Elaboração de jogos matemáticos

o caso do jogo batalha naval de funções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5083

Palavras-chave:

Função Quadrática, PIBID, Ensino Médio, Jogo Matemático, Batalha Naval

Resumo

Apresentamos um trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O presente artigo tem o objetivo de discorrer sobre as etapas de elaboração do jogo Batalha Naval de Funções, voltado para atividades de desenvolvimento da habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): EM13MAT503 - Investigar pontos de máximo ou de mínimo de funções quadráticas em contextos da Matemática Financeira ou da Cinemática e do descritor do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE): D20. Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública (de ensino integral) da rede estadual de Pernambuco: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre, localizada na zona norte do Recife em parceria com o grupo de pesquisa Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE).   O jogo contou com a participação de alunos do 1º ano do Ensino Médio. O resultado da versão final do Batalha Naval de Funções é apresentado a partir das sucessivas sugestões dos alunos, que foram acatadas pelos conceptores do jogo no processo de sua (re)elaboração. Tais como, mudanças nas suas regras e material (tabuleiro e cartas). Sobre a elaboração do jogo, de uma parte, destacamos como este contribuiu à formação docente e ao desenvolvimento profissional dos bolsistas do PIBID; de outra parte, o envolvimento dos alunos do Ensino Médio trouxe à tona aspectos interessantes, tais com as adaptações realizadas por eles para tornar o jogo mais atrativo, sem perder de vista as atividades voltadas para o estudo do tema em tela.

Palavras-chave: Função Quadrática; PIBID; Ensino Médio; Jogo Matemático; Batalha Naval.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel Santos Evangelista, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciando em Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Joseleide da Silva Damascena, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Elisângela Bastos de Melo Espíndola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Ensino de Ciências (UFRPE). Professora da Rede Estadual de Pernambuco.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2019.

ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo. Palestra: Pibid e formação do professor de matemática, na II Semana Científica do Agreste Pernambucano – “Educação, Ciência e Sociedade em tempo de mudanças: perspectivas e desafios”. Garanhuns, ocorreu de 01 a 04 de outubro de 2020.

GONÇALVES, André Tavares; ALMEIDA, Wálmisson Régis de; SILVA, José Fernandes da. Batalha naval matemática: um relato da aplicação de jogos matemáticos no ensino fundamental. Tangram: Revista de Educação Matemática, Dourados, MS, v. 2, n. 4, p. 106-117, 2019. Trimestral. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10342. Acesso em: 01 mar. 2020.

NASCIMENTO. Vinicius Morais do; JUSTINO, Maria Eduarda da Cruz; NASCIMENTO NETO, José Alves do. Jogo batalha naval no plano cartesiano: trabalhando coordenadas cartesianas através do lúdico. In: ENCONTRO PARAIBANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, X. Campina Grande, Anais..., Campina Grande, 2018.p. 1-8. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/45165. Acesso em 01 mar. 2020.

PERNAMBUCO. Matriz de Referência de Matemática SAEPE. 3º ano do Ensino Médio. Recife: Secretaria Estadual de Educação, 2016.

RABARDEL, Pierre. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.

RIBEIRO, João Pedro Mardegan. O uso de um jogo de batalha naval como ferramenta didática no ensino de matemática na educação básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v.6, n.17, p.84–98, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1446/1468. Acesso em: 01 mar. 2020.

SANTOS, José Elyton Batista dos; OLIVEIRA, Dagmar Braga de. Batalha naval matemática: um elo entre o jogar e o conhecimento matemático. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, Aracajú, v. 8, n. 1, p. 34-47, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNABUCO. Pró-Reitoria de Ensino De Graduação. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Edital para seleção de bolsistas de iniciação à docência, nº 15 /2018. Disponível em: http://www.ufrpe.br/sites/www.ufrpe.br/files/Edital%20Pibid%202018%20-%20discentes.pdf. Acesso em 04 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

EVANGELISTA, G. S.; DAMASCENA, J. da S.; ESPÍNDOLA, E. B. de M. . Elaboração de jogos matemáticos: o caso do jogo batalha naval de funções. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 918–932, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5083. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5083. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

GT06- Didática, Modelagem, Etnomatemática e Laboratório de Matemática