64-75, 2007.

BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução de Elza F. Gomide. 2. ed. São Paulo: Editora Blücher, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é base. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 de agosto de 2019.

IEZZI, G.; MURAKAMI, N. Fundamentos de Matemática Elementar. 7. ed. São Paulo: atual, 2004.

LIMA, C. E. O. A utilização do software GeoGebra como ferramenta para o ensino de funções. 2013. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/5815/1/2013_dis_ceolima.pdf. Acesso em 23/02/2021

LIMA, E. L. et al. A Matemática do Ensino Médio. 10. ed. Rio de Janeiro: SBM,2012.

MACIEL JUNIOR, J. M. A. Um estudo sobre o uso do software GeoGebra para o ensino de matemática: uma proposta de sequência didática para o conteúdo de função quadrática. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, 2019. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=88301 Acesso em: 25 de fevereiro de 2021

MORAN, J. M; MASETTO, M; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2013.

ROQUE, T; CARVALHO, J.B.P. Tópicos de História da Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2012.

SOUZA, R. M. O uso do GeoGebra no ensino da função quadrática. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) — Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, Santarém, 2013. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=31386 . Acesso em: 09 mar. 2019.

SOUZA, F. A. L. de. O uso do software GeoGebra como ferramenta pedagógica no estudo de funções quadráticas em turmas de 9º ano do ensino fundamental do CMF. 2012. 108 p. Dissertação (Mestrado profissional em ensino de ciências e matemática) – Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, 2012.

THOALDO, D.L.P.B. (2010) O uso da tecnologia em sala de aula. Trabalho de Monografia apresentado na pós-graduação em Gestão Pedagógica da Universidade Tuiuti do Paraná 1: 1- 35.

VIDAL, E. M.; MAIA, G. L. S. B. Educação, informática e professores. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

OLIVEIRA, T. S. P. de; SILVA, D. C. S.; LIMA, A. C. D. S. O software GeoGebra no ensino da Função Quadrática . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 861–876, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4954. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4954. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância