Mediação tecnológica no ensino da Matemática

considerações sobre a utilização do software Winplot em atividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4862

Palavras-chave:

TDIC, Investigação Matemática, Obstáculos epistemológicos, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir, numa perspectiva crítica, uma proposta de atividade que faz uso de duas tendências metodológicas para o ensino da Matemática (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação [TDIC] e Investigação Matemática), em particular, para o ensino de funções do primeiro grau, funções do segundo grau e soluções de sistemas de equações lineares com duas variáveis Reais (ℝ). A proposta aqui apresentada faz uso do software Winplot como recurso tecnológico com a finalidade de dar significado a alguns conceitos relacionados aos assuntos matemáticos supracitados e é composta por três atividades, dentre as quais, as duas primeiras pretendem dar significado, respectivamente, aos coeficientes de funções do primeiro e do segundo grau, por meio de uma manipulação guiada no software por parte do aluno, enquanto que a última pretende dar significado às soluções de sistemas de equações lineares com duas variáveis em ℝ. A proposta foi elaborada em contexto acadêmico como requisito parcial para a obtenção de nota final em componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e não foi aplicada em contexto real de ensino. No entanto, entendemos que as reflexões, discussões e problematizações aqui suscitadas acerca da proposta apresentada são relevantes para professores de Matemática em formação e/ou em atuação, uma vez que não se trata de uma ideia de natureza inovadora, mas bastante comum. Na promoção dessas discussões nos baseamos no conceito de “obstáculos epistemológicos” proposto por Gaston Bachelard, nos estudos de Lins e Gimenez (2001) e Ribeiro e Cury (2015) sobre o ensino de Álgebra e em Sousa (2020) para entendermos a dinâmica da aliança entre TDIC e Investigação Matemática. Concluímos após análise do que foi apresentado e discutido que a atividade proposta pode possibilitar compreensões equivocadas no aluno com relação aos conceitos de entes geométricos primitivos, tais como: reta, semirreta e segmento. Essas compreensões equivocadas, vistas à luz do conceito de “obstáculos epistemológicos”, poderiam culminar em dificuldades de aprendizagem nos alunos em séries posteriores de estudos. Por fim, destacamos que esses obstáculos não seriam causados pela atividade em si, mas pela escolha do software para este fim e consideramos imprescindível, portanto, a atenção dos professores ao utilizarem qualquer meio que possibilite a prática manipulada pelo aluno.

Palavras-chave: Investigação Matemática; TDIC; Obstáculos epistemológicos; Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luís Fernando Mesquita de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Willemberg Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Referências

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2021.

CONSANI, Marciel Aparecido. Mediação Tecnológica na Educação: os aportes teóricos e práticos da Educomunicação para a Educação a Distância. Revista de Graduação USP, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 59-65, 2018. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/147199/140769>. Acesso em: 27 jan. 2021.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da Informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1993.

LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

LORENZATO, Sérgio Apparecido. Por que não ensinar Geometria?. A Educação Matemática em Revista, Blumenau, ano 3, n. 4, p. 3-13, 1995.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

RIBEIRO, Alessandro Jacques; CURY, Helena Noronha. A Álgebra, seu ensino e sua aprendizagem. In: ______. Álgebra para a formação do professor: explorando os conceitos de função e de equação. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. cap. 1, p. 11-27.

SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre HM, TDIC e IM: fundamentos e aplicações. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Belém, ano 15, p. 117-136, 2020. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239/202>. Acesso em: 27 jan. 2021.

TRINDADE, Daniela Jéssica; NAGASHIMA, Lucila Akiko; ANDRADE, Cíntia Cristiane de. Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 10, p. 17829-17843, 2019. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/3612/3674>. Acesso em: 27 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

LIMA, L. F. M. de; SILVA, W. O. da. Mediação tecnológica no ensino da Matemática: considerações sobre a utilização do software Winplot em atividades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 519–533, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4862. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4862. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

GT02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)