Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitais

análise de uma aula desenvolvida sob essas perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4981

Palavras-chave:

Ensino exploratório de matemática;, Tecnologias digitais;, Programa de Residência Pedagógica;, GeoGebra;, Educação matemática.

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência de uma aula realizada por uma residente do Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em uma turma de primeira série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do estado do Ceará. Este teve como objetivo analisar possíveis contribuições da utilização das abordagens de Ensino Exploratório de Matemática (EEM) e de Tecnologias Digitais (TD) no ensino e na aprendizagem do conceito de vértice de uma parábola. Para isso, realizou-se um estudo sobre aspectos teóricos relacionados as abordagens de Ensino Exploratório de Matemática e de Tecnologias Digitais, o que possibilitou fazer uma relação entre essas perspectivas para a construção de um plano de aula, no qual foi detalhada possíveis ações para a gestão da aula e promoção das aprendizagens matemáticas dos alunos. Diante disso, por meio de uma análise interpretativa com base nos aspectos teóricos dessas perspectivas, percebeu-se uma participação efetiva dos estudantes no desenvolvimento da aula, em que foram protagonistas no processo de aprendizagem, pois a partir da resolução da tarefa e das discussões realizadas, conseguiram visualizar os pontos do vértice de uma parábola, o comportamento de sua função e a posição de sua concavidade. Com isso, verificou-se que as abordagens utilizadas favoreceram também o raciocínio matemático, a resolução de problemas e a comunicação matemática dos alunos (CANAVARRO, 2011), pois foram motivados a buscar diferentes resoluções e apresentarem suas ideias para os colegas, o que promoveu uma valorização do trabalho realizado.

Palavras-chave: Ensino Exploratório de Matemática; Tecnologias Digitais; Programa de Residência Pedagógica; GeoGebra; Educação matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dinar Paulino Damasceno, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Alessandra Senes Marins, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Referências

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação Matemática. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002.

CANAVARRO, A. P. Ensino exploratório da matemática: práticas e desafios. Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. 2011

CANAVARRO, A. P.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L.Práticas de ensino exploratório: o caso de Célia. Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. 2012

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Magda Lopes. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CYRINO, M. C. C. T.; TEIXEIRA, B. R. O ensino exploratório e a elaboração de um

framework para os casos multimídia. In: CYRINO, M. C. C. T. Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática. Londrina: Eduel, 2016. p. 81-99.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários as práticas educativas.1ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (coleção leitura)

Exame Nacional do Ensino Médio, Provas e gabaritos. Disponível em: <http://inep.gov.br/provas-e-gabaritos> Acesso em: 20 de maio de 2019.

MALTEMPI, M. V. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre a prática e formação docente. Acta Scientiae. Canoas. v.10, n.1, jan./jun. 2008. p.59-67.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, geogebra sp. Disponível em: <https://www.pucsp.br/geogebrasp/geogebra.html>. Acesso em: 29 de julho de 2019.

STEIN, M. K. et al. Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Five Practices for Helping Teachers Move Beyond Show and Tell. Mathematical Thinking and Learning, v. 10, n. 4, p. 313-340, 2008.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

DAMASCENO, D. P.; MARINS, A. S. Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitais: análise de uma aula desenvolvida sob essas perspectivas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 439–454, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4981. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4981. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio