Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4922

Palavras-chave:

Cross-staff, Edmund Gunter, História da Matemática

Resumo

A Inglaterra, no século XVI e XVII, passou por grandes mudanças no que se refere às matemáticas por conta da necessidade de utilizá-las, por exemplo, na agrimensura, astronomia e navegação. Em decorrência dessa demanda, de direcionar as matemáticas às práticas, diversos tratados voltados para esse aspecto foram elaborados, muitos deles envolvendo a descrição e o uso de instrumentos, entre eles, pode-se destacar o tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise, de autoria de Edmund Gunter (1581 – 1626), datado de 1623, publicado em Londres, que aborda quatro instrumentos matemáticos: Setor, Cross-staff, Cross-bow e Quadrante. Visto isso, o estudo tem como objetivo apresentar o instrumento Cross-staff desenvolvido por Gunter (1623) e suas respectivas escalas. Esta pesquisa é um recorte de um estudo maior e se caracteriza como uma pesquisa documental, já que se apropria de um documento original para análise. Como resultado, foi apresentado um breve olhar sobre os séculos XVI e XVII, especialmente, em Londres, com foco em aspectos que estavam ligados ao contexto de produção do tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments..., no qual o instrumento está inserido, em seguida, são expostas as 12 escalas inscritas no Cross-staff de Gunter (1623). Percebe-se que esse instrumento possui escalas que incorporam diversos conhecimentos matemáticos, como trigonometria, unidades de medidas e proporção que, se explorados, estudados e direcionados ao ensino, podem contribuir com a construção e/ou ressignificação de conhecimentos.

Palavras-chave: Cross-staff; Edmund Gunter; História da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Gomes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Mestranda do programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará. Membro do grupo de pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem interesse pelos temas: História da Matemática, Formação de professores da Matemática e Ensino de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. É uma pessoa feliz e fã de Sandy e Junior.

Referências

ALVES, Verusca Batista; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O instrumento "círculos de proporção" exposto na obra de William Oughtred (1633): um elemento na interface entre história e ensino de matemática. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 89-108, 11 set. 2018.

ASH, Eric H.. Power, Knowledge, and expertise in Elizabethan England. [S.I.]: The Johns Hopkins University Press, 2004.

CASTILLO, Ana Rebeca Miranda. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e uso do báculo (cross-staff) em A Boke Named Tectonicon de Leonardo Digges. 2016. 120 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

CHARTRES, Richard; VERMONT, David. A brief history of Grasham College 1597-1997. [S.I.]: Gresham College, 1998.

CORMACK, Lesley B.. Mathematics for Sale: Mathematical Practitioners, Instrument Makers, and Communities of Scholars in Sixteenth-Century London. In: CORMACK, Lesley B.; WALTON, Steven A.; SCHUSTER, John A. (ed.). Mathematical Practitioners and the Transformation of Natural Knowledge in Early Modern Europe. 45. ed. Cham: Springer, 2017. (Studies in History and Philosophy of Science).

COTTER, Charles H.. Edmund Gunter (1581–1626). Journal Of Navigation, [S.L.], v. 34, n. 3, p. 363-367, set. 1981. Cambridge University Press (CUP).

DIGGES, Thomas. Alae Seu Scalae Mathematicae. London: Anno Domini, 1573.

HARTLEY, Harold; HINSHELWOOD, Cyril. Gresham College and the Royal Society. Notes And Records Of The Royal Society Of London, [S.L.], v. 16, n. 1, p. 125-135, 30 abr. 1961. The Royal Society.

HAVIL, Julian. John Napier: life, logarithms, and legacy. Princeton: Princeton University Press, 2014.

GUNTER, Edmund. Canon triangvlorvm. London: Gulielmus Jones, 1620.

GUNTER, Edmund. The Description and use of the sector. The Crosse-staffe and other instruments, For such as are studious of Mathematicall practise. London: William Jones, 1623.

GUNTER, Edmund. The Description and use of the sector. The Crosse-staffe and other instruments. For such as are studious of Mathematicall practise. London: William Jones, 1624.

HOOD, Thomas. The making and vse of the Geometricall Instrument, called a Sector. London: John Windet, 1598.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. La investigación documental sobre la investigación cualitativa: conceptos y caracterización.. Revista de Investigaciones Unad, [s.l.], v. 14, n. 2, p. 55, 24 nov. 2015. Universidad Nacional Abierta y a Distancia.

OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment. London: Augustine Mathewes, 1633.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Aspectos Históricos da régua de cálculo para a construção de conceitos matemáticos. São Paulo: Livraria da Física, 2015. (História da Matemática para o Ensino).

QUEIROZ, Tereza Aline Pereira de. Aprender a saber na Idade Média. In: Trivium e quadrivium: as artes liberais na Idade Média. Cotia: Ibis, 1999, p. 11-31.

ROCHE, John J.. The radius astronomicus in England. Annals Of Science, [S.L.], v. 38, n. 1, p. 1-32, jan. 1981. Informa UK Limited.

ROSS, Richard P.. The Social and Economic Causes of the Revolution in the Mathematical Sciences in Mid-Seventeenth-Century England. Journal Of British Studies, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 46-66, 1975. Cambridge University Press (CUP).

ROSSI, Paolo. O nascimento da ciência moderna na Europa. Bauru: Edusc, 2001. Tradução de: Antonio Angonese.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre História da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, v.19, no1, p. 89-111, 2013.

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 7, n. 20, p. 357-369, 12 jul. 2020. Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM.

SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A construção da escala de Gunter com o auxílio do GeoGebra. In: XX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 20., 2020, Fortaleza. Anais [...] . Fortaleza: Unifor, 2020b. p. 1-6.

SILVA, Isabelle Coelho da. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

WARD, John. The lives of the professors of Gresham College: to which is prefixed the life of the founder, sir Thomas Gresham. London: John Moore, 1740.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SANTOS, A. G. dos; PEREIRA, A. C. C. Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 707–720, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4922. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4922. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

GT04 - História da Matemática e da Educação Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>