Concepções matemáticas de professoras de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4863Palavras-chave:
Educação Infantil, Matemática, Práticas Pedagógicas, CriançasResumo
A linguagem matemática é elemento que constitui os mais diversos eventos da vida dos sujeitos. No contexto da Educação Infantil, deve ser compreendida como atividade do pensamento humano, conectada ao contexto social e cultural dos sujeitos e não como disciplina. Sendo assim, as propostas pedagógicas, articuladas às diversas linguagens, devem buscar desenvolver o raciocínio lógico da criança e não a habilidade dela de calcular mecanicamente números ou reconhecer formas geométricas. Desse modo, os docentes podem promover atividades que busquem com que a criança, explore espaços; manuseie e descreva objetos, animais e figuras; formule e registre hipóteses; proponha soluções para diferentes problemas; narre e represente corporalmente fatos, entre outras ações. Este estudo é recorte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós Graduação/PPGEd em Educação da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, cujo objeto é o brincar na educação infantil. Para essa discussão, refletimos sobre as concepções de professoras de creche e pré-escola de Lagoa Seca-PB, no âmbito da Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos procedimentos utilizados foram a observação que tomamos nota no diário de campo e a entrevista semiestruturada com professoras. Para análise da produção dos dados, nos valemos do método Núcleos de Significação. A Pesquisa aponta práticas pedagógicas com a linguagem matemática, descoladas do contexto cultural e social das crianças, bem como dos interesses delas. O brincar revelou-se modo para auxiliar o aprendizado das crianças de noções matemáticas de adição e subtração, bem como para o reconhecimento de números e figuras geométricas, a partir de propostas que nos pareceram tentativa de prepará-las para o Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Educação Infantil; Matemática; Prática Pedagógica; Crianças.
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