Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4922

Palavras-chave:

Cross-staff, Edmund Gunter, História da Matemática

Resumo

A Inglaterra, no século XVI e XVII, passou por grandes mudanças no que se refere às matemáticas por conta da necessidade de utilizá-las, por exemplo, na agrimensura, astronomia e navegação. Em decorrência dessa demanda, de direcionar as matemáticas às práticas, diversos tratados voltados para esse aspecto foram elaborados, muitos deles envolvendo a descrição e o uso de instrumentos, entre eles, pode-se destacar o tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise, de autoria de Edmund Gunter (1581 – 1626), datado de 1623, publicado em Londres, que aborda quatro instrumentos matemáticos: Setor, Cross-staff, Cross-bow e Quadrante. Visto isso, o estudo tem como objetivo apresentar o instrumento Cross-staff desenvolvido por Gunter (1623) e suas respectivas escalas. Esta pesquisa é um recorte de um estudo maior e se caracteriza como uma pesquisa documental, já que se apropria de um documento original para análise. Como resultado, foi apresentado um breve olhar sobre os séculos XVI e XVII, especialmente, em Londres, com foco em aspectos que estavam ligados ao contexto de produção do tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments..., no qual o instrumento está inserido, em seguida, são expostas as 12 escalas inscritas no Cross-staff de Gunter (1623). Percebe-se que esse instrumento possui escalas que incorporam diversos conhecimentos matemáticos, como trigonometria, unidades de medidas e proporção que, se explorados, estudados e direcionados ao ensino, podem contribuir com a construção e/ou ressignificação de conhecimentos.

Palavras-chave: Cross-staff; Edmund Gunter; História da matemática.

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Biografia do Autor

Andressa Gomes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Mestranda do programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará. Membro do grupo de pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem interesse pelos temas: História da Matemática, Formação de professores da Matemática e Ensino de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. É uma pessoa feliz e fã de Sandy e Junior.

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

SANTOS, A. G. dos; PEREIRA, A. C. C. Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 707–720, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4922. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4922. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática

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