Reflexões e concepções de uma professora em relação à estatística, a partir de uma formação baseada no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4984Palavras-chave:
Ensino de Estatística, Formação de professores, Ensino RemotoResumo
A Base Nacional Comum Curricular indica o estudo dos conceitos estatísticos desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, já que essa área implica na formação de um indivíduo crítico frente às informações. A aprendizagem da Estatística está ligada à formação do professor, que deve possuir conhecimentos procedimentais e metodológicos. Desse modo, buscando auxiliar nesse processo, a Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE), ofertou um curso de formação de professores, intitulado “Matemática #COmVIDa”, distribuído em quatro módulos, contendo atividades contextualizadas sobre o Ensino de Estatística durante a pandemia da Covid-19. Este artigo tem como objetivo analisar as reflexões e concepções de uma professora dos anos iniciais em relação aos conceitos estatísticos, durante a vivência do primeiro módulo deste curso, onde foram trabalhados tais conceitos. A pesquisa possui abordagem qualitativa do tipo descritiva, pois descrevemos os fatores e as variáveis envolvidas no fenômeno estudado. A metodologia adotada é a observação sistemática, feita por meio do acompanhamento das aulas, que foram gravadas e transcritas. Os resultados mostram que a professora superou as dificuldades atreladas à concepção e caracterização de variável estatística, construção, leitura e interpretação de informações contidas em gráficos e tabelas, além de levantar indícios sobre medidas de tendência central. Nesse sentido, a formação oportunizou reflexões de aplicabilidade cotidiana dos conceitos estatísticos, desmistificando essa área do conhecimento como restrita a uma pequena parcela da população. Destarte, inferimos que o curso contribuiu positivamente para a formação da professora, e que esse tipo de iniciativa gera grande impacto na formação continuada e no desenvolvimento profissional docente.
Palavras-chave: Ensino de Estatística; Formação de professores; Ensino remoto.
Downloads
Métricas
Referências
BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Granada: Universidade de Granada, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. SAEB 2017. Brasília: INEP, 2019.
CASTRO, J. B. A utilização de objetos de aprendizagem para a compreensão e construção de gráficos estatísticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
CASTRO, J. B.; CASTRO-FILHO, J. A. Desempenho de estudantes do 5° ano na Construção de Gráficos de Setores: Dificuldades e Possibilidades Pedagógicas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 12-31, 2018.
CAZORLA, I.; MAGINA, S.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 122p, 2017.
LEMOS, M. P. F. Compreensão de professores que lecionam no Ensino Fundamental sobre as medidas de tendência central. Caminhos da Educação Matemática em Revista. Aracaju, v. 9, n. 2, p. 9-29, jan. 2019.
MAGINA, S.; CAZORLA, I.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. Concepções e concepções alternativas de média: Um estudo comparativo entre professores e alunos do Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 2, p. 59-72, 2010. Editora UFPR.
NACARATO, A. M. Educação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: currículo em ação de um grupo de professoras ao aprender ensinando geometria. 2000, 333p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP, 2000.
PASSOS, C. L. B. et al. Desenvolvimento Profissional do Professor que Ensina Matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, Portugal, v. XV, n. 1 e 2, p. 193-219, 2006.
PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. In: ACTAS do Profmat 98. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática, 1998. p. 27-44.
PONTES, M. M; CASTRO, J. B. A Construção do Conhecimento Matemático do Pedagogo: uma Investigação Sobre os Saberes para a Prática Pedagógica com Estatística. JIEEM, v.13, n.4, 2020.
RUDIO, V. F. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 144p, 2000.
SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher. v.15, n.2, p. 4-14, 1986.
SILVA, E. W. F; SOUZA, E. G. Educação Estatística no contexto da formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: mobilização dos saberes de conteúdo estatístico. Revemat, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 1-21, 2019.