Reflexões e concepções de uma professora em relação à estatística, a partir de uma formação baseada no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4984

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Formação de professores, Ensino Remoto

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular indica o estudo dos conceitos estatísticos desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, já que essa área implica na formação de um indivíduo crítico frente às informações. A aprendizagem da Estatística está ligada à formação do professor, que deve possuir conhecimentos procedimentais e metodológicos. Desse modo, buscando auxiliar nesse processo, a Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE), ofertou um curso de formação de professores, intitulado “Matemática #COmVIDa”, distribuído em quatro módulos, contendo atividades contextualizadas sobre o Ensino de Estatística durante a pandemia da Covid-19. Este artigo tem como objetivo analisar as reflexões e concepções de uma professora dos anos iniciais em relação aos conceitos estatísticos, durante a vivência do primeiro módulo deste curso, onde foram trabalhados tais conceitos. A pesquisa possui abordagem qualitativa do tipo descritiva, pois descrevemos os fatores e as variáveis envolvidas no fenômeno estudado. A metodologia adotada é a observação sistemática, feita por meio do acompanhamento das aulas, que foram gravadas e transcritas. Os resultados mostram que a professora superou as dificuldades atreladas à concepção e caracterização de variável estatística, construção, leitura e interpretação de informações contidas em gráficos e tabelas, além de levantar indícios sobre medidas de tendência central. Nesse sentido, a formação oportunizou reflexões de aplicabilidade cotidiana dos conceitos estatísticos, desmistificando essa área do conhecimento como restrita a uma pequena parcela da população. Destarte, inferimos que o curso contribuiu positivamente para a formação da professora, e que esse tipo de iniciativa gera grande impacto na formação continuada e no desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave: Ensino de Estatística; Formação de professores; Ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danilo do Carmo de Souza, Universidade Federal do Ceará

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) vinculado a UECE. Colaborador no Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e no Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (PROMIDIA), ambos vinculados a UFC. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Fortaleza. Bolsista de Iniciação Cientifica (IC/UECE) no período de 2013 a 2015. Áreas de interesse de pesquisa: Tecnologias Digitais na Educação; Ensino de conceitos matemáticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental; Formação de Professores que ensinam Matemática.

Marisa Lima de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), atuando na Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE) com pesquisas voltadas para formação de professores e o ensino de estatística, na perspectiva colaborativa. Filiada a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-CE) desde fevereiro de 2021.

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal Ceará (2012) e doutorado em Educação (2016), pela mesma universidade. Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE. Em 2018 atuou como consultora de Matemática da SEDUC-CE e como consultora de produto do MEC para o programa PMALFA. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Tecnologia Educacional, atuando, principalmente nas áreas de Informática Educativa, Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática, formação de conceitos e Didática.

Referências

BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Granada: Universidade de Granada, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. SAEB 2017. Brasília: INEP, 2019.

CASTRO, J. B. A utilização de objetos de aprendizagem para a compreensão e construção de gráficos estatísticos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

CASTRO, J. B.; CASTRO-FILHO, J. A. Desempenho de estudantes do 5° ano na Construção de Gráficos de Setores: Dificuldades e Possibilidades Pedagógicas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 12-31, 2018.

CAZORLA, I.; MAGINA, S.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 122p, 2017.

LEMOS, M. P. F. Compreensão de professores que lecionam no Ensino Fundamental sobre as medidas de tendência central. Caminhos da Educação Matemática em Revista. Aracaju, v. 9, n. 2, p. 9-29, jan. 2019.

MAGINA, S.; CAZORLA, I.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G. Concepções e concepções alternativas de média: Um estudo comparativo entre professores e alunos do Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 2, p. 59-72, 2010. Editora UFPR.

NACARATO, A. M. Educação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: currículo em ação de um grupo de professoras ao aprender ensinando geometria. 2000, 333p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP, 2000.

PASSOS, C. L. B. et al. Desenvolvimento Profissional do Professor que Ensina Matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, Portugal, v. XV, n. 1 e 2, p. 193-219, 2006.

PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. In: ACTAS do Profmat 98. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática, 1998. p. 27-44.

PONTES, M. M; CASTRO, J. B. A Construção do Conhecimento Matemático do Pedagogo: uma Investigação Sobre os Saberes para a Prática Pedagógica com Estatística. JIEEM, v.13, n.4, 2020.

RUDIO, V. F. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 144p, 2000.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher. v.15, n.2, p. 4-14, 1986.

SILVA, E. W. F; SOUZA, E. G. Educação Estatística no contexto da formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: mobilização dos saberes de conteúdo estatístico. Revemat, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 1-21, 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SOUZA, D. do C. . de; VASCONCELOS, M. L. de; CASTRO, J. B. de. Reflexões e concepções de uma professora em relação à estatística, a partir de uma formação baseada no ensino remoto. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1122–1138, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4984. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4984. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática