A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11313

Palavras-chave:

Educação matemática, Etnomatemática, Matemática na agricultura

Resumo

Este artigo descreve uma pesquisa de campo cujo objetivo principal foi analisar a relação entre a matemática e as práticas agrícolas utilizadas no cultivo de cheiro verde, de modo a evidenciar a presença da matemática no cotidiano dos agricultores. Para alcançar esse objetivo, foram utilizados como referência os conceitos da Etnomatemática, com base, principalmente, em estudos de Ubiratan D’Ambrosio. A coleta de dados se deu por meio de observação direta e de entrevistas com quatro agricultores, realizadas entre os meses de abril e junho de 2022, na região rural de Vidal, localizada no município de Reriutaba, no Estado do Ceará. Os resultados da pesquisa mostram que a matemática é amplamente utilizada pelos agricultores na região de Vidal, especialmente no que diz respeito ao preparo da terra e ao plantio de cheiro verde. Os agricultores utilizam conceitos matemáticos como proporções, medidas e cálculos, para determinar a quantidade de sementes a serem plantadas, a distância entre as fileiras de plantio e a quantidade de fertilizante a ser aplicada na terra. Embora utilizem implicitamente esses conceitos, durante todo o processo de cultivo do cheiro verde, eles reconhecem apenas a matemática básica. Eles trabalham de forma intuitiva, sem a formalidade matemática, e isso não os impede de exercer as suas atividades diariamente. Dessa forma, percebe-se que existe uma matemática praticada, uma cultura desenvolvida para o cultivo de cheiro verde, uma prática Etnomatemática, cujos cálculos matemáticos são realizados com base em conhecimentos empíricos adquiridos ao longo do tempo, que são transmitidos de geração em geração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marksuel Gonçalves de Mesquita, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Atualmente é professor substituto nas escolas do municipal de Reriutaba. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Iego Assis da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), pós-graduado em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade do Interior Paulista (FIP), Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) - Espanha.

Francisca Cláudia Fernandes Fontenele, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialização em Ensino de Matemática (UVA). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), realizados na linha de pesquisa de Educação, Currículo e Ensino, no eixo Ensino de Matemática. Pós-doutora em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com pesquisa sobre Didática da Matemática, Didática Profissional e formação do professor de Matemática. Atualmente, é professora no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú, atuando na área de Educação Matemática e coordenadora do curso de Especialização em Tendências da Educação Matemática ofertado pela Universidade Aberta do Brasil em parceria com a UVA.

Referências

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

DINIZ, Ellen Rúbia. Agricultor Familiar. 1. ed. IFPR - Instituto Federal do Paraná, 2012

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HEREDIA ZÁRATE, Néstor Antonio; VIEIRA, Maria do Carmo; WEISMANN, Martin; LOURENÇÃO, André Luís Faleiros. Produção e renda bruta de cebolinha e de salsa em cultivo solteiro e consorciado. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n. 3, p. 574-577, jul./set. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hb/a/G9ZLCybdZZqCvbWMc4t7hmm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em:

KANECO, Márcia Gonçalves. Produção de coentro e cebolinha em substratos regionais da Amazônia à base de madeira em decomposição (PAÚ). 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) – Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/5071. Acesso em: 18 ago. 2023.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagem qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

LUZ, José Magno Queiroz; ANDRADE, Lívia Vieira de; DIAS, Frederico Flausino; SILVA, Monalisa Alves Diniz; HABER, Lenita Lima; OLIVEIRA, Roberta Camargos de. Produção hidropônica de coentro e salsa crespa sob concentrações de solução nutritiva e posições das plantas nos perfis hidropônicos. Biosciense Journal, Uberlândia, v. 28, n. 4, p. 589-597, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/12544. Acesso em: 17 ago. 2023.

MONTEIRO, Alexandrina; POMPEU JR., Geraldo. A Matemática e os temas transversais. São Paulo: Editora Moderna, 2001.

RICHARDSON, Roberto Jarry; PERES, José Augusto de Souza; WANDERLEY, José Carlos Vieira; CORREIA, Lindoya Martins; PERES, Maria de Holanda de Melo. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

VERGANI, Tereza. Educação Etnomatemática: o que é? Natal: Flecha do Tempo, 2007.

Downloads

Publicado

2024-01-01

Como Citar

MESQUITA, M. G. de; SILVA, I. A. da; FONTENELE, F. C. F. A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 31, p. 1–16, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i31.11313. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/11313. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.